Somos o Vera - Vera Cruz

© 2023 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

O Vera
Cruz

Somos o Vera

Se você está aqui é porque se envolve de verdade com a educação. Assim como nós, você acompanha de perto os desafios na jornada de aprendizado de crianças e jovens. Deseja que eles encontrem seu lugar no mundo e que possam contribuir positivamente para a sociedade. É isso o que construímos, dia após dia, na Escola Vera Cruz.

Somos uma escola de Educação Básica e um instituto de Ensino Superior, voltado à formação de educadores. Juntas, essas duas instituições trabalham para aprimorar nossas concepções de educação e práticas pedagógicas, que são referências para escolas em todo o Brasil.

Nenhuma escola investe tanto em seu corpo docente quanto o Vera. Contamos com muitas horas de formação e assessoria com especialistas e temos contato direto com pesquisadores internacionais, coordenadores e orientadores renomados e experientes. A partir dessa base, construímos um currículo integrado e complexo, que está em constante atualização, inter-relacionamos as diversas áreas do conhecimento e, com rigor conceitual, conectamos a aprendizagem a questões socialmente vivas. Além disso, o aprendizado da língua inglesa está presente em todos os segmentos da nossa Escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, formando alunos bilíngues.

Isso se traduz em uma proposta pedagógica consistente, rigorosa e em contínua revisão. A estrutura da Escola possibilita conhecermos cada aluno e aluna, seus projetos de futuro e construirmos, juntos, a melhor forma de chegarmos lá. Os alunos do Vera são estudantes conscientes, responsáveis e atuantes na construção do próprio saber. Eles partem do conhecimento conquistado e se abrem a uma criação participativa. Nesse processo, constituem seus valores humanos e se desenvolvem de maneira integral, dentro de suas características individuais.

O Vera dispõe de uma editora apta a produzir materiais didáticos exclusivos, bibliotecas com um acervo de 54 mil títulos e ambientes para o aprendizado das múltiplas linguagens – da escrita à multimídia, do esporte à nanotecnologia, da música à notação científica. E tem uma infraestrutura completa, concebida a partir das especificidades de cada faixa etária, em constante renovação: nossa mais nova Unidade, localizada na Vila Ipojuca, é um oásis urbano para aulas ao ar livre.

Diversidade. Democracia. Pluralidade. No Vera, a prática desses valores constitui uma comunidade escolar com profundo sentido de pertencimento. É assim que construímos uma comunidade que vive o que acredita e forma pessoas com coragem para executar as transformações que desejam ver no mundo.

Que bom que você chegou até aqui.

Bem-vinda, bem-vindo!

Breve histórico

A Escola Vera Cruz iniciou seu projeto educacional em 1963, com o compromisso de criar uma prática pedagógica laica, democrática, para que meninos e meninas tivessem acesso à educação pré-escolar e primária. Durante as décadas seguintes, o Vera cresceu e tornou-se modelo para outras instituições de ensino, públicas e privadas. Em 1972, iniciou a formação do ginásio e, em 1996, do colegial. Com isso, estava completa a sequência da Educação Básica. A experiência acumulada nas ações de reflexão sobre prática e formação continuada de seus profissionais deu origem ao Cevec (Centro de Estudos Vera Cruz), ao núcleo de Assessoria a outras instituições, e em 2006, ao Instituto Vera Cruz – unidade de Ensino Superior voltada para a formação do profissional de educação nos níveis de graduação e pós-graduação.

Desde 1976, todas as atividades do Vera são mantidas pela Associação Universitária Interamericana, entidade de utilidade pública sem fins lucrativos.

O Vera tem na sua origem a ousadia e o sentido de responsabilidade social, com a criação de um projeto educacional inovador, inaugurado inicialmente por Yolanda Vidigal Meyer, Eny Lotufo Soares e Lília Mercadante Prado Garcia, que em seguida associaram-se a Branca Mincarelli Albernaz, Cida Sampaio Dória, Maria Amélia Pereira e Glicínia Maria Fonseca Rodrigues. A evolução do projeto, sustentado pelos princípios e valores que marcaram sua origem, ganha ainda mais força com a integração de novos associados ao grupo de fundadores: Lucília Bechara Sanchez, Maria Stella Galli Mercadante, Cynira Stocco Fausto, Sônia Maria Sawaya Botelho Bracher, Sônia Pinto de Moraes Bustamante e Heitor Fecarotta.

  • 1963

    Criação da Escola, com menos de 100 alunos de jardim e pré-escola, numa casa em frente à Igreja N. S. do Perpétuo Socorro (Foto), em Pinheiros. Caracteriza-se como escola laica e mista e com foco numa aprendizagem significativa para seus alunos.

  • 1964

    Início do 1º ano do primário.

  • 1965

    Início do 2º ano do primário. Mudança para a Rua Alves Guimarães.

  • 1966

    Início do 3º ano do primário. Mudança para a Rua Frei Caneca.

  • 1967

    Início do 4º ano do primário.

  • 1971

    Mudança para a Avenida Brasil, onde foram criados o ginásio e o maternal.

  • 1973

    Mudança para o atual endereço do chamado Verão, na Praça Professora Emília Barbosa Lima, onde teve início a 5a série.

    Criação do Inglês Vera Cruz, aberto também a alunos de outras escolas.

  • 1974

    Início das turmas de 6a série.

  • 1975

    Início das turmas de 7a série.

    Organização das séries em ciclos: nível 1 (maternal à 1a série), nível 2 (2a à 4a série) e nível 3 (5a à 8a série).

    A Educação Infantil instala-se numa casa na Rua Guilherme Moura, próxima à unidade da Praça Emília.

  • 1978

    O nível 1 muda-se para uma sede própria, que passa a ser conhecida como Verinha, na Rua Dona Elisa de Moraes Mendes.

  • 1979

    O Inglês Vera Cruz ganha espaço próprio, na Praça Professora Emília Barbosa Lima, vizinho à unidade do Ensino Fundamental.

  • 1984

    A Escola Vera Cruz é procurada por uma escola municipal interessada em conhecer o trabalho com professores polivalentes na 5ª e 6ª série. É o embrião do núcleo que presta assessoria a outras instituições educacionais até hoje.

  • 1989

    A Assessoria Vera Cruz é formalmente constituída como um novo núcleo de trabalho, destinado a compor parcerias de formação com outras instituições de ensino, públicas e privadas.

    O Inglês Vera Cruz torna-se um centro credenciado para aplicação dos exames da Universidade de Oxford.

  • 1992

    O Inglês Vera Cruz muda-se para a Rua Nazaré Paulista, com ampliação das instalações, aumento do número de classes e instalação do Learning Center.

  • 1996

    Criação do Ensino Médio, em sede própria, na Rua Baumann, Vila Leopoldina.

  • 2002

    O Inglês Vera Cruz torna-se um centro credenciado para aplicação de exames da Universidade de Cambridge.

  • 2004

    Início das atividades do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, voltado à formação de educadores com certificação nos níveis de graduação, pós graduação e educação continuada, com sede na Rua Baumann.

  • 2008

    Implantação de uma nova unidade de Educação Infantil, na Rua Alvilândia, que permitiu a ampliação do atendimento às crianças com 1 e 2 anos de idade.

  • 2013

    Comemoração dos 50 anos da Escola e lançamento do projeto Vila Ipojuca de educação em tempo integral, com sede na Rua Votupoca.

  • 2018

    Início do uso da Plataforma Educacional (Office 365) em toda a Escola e Instituto.

  • 2020

    Durante a pandemia pela covid-19, Escola e Instituto passam a ter aulas exclusivamente remotas entre os meses de março e junho.

  • 2021

    Inauguração da Unidade Vila Ipojuca, nossa ‘escola ao ar livre’, incorporação do ensino de inglês ao currículo regular a partir do G5, chegada dos primeiros alunos do Projeto Travessias.


Equipe de gestão

  • Heitor Fecarotta

    Diretor geral

    Heitor Fecarotta

    Diretor geral

    Psicólogo formado pela PUC-SP, onde deu aulas de Psicologia Geral e Metodologia Científica. Em 1980, assumiu a Coordenação do projeto de Educação Infantil do Vera. Desde então, Heitor compõe a equipe dirigente da Escola. Em 2013, tornou-se Diretor Geral do Vera, com a missão de promover a sucessão da diretoria e a revitalização de seu projeto institucional.

  • Marcelo Chulam

    Diretor de gestão

    Marcelo Chulam

    Diretor de gestão

    Ex-aluno do Vera e graduado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Tem vasta experiência na área financeira e de planejamento estratégico em empresas multinacionais e de consultoria. Marcelo começou a trabalhar conosco em 2005, coordenando áreas administrativas, e desde 2013 é Diretor de Gestão.

  • Regina Scarpa

    Diretora pedagógica

    Regina Scarpa

    Diretora pedagógica

    Graduada em Psicologia, mestre e doutora na área de Educação, já foi professora, coordenadora e assessora pedagógica em escolas públicas e particulares. Contribui em iniciativas variadas de formação de professores em secretarias municipais e projetos sociais. Em sua trajetória, destacam-se os projetos do Instituto Avisa Lá, o Programa Escola Que Vale (Cedac) e o projeto de formação de formadores do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Regina assumiu a Direção Pedagógica da Escola e do Instituto Vera Cruz em 2015. 

  • Fabiana Meirelles

    Coordenadora da Educação Infantil (G1 a G4)

    Fabiana Meirelles

    Coordenadora da Educação Infantil (G1 a G4)

    Formou-se professora pelo Instituto Vera Cruz, psicóloga pela PUC-SP, especialista na Abordagem de Reggio Emilia e em Educação Infantil pelo Instituto Singularidades. Fabiana é uma estudiosa da relação entre psicanálise e educação e pesquisadora dos direitos e da cultura da infância. Já deu assessoria e consultoria a instituições educacionais públicas e privadas e faz parte da nossa equipe desde 1997.

  • Juliana de Paula Costa

    Coordenadora do Ensino Fundamental nível 1 (G5, 1º e 2º ano)

    Juliana de Paula Costa

    Coordenadora do Ensino Fundamental nível 1 (G5, 1º e 2º ano)

    Pedagoga formada pelo Instituto Singularidades, com especialização em psicologia e relações raciais pelo Instituto Amma Psique e Negritude e mestranda em Educação pela USP. Juliana foi professora de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de assessora e consultora de várias instituições, dentre elas, desde 2020, o Vera, onde, em 2023, assumiu a coordenação dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Integrante-fundadora da Liga Interescolas pela Equidade Racial, também atua como articuladora na parceria com a Associação Ação Educativa.

  • Clélia Cortez

    Coordenadora do Vera Integral

    Clélia Cortez

    Coordenadora do Vera Integral

    Pedagoga formada pela PUC-SP, especialista em Educação Infantil pela USP e  especialista na Abordagem de Reggio Emilia pelo Instituto Singularidades. Clélia coordenou a creche/ pré-escola central da USP, o Programa Educação Infantil do Instituto Avisa Lá e outros projetos relacionados à formação de profissionais de Educação Infantil da rede pública. Clélia trabalha conosco como orientadora educacional da Educação Infantil desde 2008 e atualmente coordena a nova unidade na Vila Ipojuca.

  • Débora Rana

    Coordenadora do Ensino Fundamental nível 2 (3º a 5º ano)

    Débora Rana

    Coordenadora do Ensino Fundamental nível 2 (3º a 5º ano)

    Psicóloga e mestre em Educação e Currículo pela PUC-SP, Débora tem experiência ampla na elaboração, execução, avaliação e monitoramento de programas de formação de professores e coordenadores pedagógicos, com ênfase em alfabetização. Foi assessora do Instituto Chapada de Educação, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá e coordenadora pedagógica das escolas da Somos Educação. Faz parte da nossa equipe desde 2019.

  • Daniel Helene

    Coordenador do Ensino Fundamental nível 3 (6º a 9º ano)

    Daniel Helene

    Coordenador do Ensino Fundamental nível 3 (6º a 9º ano)

    Doutor em História Social pela USP, Daniel trabalhou na Escola da Vila entre 2000 e 2009. Recebeu, em 2004, o Prêmio Professor Nota 10, da Fundação Victor Civita. Foi coordenador na formação de mediadores de leitura em comunidades rurais da Amazônia e integrou o corpo docente do Instituto Acaia. Hoje, atua como formador de professores e gestores em escolas públicas e privadas, coordena equipes de formação e trabalha conosco desde 2018. 

  • Ana Bergamin

    Coordenadora do Ensino Médio

    Ana Bergamin

    Coordenadora do Ensino Médio

    Ana foi nossa aluna e se formou em História pela USP (bacharelado e licenciatura). Atuou como professora especialista de História por 20 anos. Escreveu livros didáticos e paradidáticos, além da obra Interações: raízes históricas brasileiras, dirigida a professores. Começou a trabalhar no Vera em 1991 e, cinco anos depois, integrou o grupo de professores fundadores do Ensino Médio, que coordena desde 2013.

  • Rita Botter

    Coordenadora do Inglês Vera Cruz

    Rita Botter

    Coordenadora do Inglês Vera Cruz

    Rita fez bacharelado e licenciatura em Língua e Literatura Inglesas pela PUC-SP e o Teacher’s Development and Language Course, da Swan School of English, em Oxford. Em 1987, entrou para nossa equipe como orientadora pedagógica de Inglês. Em 2001, tornou-se assistente de Coordenação, contribuindo para a construção de novas propostas de formação da equipe pedagógica e na atualização do curso. Em 2011, assumiu a Coordenação do Inglês Vera Cruz, na gestão administrativa e pedagógica da Unidade.

  • Andréa Luize

    Coordenadora do Instituto Vera Cruz

    Andréa Luize

    Coordenadora do Instituto Vera Cruz

    Pedagoga e mestre em Educação e Linguagem pela Faculdade de Educação da USP. Atua em assessorias, consultorias e projetos de formação continuada com foco na Educação Infantil, na alfabetização inicial e na didática do ensino da língua. Aqui no Vera desde 2015, Andréa é docente do curso de Pedagogia do Instituto, além de ser sua coordenadora pedagógica.

  • Unidade Vila Ipojuca

  • Unidade Alvilândia

  • Unidade Dona Elisa

  • Unidade Praça Emília

  • Unidade Baumann

  • Unidade Vila Ipojuca

    do G3 ao 5º ano do Ensino Fundamental

    integral@veracruz.edu.br
    Tel.: 11 3024 5312

    Rua Votupoca, 236

    Vila Ipojuca – 05055-000

     

  • Unidade Alvilândia

    Educação Infantil (G1, G2, G3, G4)

    secretaria.ei@veracruz.edu.br
    Tel.: 11 3022 3021

     

    Horário de funcionamento: 
    Período da manhã: das 8h00 às 12h30
    (alunos do Ensino Integral: das 8h00 às 17h15, duas ou quatro vezes por semana)
    Período da tarde: das 13h15 às 17h45
    (alunos do Ensino Integral: das 8h30 às 17h45, duas ou quatro vezes por semana)

    Rua Alvilândia, 81
    Alto de Pinheiros – 05449-070

  • Unidade Dona Elisa

    Educação Infantil (G5) e Ensino Fundamental (1º e 2º anos)

    secretaria.ef1@veracruz.edu.br
    Tel.: 11 3021 2050

     

    Horário de funcionamento: 
    Período da manhã: das 8h00 às 12h30
    (alunos do Ensino Integral: das 8h00 às 17h15, duas ou quatro vezes por semana)
    Período da tarde: das 13h15 às 17h45
    (alunos do Ensino Integral: das 8h30 às 17h45, duas ou quatro vezes por semana)

    Rua Dona Elisa de Moraes Mendes, 784
    Alto de Pinheiros – 05449-001

  • Unidade
    Praça Emília

    Ensino Fundamental (3º a 9º ano)

    atendimento.ef@veracruz.edu.br
    Tel.: 11 3024-5311

     

    Horário de funcionamento: 
    3º ao 5º ano: das 13h00 às 18h00
    (alunos do Ensino Integral: das 8h30 às 18h00, duas ou quatro vezes por semana)
    6º ao 9º ano: das 7h40 às 12h30
    (mais duas tardes, totalizando 150 minutos)

     

    Praça Profa. Emília Barbosa Lima, 51
    Alto de Pinheiros – 05448-070

  • Unidade Baumann

    Ensino Médio

    secretaria.em@veracruz.edu.br
    atendimento.emedio@veracruz.edu.br

    Tel.: 11 3838 5990

    Horário de funcionamento:  das 07h00 às 17h00.

    Horário das aulas: das 07h15 às 13h15 com período integral às segundas e quartas-feiras.

    Tour 360

    Rua Baumann, 73
    Vila Leopoldina – 05318-000

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece