Neide Almeida 1 de junho de 2022
Escritora, poeta, educadora e gestora cultural. Socióloga, mestre em Linguística Aplicada e Especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Atua como docente, pesquisadora independente e consultora na área de leitura, literatura, direitos humanos e relações étnico-raciais. Autora de diversos materiais de referência na área de leitura e de literatura.
Atualmente, pela Fio.de.Contas Produções Culturais, promove ações e eventos, entre eles o Projeto “Literatura à flor da pele”. Coordena a Coleção Insurgências, Editora Jandaíra, é colaboradora da Revista Emília. De 2019 a março de 2022 esteve na Secretaria Executiva da Rede LEQT- Leitura e Escrita de Qualidade para Todos. De 2013 a julho de 2019 coordenou o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, onde implementou e coordenou diversas ações, projetos e programas destinados a diferentes públicos, entre eles: crianças, educadores, pessoas com deficiência, idosos e pessoas em situação de restrição de liberdade.
Publicou, em 2018, o livro “Nós: 20 poemas e uma Oferenda”, pela Ciclo Contínuo Editorial; em 2017, a zine “Nambuê", pela MoriZines. Tem publicado poemas e crônicas em revistas, como a Philos, a Gueto e a Kalango. Participa também de antologias, entre elas “Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco”, organizado pelo Mulherio das Letras e publicado pela Quintal Edições(2018) e “Nossos poemas conjuram e gritam”, organizada por Lubi Prates, pela Editora Quelônio (2019).