Objetivo
A experiência de alteridade que a leitura literária pode proporcionar é fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática, não apenas no que diz respeito ao acesso aos livros, à arte e à informação, mas principalmente no que se refere a um posicionamento reflexivo diante do que se lê. Por isso, torna-se cada vez mais necessária e urgente a abertura de espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diferentes contextos sociais. A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão conjunta ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada. Para isso, serão incorporadas à discussão, questões relevantes, como as concepções de infância, a história da literatura produzida para crianças e jovens no Brasil, considerando a diversidade de autores(as) e as políticas públicas de promoção da leitura. Os recursos digitais serão usados para favorecer a interação entre os participantes e como forma prioritária comunicar, ao público externo, a produção de conhecimento decorrente do curso.
Público-alvo
Professores, coordenadores pedagógicos, diretores, mediadores de leitura, bibliotecários, contadores de histórias, artistas e gestores culturais, profissionais do mercado editorial e da saúde e interessados em geral.
Pré-requisitos
Formação superior e aprovação no processo seletivo.
Duração
30 meses
Carga horária
400 horas
Modalidade
EAD (maior carga horária com atividades síncronas que ficarão gravadas para acesso dos alunos)
Dias e horários
De agosto de 2024 a Dezembro de 2025: Aulas síncronas semanais às quartas-feiras, das 19h às 21h30.
De fevereiro a junho de 2026: Aulas síncronas semanais às quartas-feiras, das 19h às 21h30 e no último sábado de cada mês, das 9h às 11h30.
De agosto a dezembro de 2026: Escrita do TCC.
Mensalidade
Eventos
Assista a eventos promovidos pelo curso (aqui).
Processo seletivo
Quer fazer parte da turma 2024?
Disciplinas
-
A crítica literária e os livros para crianças e jovens
. Análises críticas de livros para crianças e jovens: como são construídas
. Critérios de avaliação de obras literárias
. Estratégias de comparação no estabelecimento de um ponto de vista crítico
. Tensões entre crítica e mercado editorial
-
A mediação da leitura em bibliotecas
Reconceitualização, modernização e contemporaneidade das bibliotecas
. Diferentes espaços de acesso aos livros – bibliotecas escolares, comunitárias, públicas e particulares
. A biblioteca como espaço privilegiado para formação de leitores
. O profissional da biblioteca e a mediação da leitura -
As relações entre texto, imagem e materialidades no livro para crianças
. O papel histórico das imagens no livro infantil
. As ilustrações em distintos gêneros literários
. O livro-imagem e o livro-álbum hoje: concepções e mediações
. A imagem nos livros informativos
-
Das narrativas clássicas aos contos contemporâneos
. Mitos, contos clássicos e contos de fadas
. Tradição e ruptura
. Narratividade
. Literatura e transgressão
. Conto e a leitura na contemporaneidade
-
Didática do Ensino Superior
. Concepção construtivista de docência
. A Didática como disciplina articuladora
. Características e desafios do Ensino Superior
. A multidimensionalidade do processo de ensino e aprendizagem
-
História do livro e da literatura para crianças e jovens no Brasil
. Origens da literatura infantil e juvenil
. Literatura e concepção de infância
. O utilitário e o poético na literatura infantil e juvenil
. A constituição do autor de livro infantil
. Perspectivas da produção literária contemporânea destinada a esse público
-
Literaturas de autoria negra e indígena para crianças e jovens
-
Metodologia de pesquisa
. Ciência, pesquisa e pós-graduação
. Pesquisas empíricas e teóricas
. Métodos de pesquisa qualitativa
. Diretrizes para elaboração de uma monografia científica
-
Poesia: a infância da linguagem
. Relações entre poesia e infância
. A linguagem poética e seus atributos
. A construção do poema: seleção e combinação
. Formas poéticas verbais e não verbais
. Panorama crítico das publicações de poesia destinadas a crianças e jovens
-
Políticas públicas para livro e leitura no Brasil
. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca no Brasil: histórico e atualidade
. Panorama das políticas públicas de leitura em alguns países da América Latina e Europa
. Das políticas públicas à formação do leitor: desafios e contribuições
-
Práticas de leitura literária na escola
. A construção de uma comunidade de leitores de literatura na escola
. Organização de espaços de leitura
. As diferentes modalidades organizativas para promover o encontro das crianças com o literário
. Comportamentos leitores, propósitos e expectativas de leitura
. As práticas de ler e contar histórias: especificidades
. Os critérios de seleção de livros e as conversas apreciativas
. Diferentes modalidades de leitura na escola: leitura pelo professor, leitura compartilhada, leitura pelo aluno, sessões simultâneas de leitura
-
Processos editoriais contemporâneos para o livro ilustrado: ficção e não ficção
. Como diferentes visões sobre literatura e infância balizam escolhas editoriais
. Apresentação de processos editoriais para o livro ilustrado em seus mais variados formatos
. Estudos de caso para abordar aspectos doo universo da publicação para crianças e jovens
Corpo docente
-
-
-
-
Ana Paula Campos
Professora
-
-
-
-
-
-
-
Gabriela Romeu
Professora
-
-
Isabel Lopes Coelho
Professora
-
-
-
-
Magno Rodrigues Faria
Professor convidado
-
Mell Brites
Professora convidada
-
-
-
Odilon Moraes
Professor convidado
-
-
Raquel Matsushita
Professora convidada
-
Renato Moriconi
Professor convidado
-
Depoimentos
Tudo o que buscava eu encontrei no curso Literatura para Crianças e Jovens. Além de professores bem preparados, um espaço físico delicioso, uma coordenação disponível e antenada, encontrei uma janela transformadora. Consegui o aprofundamento teórico que tanto queria e algo além: a pós ampliou meu olhar para dentro e para fora, me tornou uma pessoa melhor, mais engajada no mundo em que eu vivo.
Isabella Zappa, professora, mestre em Educação e consultora literária
Leia outros depoimentos aqui.