Literatura para Crianças e Jovens – Vera Cruz

© 2024 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

  • Literatura para Crianças e Jovens

Literatura para Crianças e Jovens EAD

Descontos de 15% e 25%*
*confira os critérios para distribuição das bolsas

Objetivo

A experiência de alteridade que a leitura literária pode proporcionar é fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática, não apenas no que diz respeito ao acesso aos livros, à arte e à informação, mas principalmente no que se refere a um posicionamento reflexivo diante do que se . Por isso, torna-se cada vez mais necessária e urgente a abertura de espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diferentes contextos sociais. A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão conjunta ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada. Para isso, serão incorporadas à discussão, questões relevantes, como as concepções de infância, a história da literatura produzida para crianças e jovens no Brasil, considerando a diversidade de autores(as) e as políticas públicas de promoção da leitura. Os recursos digitais serão usados para favorecer a interação entre os participantes e como forma prioritária comunicar, ao público externo, a produção de conhecimento decorrente do curso. 

Público-alvo

Professores, coordenadores pedagógicos, diretores, mediadores de leitura, bibliotecários, contadores de histórias, artistas e gestores culturais, profissionais do mercado editorial e da saúde e interessados em geral.

Pré-requisitos

Formação superior e aprovação no processo seletivo.

Duração

30 meses

Carga horária

400 horas

Modalidade

EAD (maior carga horária com atividades síncronas que ficarão gravadas para acesso dos alunos)

Dias e horários

De agosto de 2024 a Dezembro de 2025: Aulas síncronas semanais às quartas-feiras, das 19h às 21h30.

De fevereiro a junho de 2026: Aulas síncronas semanais às quartas-feiras, das 19h às 21h30 e no último sábado de cada mês, das 9h às 11h30.

De agosto a dezembro de 2026: Escrita do TCC.

Mensalidade

30 parcelas fixas de R$ 880,00

 

Eventos

Assista a eventos promovidos pelo curso (aqui).

 

Processo seletivo

Quer fazer parte da turma 2024?

Disciplinas

As ementas completas das disciplinas serão oferecidas aos alunos matriculados no curso. A seguir, uma breve relação dos temas e conteúdos tratados em cada uma delas.
  • A crítica literária e os livros para crianças e jovens

    . Análises críticas de livros para crianças e jovens: como são construídas

    . Critérios de avaliação de obras literárias

    . Estratégias de comparação no estabelecimento de um ponto de vista crítico

    . Tensões entre crítica e mercado editorial

  • A mediação da leitura em bibliotecas

    Reconceitualização, modernização e contemporaneidade das bibliotecas
    . Diferentes espaços de acesso aos livros – bibliotecas escolares, comunitárias, públicas e particulares
    . A biblioteca como espaço privilegiado para formação de leitores
    . O profissional da biblioteca e a mediação da leitura

  • As relações entre texto, imagem e materialidades no livro para crianças

    . O papel histórico das imagens no livro infantil

    . As ilustrações em distintos gêneros literários

    . O livro-imagem e o livro-álbum hoje: concepções e mediações

    . A imagem nos livros informativos

  • Das narrativas clássicas aos contos contemporâneos

    . Mitos, contos clássicos e contos de fadas

    . Tradição e ruptura

    . Narratividade

    . Literatura e transgressão

    . Conto e a leitura na contemporaneidade

  • Didática do Ensino Superior

    . Concepção construtivista de docência

    . A Didática como disciplina articuladora

    . Características e desafios do Ensino Superior

    . A multidimensionalidade do processo de ensino e aprendizagem

  • História do livro e da literatura para crianças e jovens no Brasil

    . Origens da literatura infantil e juvenil

    . Literatura e concepção de infância

    . O utilitário e o poético na literatura infantil e juvenil

    . A constituição do autor de livro infantil

    . Perspectivas da produção literária contemporânea destinada a esse público

  • Literaturas de autoria negra e indígena para crianças e jovens

  • Metodologia de pesquisa 

    . Ciência, pesquisa e pós-graduação

    . Pesquisas empíricas e teóricas

    . Métodos de pesquisa qualitativa

    . Diretrizes para elaboração de uma monografia científica

  • Poesia: a infância da linguagem 

    . Relações entre poesia e infância

    . A linguagem poética e seus atributos

    . A construção do poema: seleção e combinação

    . Formas poéticas verbais e não verbais

    . Panorama crítico das publicações de poesia destinadas a crianças e jovens

  • Políticas públicas para livro e leitura no Brasil

    . Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca no Brasil: histórico e atualidade

    . Panorama das políticas públicas de leitura em alguns países da América Latina e Europa

    . Das políticas públicas à formação do leitor: desafios e contribuições

  • Práticas de leitura literária na escola  

    . A construção de uma comunidade de leitores de literatura na escola

    . Organização de espaços de leitura

    . As diferentes modalidades organizativas para promover o encontro das crianças com o literário

    . Comportamentos leitores, propósitos e expectativas de leitura

    . As práticas de ler e contar histórias: especificidades

    . Os critérios de seleção de livros e as conversas apreciativas

    . Diferentes modalidades de leitura na escola: leitura pelo professor, leitura compartilhada, leitura pelo aluno, sessões simultâneas de leitura

  • Processos editoriais contemporâneos para o livro ilustrado: ficção e não ficção 

    . Como diferentes visões sobre literatura e infância balizam escolhas editoriais

    . Apresentação de processos editoriais para o livro ilustrado em seus mais variados formatos

    . Estudos de caso para abordar aspectos doo universo da publicação para crianças e jovens

Corpo docente

  • Denise Guilherme

    Coordenadora

  • Aline Evangelista Martins

    Professora

  • Amanda Leal de Oliveira

    Professora

  • Ana Paula Campos

    Professora

  • Carolina Malta Cardozo Pezzoni

    Professora

  • Cristiane Batista dos Santos

    Professora convidada

  • Profa. Dra. Cristiane Tavares

    Professora

  • Edimilson de Almeida Pereira

    Professor

  • Profa. Ma. Érica de Faria Dutra

    Professora

  • Fabíola Farias

    Professora

  • Gabriela Romeu

    Professora

  • Geruza Zelnys

    Professora

  • Isabel Lopes Coelho

    Professora

  • Kaká Werá

    Professor

  • Profa. Dra. Lenice Bueno

    Professora

  • Lúcia Hiratsuka

    Professora convidada

  • Magno Rodrigues Faria

    Professor convidado

  • Mell Brites

    Professora convidada

  • Profa. Ma. Neide Almeida

    Professora

  • nina rizzi

    Professora convidada

  • Odilon Moraes

    Professor convidado

  • Paula Stella

    Professora

  • Raquel Matsushita

    Professora convidada

  • Renato Moriconi

    Professor convidado

  • Sandra Medrano

    Professora

Depoimentos

Tudo o que buscava eu encontrei no curso Literatura para Crianças e Jovens. Além de professores bem preparados, um espaço físico delicioso, uma coordenação disponível e antenada, encontrei uma janela transformadora. Consegui o aprofundamento teórico que tanto queria e algo além: a pós ampliou meu olhar para dentro e para fora, me tornou uma pessoa melhor, mais engajada no mundo em que eu vivo.

Isabella Zappa, professora, mestre em Educação e consultora literária

 

Leia outros depoimentos aqui.

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece