Ensino Fundamental – Vera Cruz

© 2024 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

Ensino Fundamental

Alunos movidos pela curiosidade, conscientes de suas aprendizagens, escolhas e potencialidades.

Venha nos conhecer! Vai ser um prazer conversar com você.

Preencha o formulário de inscrição e marque a sua visita.

Anos iniciais

Perguntar, resolver problemas reais, aprender com prazer

Desde pequenas, as crianças, sempre ativas e curiosas, se perguntam sobre inúmeros aspectos do mundo à sua volta. Na busca por compreendê-lo, ampliam seus saberes, formulam novas perguntas e, assim, em um processo contínuo e singular, aprendem e se constituem. Aprendem a ler, escrever e contar — mas também a entender o próprio corpo, esperar a vez para falar, argumentar com precisão. Desenvolvem repertório de histórias, vivenciam o método científico e entendem, na prática, como se organiza a cidade em que habitam.

O projeto pedagógico dos anos iniciais do Ensino Fundamental está ancorado na investigação por meio da experiência. Para compreenderem algo, as crianças se deparam com situações desenvolvidas pedagogicamente para ajudá-las a se transformar, e ao resolverem problemas reais, constroem uma relação de prazer com o conhecimento e se percebem como parte importante da construção do mundo.

No Vera, escutamos perguntas formuladas pelas crianças e encorajamos as investigações que delas se originam. Como escola de educadores em constante reflexão, estamos sempre procurando entender as hipóteses das nossas crianças, que se articulam com as expectativas de aprendizagem das diferentes áreas do conhecimento, para oferecermos desafios intelectuais que as provoquem e as fortaleçam como estudantes autônomos.

Projetos e construção de conhecimento

No Vera as crianças aprendem a interpretar e significar o que vivem. Interagem com os diferentes pares, investigam, produzem hipóteses, constroem perguntas e suas próprias conclusões. Essas atividades são alternadas com momentos de recolhimento, quando os alunos podem olhar para seu percurso em transformação. O currículo é organizado por projetos que articulam três eixos: cultura da humanidade, cultura da escola e cultura da infância. Ele se constitui na própria trajetória, baseado nas experiências de cada turma.

O ensino de língua inglesa também está presente. O programa, que ao longo da Educação Básica forma alunos bilíngues certificados pela Universidade de Cambridge, é oferecido como parte do currículo regular a partir dos 3 anos. Materiais elaborados pela equipe pedagógica dedicada ao ensino da língua e a integração com o currículo garantem o trabalho com leitura, escrita, fala e compreensão oral. Trabalhamos para que o aprendizado da língua contribua para a formação integral do aluno; na prática, isso significa que este aluno não precisa cursar inglês em escola de línguas e vai construir sua formação bilíngue, desenvolvendo competências na compreensão oral e escrita, na produção oral e produção escrita. Nos anos iniciais do Fundamental, são duas aulas semanais de 65 minutos em pequenos grupos, o que possibilita desafiar a todos os alunos.

Ao final do 9º ano e da 2ª série do Ensino Médio, os alunos fazem exame de certificação de Cambridge, aplicados pelo próprio Vera como Centro autorizado do Cambridge English, departamento da universidade inglesa. Os projetos específicos do inglês e os integrados aos projetos das séries da escola intensificam também as aprendizagens da linguagem acadêmica.

Período integral

No Vera, oferecemos a possiblidade de extensão do período para todos os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As famílias podem escolher se seus filhos permanecerão mais tempo na Escola, por dois ou quatro dias da semana. Essa proposta pedagógica é pautada em valores fundamentais para nosso projeto: cuidado, continuidade e integração das experiências das crianças. Criamos rotinas que possibilitam brincadeiras no espaço externo e ateliês de integração das linguagens, que proporcionam autoconhecimento e percepção do mundo. O almoço é fornecido pela Escola, como parte do nosso Programa de Educação Alimentar. As atividades do Ensino Integral acontecem na Unidade Vila Ipojuca.

Equipe de educadores

As crianças aprendem de variadas formas. Para oferecer as melhores condições de desenvolvimento, é preciso conhecer de perto cada aluno. Nossa equipe de orientadores acompanha a trajetória de cada grupo de crianças, em ciclos de três anos – do G5 ao 2° ano e do 3° ao 5° ano. Além da equipe de orientadores para cada série, o Ensino Fundamental 1 conta com professores polivalentes e especialistas, e assessores para cada área do conhecimento. Por ser uma escola de educadores, o Vera produz material didático constantemente atualizado em editora própria, a Casa Vera Cruz.

A rede de formação composta pela Coordenação pedagógica, a equipe de orientadores e professores troca, estuda, pensa e planeja em conjunto. Esse grupo atua como pesquisadores que garimpam os interesses das crianças e identificam quais são e como elas escolhem seus caminhos de investigação e aprendizagem. O número de horas remuneradas para formação é um dos maiores do Brasil. Como resultado, a maioria dos professores do Fundamental 1 são exclusivos do Vera. Além disso, o Instituto Vera Cruz, faculdade de Pedagogia ligada à Escola, garante acesso direto à pesquisa de ponta e os maiores nomes das ciências da educação no mundo.

Alimentação

A alimentação é uma das áreas que o Vera considera atentamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O cardápio é elaborado cuidadosamente, atendendo a critérios nutricionais. Durante essa refeição, oferecida diariamente a todos as turmas, as crianças são incentivadas a experimentarem novos alimentos, de modo a ampliarem seu paladar.

Espaços múltiplos, infraestrutura para todas as possibilidades pedagógicas

Os alunos do G5 ao 2° ano frequentam a unidade Dona Elisa, o "Verinha". Esse acolhedor espaço adaptado às necessidades da faixa etária possui amplas salas de aula com varandas integradas aos espaços externos, oficina de artes, sala de leitura e uma biblioteca com mais de 4 mil livros. O espaço externo é amplo, arborizado e cheio de possibilidades de convívio: tanques de areia, muro de escalada, pátio coberto, quadra poliesportiva, além de muitos espaços que propiciam a convivência e a realização de aprendizados e brincadeiras em pequenos grupos. A partir do 3° ano os alunos passam a frequentar a unidade Praça Emília Barbosa Lima, que tem amplas salas de aula distribuídas em dois prédios de três andares com elevador. Além delas, há uma biblioteca com mais de 9 mil títulos, dois laboratórios, quadra, ginásio, espaço para ginástica olímpica, sala de música, ateliês de movimento para as aulas de dança e demais atividades físicas, quatro ateliês de arte e um grande ateliê de invenções e tecnologia.

Inscrições e matrículas 2025

As inscrições para 2025 já estão abertas. Acesse o formulário aqui.

Ainda temos muito a contar sobre nosso Ensino Fundamental. Se você quer saber mais, agende uma visita com a equipe de Coordenação e venha nos visitar. Vai ser um prazer conversar com você!

 

Tour 360

Ao resolver problemas reais, os alunos constroem uma relação de prazer com o conhecimento, compreendem o mundo, se colocam nele e se percebem como parte importante de sua construção.

Anos finais

Adolescentes conscientes de suas aprendizagens, escolhas e potencialidades

A transição para o 6° ano marca a entrada em um novo ciclo escolar, que acompanha o início de um novo período da vida. Neste ciclo, a Escola se sintoniza com as transformações que envolvem a passagem da puberdade à adolescência, reconhecendo que cada sujeito vive esse momento de maneira singular, mas também entendendo que há dilemas, processos, questões e vivências que, de alguma maneira, nos atingem a todos nessa idade.

O trabalho de orientação educacional, acompanhando os alunos individualmente, mas também os grupos que se formam entre eles, assume um papel de altíssima relevância. Esse trabalho tem sido uma marca distintiva do Vera e tem permitido que, mesmo estudando em uma escola grande, os alunos se sintam como parte de uma comunidade onde todos se reconhecem e na qual a ética, a empatia e a solidariedade se afirmam como valores praticados no dia a dia.

A mudança de faixa etária não faria com que a Escola desistisse de uma perspectiva de trabalho investigativa. Ao contrário, o desenho do projeto pedagógico do Vera nos anos finais do Ensino Fundamental se orienta no sentido de considerar os adolescentes como sujeitos perguntadores e investigadores, mais do que "respondedores". São as perguntas que se dispõem a fazer e as investigações que, sob a orientação de toda a equipe pedagógica, são capazes de construir, tentando respondê-las, que evidenciam sua mobilização interna para o estudo. Essas perguntas sustentam o vínculo significativo dos alunos com a Escola e com o aprendizado. Portanto, também orientam, em grande medida, o desenho curricular.

A realidade, o mundo, a contemporaneidade são elementos articuladores do currículo. O conhecimento humano elabora conceitos e procedimentos específicos de cada área do conhecimento, mas para que possamos nos aproximar de entender a realidade de maneira problematizada, investigativa, quanto mais integradamente concebermos e praticarmos o conhecimento escolar, também mais significativamente os alunos se relacionarão com os estudos, com a escola, e com o mundo de maneira geral.

"Tomar os adolescentes como sujeitos" significa concebê-los como sujeitos de suas aprendizagens da mesma maneira como os compreendemos como sujeitos-cidadãos, ou seja, os processos que nos levam a uma melhor compreensão do que acontece no mundo não estão descolados da construção de propostas de intervenção sobre esse mesmo mundo. Isto não tem a ver apenas com o estudo dos conteúdos escolares, mas também com uma determinada forma de estar no mundo, o que se relaciona a uma forma de estar na escola: participativa, propositiva, inclusiva.

Aprendizagem significativa e conhecimento integrado

Nesta fase de grandes transformações é importante acompanhar o gradual desenvolvimento dos alunos, e, portanto, aqui no Vera, organizamos os anos finais do Ensino Fundamental em dois grandes momentos: o 6° e o 7°, e o 8° e o 9°. Os alunos se deparam com um conjunto de disciplinas, organizadas em áreas do conhecimento. Além de Educação Física e Artes, ministradas por professores especialistas, no 6° e no 7° anos eles estudam Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza com professores polivalentes, que se dedicam exclusivamente a suas turmas e acompanham minuciosamente os diversos processos de aprendizagem. No 8° e no 9°, também essas áreas ficam a cargo de professores especialistas.

A perspectiva interdisciplinar e os trabalhos levados a cabo graças à integração das diversas áreas que compõem o currículo são aspectos centrais do projeto pedagógico do Vera, que se manifesta sobretudo nos Projetos de Série, em geral atrelados aos trabalhos de Estudo do Meio. Neles, os alunos formulam perguntas de investigação e empreendem pesquisas de campo, que sempre resultam em alguma produção de natureza complexa.

Por mais que a tecnologia se faça presente no trabalho com todas as áreas de conhecimento, é no Ateliê de Invenções que ela ganha mais vida. Integrado ao currículo das demais áreas, este é um trabalho que aposta na aprendizagem da criatividade, na busca de soluções para problemas reais, e na inventividade.

Algumas das mudanças que os alunos experimentarão dos 10 aos 14 anos acontecem nos seus corpos. Todo o trabalho prévio de corpo e movimento desenvolvido na Escola assume um papel de enorme relevo. Em continuidade, desde o 6° ano, eles têm aulas de Educação Física, mas também de Dança, como expressão de seus corpos em mutação. A Escola também participa de competições esportivas e, para isso, tem seu Centro de Treinamento; a partir desse ciclo, os alunos que se destacam nas modalidades de esportes coletivos são convidados a integrar os times da Escola, representando-a em torneios interescolas.

O ensino de língua inglesa também está presente. O programa, que ao longo da Educação Básica forma alunos bilíngues, é oferecido como parte do currículo regular a partir dos 3 anos. Materiais elaborados pela equipe pedagógica dedicada ao ensino da língua e turmas organizadas de acordo com a proficiência no idioma garantem o trabalho com leitura, escrita, fala e compreensão oral. Trabalhamos para que o aprendizado da língua contribua para a formação integral do aluno; na prática, isso significa que este aluno não precisa cursar inglês em escola de línguas e vai construir sua formação bilíngue, desenvolvendo competências na compreensão oral e escrita, na produção oral e produção escrita. Nos anos finais do Fundamental, os projetos específicos do inglês e os integrados aos projetos das séries da escola intensificam também as aprendizagens da linguagem acadêmica. A carga horária é outro diferencial: são duas aulas semanais de 80 minutos, com divisão por níveis de proficiência, o que possibilita desafiar a todos os alunos.

Ao final do 9º ano e da 2ª série do Ensino Médio, os alunos fazem exame de certificação de Cambridge, aplicados pelo próprio Vera como Centro autorizado do Cambridge English, departamento da universidade inglesa.

Equipe de educadores

Na estrutura pedagógica do Vera, uma das mais completas e renomadas do Brasil, os docentes têm o apoio de professores auxiliares, da Coordenação e de orientadores em cada série. A maioria dos professores especialistas são exclusivos da Escola, algo raro entre instituições para este segmento do Ensino Fundamental. O ensino nas áreas do conhecimento é atualizado e acompanhado por coordenadores de área e consultores de referência na formação de professores e na produção de material didático.

A carga horária de formação dos educadores é extremamente relevante para o fortalecimento do corpo docente. A atualização é contínua: com o apoio do Instituto Vera Cruz, a equipe tem contato com pesquisas pedagógicas de ponta e concebe caminhos para concretizá-las no currículo de cada etapa.

Espaços múltiplos e infraestrutura

Conhecida carinhosamente como "Verão", a unidade Praça Emília Barbosa Lima, que abriga o Ensino Fundamental, tem amplas salas de aula distribuídas em dois prédios de três andares com elevador. Além delas, há uma biblioteca com mais de 9 mil títulos, dois laboratórios, quadra, ginásio, espaço para ginástica olímpica, sala de música, ateliês de movimento para as aulas de dança e demais atividades físicas, quatro ateliês de arte e um grande ateliê de invenções e tecnologia.

Atividades optativas

Os alunos podem escolher atividades optativas de enriquecimento curricular, no período da tarde. A rotina e os horários são coordenados com as aulas curriculares de inglês, incluindo a possibilidade de almoço no refeitório da escola. Saiba mais confira a programação neste link.

Inscrições e matrículas 2025

As inscrições para 2025 já estão abertas. Acesse o formulário aqui.

Ainda temos muito a contar sobre nosso Ensino Fundamental. Se você quer saber mais, agende uma visita com a equipe de Coordenação e venha nos visitar. Vai ser um prazer conversar com você!

 

Tour 360

Vídeos

  • Livro Histórias de Vida e o Vera

    • Educação Infantil
    • Ensino Fudamental
    • Ensino Médio
    • Escola
    • Inglês
    • Instituto Vera
  • Revista Zum-Zum | Número 4

    • Educação Infantil
    • Ensino Fudamental
    • Ensino Médio
    • Escola
    • Inglês
    • Instituto Vera
  • Revista Zum-Zum | Número 3

    • Educação Infantil
    • Ensino Fudamental
    • Ensino Médio
    • Escola
    • Inglês
    • Instituto Vera
  • Revista Zum-Zum | Número 2

    • Educação Infantil
    • Ensino Fudamental
    • Ensino Médio
    • Escola
    • Inglês
    • Instituto Vera
  • Revista Zum-Zum | Número 1

    • Educação Infantil
    • Ensino Fudamental
    • Ensino Médio
    • Escola
    • Inglês
    • Instituto Vera
  • Como os alunos da Escola Vera Cruz se relacionam com as mídias?

    Nesta publicação, a professora doutora Flora Perelman analisa os resultados de uma pesquisa com nossos alunos, desde o 4ºano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. São várias perguntas que buscam investigar como eles compreendem o processo de construção de notícias e mapear as fontes de informação utilizadas.
    • Ensino Fudamental
    • Ensino Médio
    • Escola
  • Olhar para dentro, olhar para fora

    O maravilhamento que surge das relações com o mundo e com o outro, durante os processos de investigação, é único e surpreendente. Ele revela aprendizagens inventivas que permearam a Exposição-Ateliê do G1, G2, G3 e G4 em 2019. Os trabalhos podem ser conferidos neste catálogo.
    • Educação Infantil
    • Escola
  • Quando a casa do outro é dentro da minha

    Este livro organiza um recorte de alguns encontros virtuais do Ateliê de Corpo e Música do G3, em 2020, em que as crianças vivenciaram a criação de narrativas, em relação com as diferentes linguagens, como desenho, pintura, oral, dramática, digital, sonora e por meio da construção.
    • Educação Infantil
    • Escola
  • Memórias

    Editado em junho de 2020, este caderno traz memórias dos encontros presenciais do G3 e faz uma costura entre o que as crianças experimentaram na Escola, antes do início da quarentena, e em casa, nas atividades remotas, a fim de tornar palpáveis os afetos, valores e as aprendizagens presentes no momento de distanciamento social.
    • Educação Infantil
    • Escola
  • Aperitivo de cronos

    Em 2020, os alunos da 2ª série do Ensino Médio produziram, em uma sequência didática vivida durante a quarentena, os contos deste livro. Novos modos de subjetivação, novas formas de narrar, novo tempo que —esperamos — este livro pode inaugurar.
    • Ensino Médio
    • Escola
  • Adolescentes e Adultos na Contemporaneidade

    Em 2019, concebemos esse ciclo de palestras para fomentar o diálogo em torno de temas como crescimento e sofrimento psíquico, sexualidade, gênero, drogas, dentre outros, com participação dos psicanalistas Christian Dunker e Lurdinha Zemel, do psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira e dos pesquisadores Claudia Vianna e Paulo Carrano. Essa publicação reúne a transcrição das palestras.
    • Ensino Fudamental
    • Ensino Médio
    • Escola
    • Instituto Vera
  • XIV Fórum de Debates

    Em 2018, ano eleitoral marcado pela forte polarização da sociedade, o Fórum de Debates teve como tema “Política para quem? Política paraquê?”. Esta publicação reúne as importantes discussões que alunos e professores do Ensino Médio promoveram naquele dia.
    • Ensino Médio
    • Escola
  • Unidade Dona Elisa

  • Unidade Praça Emília

  • Unidade Vila Ipojuca

  • Unidade Dona Elisa

    Educação Infantil (G5) e Ensino Fundamental (1º e 2º anos)

    secretaria.ef1@veracruz.edu.br
    Tel.: 11 3021 2050

     

    Horário de funcionamento: 
    Período da manhã: das 8h00 às 12h30
    (alunos do Ensino Integral: das 8h00 às 17h15, duas ou quatro vezes por semana)
    Período da tarde: das 13h15 às 17h45
    (alunos do Ensino Integral: das 8h30 às 17h45, duas ou quatro vezes por semana)

    Tour 360

    Rua Dona Elisa de Moraes Mendes, 784
    Alto de Pinheiros – 05449-001

  • Unidade
    Praça Emília

    Ensino Fundamental (3º a 9º ano)

    atendimento.ef@veracruz.edu.br
    Tel.: 11 3024-5311

     

    Horário de funcionamento: 
    3º ao 5º ano: das 13h00 às 18h00
    (alunos do Ensino Integral: das 8h30 às 18h00, duas ou quatro vezes por semana)
    6º ao 9º ano: das 7h40 às 12h30
    (mais duas tardes, totalizando 150 minutos)
     
    Tour 360

    Praça Profa. Emília Barbosa Lima, 51
    Alto de Pinheiros – 05448-070

  • Unidade Vila Ipojuca

    do G3 ao 5º ano do Ensino Fundamental

    integral@veracruz.edu.br
    Tel.: 11 3024 5312

    Tour 360

    Rua Votupoca, 236

    Vila Ipojuca – 05055-000

     

Venha nos conhecer! Vai ser um prazer conversar com você.

Preencha o formulário de inscrição e marque a sua visita.

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece