© 2021 Vera Cruz
Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

  • Literatura para Crianças e Jovens

Literatura para Crianças e Jovens

Objetivo

Criar um espaço de interlocução reflexiva sobre a relação cada vez mais complexa das crianças e dos jovens com a leitura literária, oferecendo aos sujeitos atuantes nesse processo a oportunidade de discutir aspectos relevantes da formação leitora, sob três principais perspectivas: a teoria literária, as pesquisas sobre mediação de leitura e a crítica especializada.

Público-alvo

Professores, coordenadores pedagógicos, mediadores de leitura, bibliotecários, contadores de histórias, profissionais do mercado editorial e interessados em geral.

Pré-requisitos

Formação superior e aprovação no processo seletivo.

Duração

4 semestres

Carga horária

360 horas

Modalidade

Presencial

Dias e horários

Aulas aos sábados, com periodicidade quinzenal (com eventuais encontros em sábados consecutivos), das 9h00 às 18h00.

Mensalidade

R$ 1.080,00

Profissionais da rede pública podem se candidatar a desconto de 25% no valor da mensalidade.

O pagamento do curso é dividido em 24 parcelas de mensalidade.

Eventos

Assista a eventos promovidos pelo curso (aqui).

 

Processo seletivo

Quer fazer parte das turmas de 2022?

Disciplinas

As ementas completas das disciplinas serão oferecidas aos alunos matriculados no curso. A seguir, uma breve relação dos temas e conteúdos tratados em cada uma delas.
  • A crítica literária e os livros para crianças e jovens

    . Análises críticas de livros para crianças e jovens: como são construídas

    . Critérios de avaliação de obras literárias

    . Estratégias de comparação no estabelecimento de um ponto de vista crítico

    . Tensões entre crítica e mercado editorial

  • As relações entre texto, imagem e materialidades no livro para crianças

    . O papel histórico das imagens no livro infantil

    . As ilustrações em distintos gêneros literários

    . O livro-imagem e o livro-álbum hoje: concepções e mediações

    . A imagem nos livros informativos

  • Das narrativas clássicas aos contos contemporâneos

    . Mitos, contos clássicos e contos de fadas

    . Tradição e ruptura

    . Narratividade

    . Literatura e transgressão

    . Conto e a leitura na contemporaneidade

  • Didática do Ensino Superior

    . Concepção construtivista de docência

    . A Didática como disciplina articuladora

    . Características e desafios do Ensino Superior

    . A multidimensionalidade do processo de ensino e aprendizagem

  • História do livro e da literatura para crianças e jovens no Brasil

    . Origens da literatura infantil e juvenil

    . Literatura e concepção de infância

    . O utilitário e o poético na literatura infantil e juvenil

    . A constituição do autor de livro infantil

    . Perspectivas da produção literária contemporânea destinada a esse público

  • Introdução aos estudos literários 

    . Literatura e desdobramentos conceituais (cultura, gênero, leitor, autor, narrador, crítico)

    . Literatura e sociedade

    . Especificidades do literário, representação e representações

    . Correntes críticas

  • Metodologia de pesquisa 

    . Ciência, pesquisa e pós-graduação

    . Pesquisas empíricas e teóricas

    . Métodos de pesquisa qualitativa

    . Diretrizes para elaboração de uma monografia científica

  • Poesia: a infância da linguagem 

    . Relações entre poesia e infância

    . A linguagem poética e seus atributos

    . A construção do poema: seleção e combinação

    . Formas poéticas verbais e não verbais

    . Panorama crítico das publicações de poesia destinadas a crianças e jovens

  • Políticas públicas de promoção da leitura para crianças e jovens 

    . Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca no Brasil: histórico e atualidade

    . Panorama das políticas públicas de leitura em alguns países da América Latina e Europa

    . Das políticas públicas à formação do leitor: desafios e contribuições

  • Práticas de leitura literária na escola  

    . A construção de uma comunidade de leitores de literatura na escola

    . Organização de espaços de leitura

    . As diferentes modalidades organizativas para promover o encontro das crianças com o literário

    . Comportamentos leitores, propósitos e expectativas de leitura

    . As práticas de ler e contar histórias: especificidades

    . Os critérios de seleção de livros e as conversas apreciativas

    . Diferentes modalidades de leitura na escola: leitura pelo professor, leitura compartilhada, leitura pelo aluno, sessões simultâneas de leitura

  • A mediação da leitura em bibliotecas 

    . Reconceitualização, modernização e contemporaneidade das bibliotecas

    . Diferentes espaços de acesso aos livros – bibliotecas escolares, comunitárias, públicas e particulares

    . A biblioteca como espaço privilegiado para formação de leitores

    . O profissional da biblioteca e a mediação da leitura

  • Processos editoriais contemporâneos para o livro ilustrado: ficção e não ficção 

    . Como diferentes visões sobre literatura e infância balizam escolhas editoriais

    . Apresentação de processos editoriais para o livro ilustrado em seus mais variados formatos

    . Estudos de caso para abordar aspectos doo universo da publicação para crianças e jovens

Corpo docente

  • Cristiane Tavares

    Coordenadora e professora

  • Amanda Leal de Oliveira

    Professora

  • Ana Paula Campos

    Professora

  • Bel Santos Mayer

    Professora

  • Carlos Pires

    Professor

  • Denise Guilherme

    Professora

  • Érica de Faria Dutra

    Professora

  • Geruza Zelnys

    Professora

  • Isabel Lopes Coelho

    Professora

  • Lenice Bueno

    Professora

  • Paula Stella

    Professora

  • Ricardo Queiroz

    Professor

  • Sandra Medrano

    Professora

  • Gabriela Romeu

    Professora convidada

  • Magno Rodrigues Faria

    Professor convidado

  • Mell Brites

    Professora convidada

  • Odilon Moraes

    Professor convidado

  • Raquel Matsushita

    Professora convidada

  • Renato Moriconi

    Professor convidado

Depoimentos

Tudo o que buscava eu encontrei no curso Literatura para Crianças e Jovens. Além de professores bem preparados, um espaço físico delicioso, uma coordenação disponível e antenada, encontrei uma janela transformadora. Consegui o aprofundamento teórico que tanto queria e algo além: a pós ampliou meu olhar para dentro e para fora, me tornou uma pessoa melhor, mais engajada no mundo em que eu vivo.

Isabella Zappa, professora, mestre em Educação e consultora literária

 

Leia outros depoimentos aqui.

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece