Edição 3

Sumário

Opinião

Editorial

Muito mais que 20 anos: lei 10.639 traz luta secular contra a discriminação racial

Entrevista

“O currículo está atravessado pelo colonialismo, mas é possível reinventá-lo”

Reportagens

“Mudou a cara da universidade”: a Lei de Cotas, dez anos depois

No extremo leste de São Paulo, o antirracismo começa pela formação de professores

As novidades do 3º ano do projeto de educação antirracista

Práticas Pedagógicas

Pelos traços de uma África plural

Do ‘semba’ ao samba: uma descoberta sobre as raízes do Carnaval

De parede aos cabelos, na verdade, nada é liso!

Na tinta dos alunos, um aprendizado sobre representatividade

Conhece a Makota? E o Makota? Nossos funcionários explicam

Ao olhar para o outro, a turma enxergou o próprio preconceito

Em ‘Torto Arado’, alunos descobrem o Brasil profundo da escravidão

Racismo e preconceito: o que mudou desde Nina Simone?

Roteiro

Pra ir, ler e ver

Pra ir, ler e ver – 4º ano

Expediente

Expediente

Sumário

Edição 3

Cadastre-se para receber as novidades da Zum-Zum

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você está por dentro das novidades da Zum-Zum

Luiz Lira

Luiz Lira morou em Pernambuco e lá iniciou o desenho. Ao vir para São Paulo, começou a fazer gravuras ainda criança, quando entrou no Instituto Acaia. Seus estudos tiveram relação com a capoeira, o desenho e a cerâmica; essas três vertentes estruturam o seu fazer artístico hoje. Posteriormente, ingressou no Instituto Criar e fez formação em Cinema. A partir daí, dedicou-se aos estudos para vestibulares em universidades, assim participou do Acaia Sagarana. Lira ingressou na Unicamp e atualmente cursa Artes Visuais.  A experiência universitária faz com que se aproxime de outros grupos de gravuras, como Ateliê Piratininga e Xilomóvel. Também tem contato com Ernesto Bonato, que é um grande artista e pessoa. Trabalha em ateliês compartilhados em Campinas (SP) e suas produções são semeadas em diversos espaços.