As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética - Vera Cruz

© 2023 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

  • As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética

As Relações
Interpessoais
na Escola:

Híbrido

das Competências Socioemocionais
à Personalidade Ética

Objetivo

Formar especialistas aptos a identificarem e intervirem em problemas de convivência e atuarem na construção de um clima escolar positivo, que favoreça o desenvolvimento sociomoral e socioemocional da criança e do adolescente, numa perspectiva construtivista.

Público-alvo

Gestores escolares (diretores, coordenadores e orientadores educacionais), professores graduados em nível superior que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e demais interessados pelo tema.

Pré-requisitos

Formação superior e aprovação no processo seletivo.

Duração

5 semestres

Carga horária

1. Aulas síncronas (semanais)
Carga Horária: 3h/a

Atividades assíncronas (semanais)
Carga horária semanal: 1h/a

Carga horária total (semanal): 4h/a

2. Módulo presencial de Práticas (distribuídas em 4 dias de aulas presenciais na 1ª semana de julho de cada ano do curso)
Carga horária Presencial: 24h/a

Carga horária atividades assíncronas: 16h/a

Carga horária total: 40h/a

Modalidade

Híbrido

Eventos

Assista a eventos promovidos pelo curso (aqui).

Dias e horários

Aulas síncronas semanais às segundas-feiras, das 19h30 às 22h00

Aulas Presenciais em 2 Módulos de Práticas:

Módulo I – 1ª semana de julho de 2024 – Ano 01 (4 dias)

Módulo II – 1ª semana de julho de 2025 – Ano 02 (4 dias)

Horário: das 9h às 11h30 – das 13h30 às 16h00

Mensalidade

R$ 790,00

O pagamento do curso é dividido em 30 parcelas fixas de mensalidade, sem reajustes.
Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.

Processo seletivo

As incrições para o processo seletivo 2024 estão encerradas.

Grade Curricular

Disciplinas síncronas com atividades assíncronas (semanal)

As disciplinas síncronas são organizadas em 4 ou 7 encontros – uma vez por semana – das 19h30 às 22h – mais atividades assíncronas na plataforma.

  • I. Desenvolvimento Cognitivo

    A disciplina estuda sobre o desenvolvimento cognitivo do ser humano segundo a epistemologia genética de Jean Piaget, além de refletir sobre como esse processo se articula com o desenvolvimento moral. Analisamos os diferentes modelos pedagógicos e suas consequências para o desenvolvimento do ser humano, assim como o ambiente escolar.

  • II. Desenvolvimento Moral

    Tratamos aqui sobre os fundamentos da teoria construtivista piagetiana com enfoque no desenvolvimento da moralidade infantil e as características da criança e do adolescente. A disciplina tem como temas de estudo: as tendências morais e o processo de desenvolvimento; as relações de respeito unilateral e mútuo; a evolução da noção de justiça e de regras; os estágios do desenvolvimento moral; a interface entre a moralidade, a cognição e a afetividade; a construção da personalidade ética; os processos de autorregulação; vergonha e culpa; as dimensões da instituição educativa e o trabalho com o desenvolvimento moral. Analisamos também a importância de um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento da autonomia nas diversas dimensões da instituição educativa com auxílio de dilemas morais.

  • III. Comunicação Construtiva

    A disciplina aborda os estudos e a influência de uma linguagem construtiva na relação professor-aluno; aluno-aluno; gestão-docentes e escola-família. Analisamos também como a compreensão sobre os tipos de linguagem utilizada na relação com o sujeito influencia na construção de uma autoimagem positiva. Além disso, debatemos os tipos de mensagem que, geralmente, se estabelecem nas relações interpessoais e as técnicas da linguagem descritiva (mensagem-eu e escuta ativa); bem como o reconhecimento da importância do elogio descritivo, as consequências do elogio valorativo e a assertividade em uma comunicação construtiva.

  • IV. Desenvolvimento Afetivo

    A disciplina apresenta os aspectos que compõem a natureza afetiva do psiquismo humano em sua gênese. Tais características participam da construção da identidade à luz da teoria piagetiana e das teorias da Psicologia para a compreensão da dimensão afetiva da moral e que a distinguem como “ética”. Também analisamos as relações entre inteligência e afetividade; os estágios do desenvolvimento afetivo; os sentimentos que participam da construção da personalidade ética e o trabalho com afetividade na escola.

  • V. Os Conflitos Interpessoais

    Nesta disciplina, analisamos os conflitos interpessoais na escola, em uma perspectiva construtivista, e procedimentos de resolução de conflitos empregados pela escola autocrática e democrática, bem como suas consequências na formação sociomoral das crianças e adolescentes. Discutimos também a gênese dos conflitos entre crianças e adolescentes e suas causas e estratégias. Assim como, a discussão de conflitos hipotéticos e suas finalizações.

  • VI. Regras Na de Da Escola

    Tematizamos aqui a necessidade de normas e os procedimentos de legitimação que devem preservar e propiciar, ao sujeito, o respeito por si próprio e pelo outro; o processo de legitimação e obediência às normas; os princípios norteadores para a formulação de regras; as regras não negociáveis e as regras negociáveis, bem como a necessidade de coerência e regularidade. Há também a conceituação sobre Círculos Restaurativos como uma prática moral.

  • VII. Problemas de Convivência: indisciplina, incivilidade, transgressão, bullying e outras violências

    Nesta disciplina, refletimos sobre as manifestações perturbadoras no ambiente escolar e discussões sobre conceitos, como indisciplina (ruptura do contrato pedagógico), incivilidade (provocação e reação ao comportamento perturbador) e transgressão (descumprimento das regras escolares). Esclarecemos, ainda, questões sobre manifestações agressivas, a violência e suas dimensões psicológicas e a violência provocada pelo fenômeno do bullying, suas características, intervenções durante e após agressões.

  • VIII. Relação Família-Escola

    Nesta disciplina, tratamos da parceria entre a escola e a família e do processo de construção da autonomia intelectual e moral dos alunos. Reflexões e análises acerca das diferentes contribuições da família e da escola na formação da personalidade ética. Estudos sobre as características das famílias na atualidade, que visam propiciar a compreensão da importância das experiências vivenciadas no ambiente familiar para a formação sociomoral do sujeito. Além disso, analisamos as dificuldades encontradas pelo educador na construção da parceria com a família e os procedimentos pedagógicos coerentes com a construção dessa coparticipação. As estratégias de intervenção eficazes para a superação de problemas e o trabalho com as práticas que aproximam ou afastam as famílias do ambiente escolar.

  • IX. Convivência On-line e as Agressões Virtuais

    Nesta disciplina, estudos sobre os riscos decorrentes do uso da internet e as manifestações violentas no ciberespaço, tais como: sexting, linchamento, cyberassédio, cyberbullying, stalking, trolagem, “vingança pornô”, pedofilia e shaming. Também analisamos o trabalho com a educação digital e estratégias para prevenção desse tipo de agressão; conteúdos programáticos, como segurança, privacidade, vício em internet, perda de controle e manipulação do conteúdo online e consequências do mau uso da internet e das ações no meio virtual etc. E o trabalho de atuação com o Método de Preocupação Compartilhada em casos de bullying e cyberbullying.

  • X. Gestão Cooperativa e Plano de Convivência

    Nesta disciplina, destaca-se a importância da gestão cooperativa na escola, a importância da via institucional que aciona a construção de uma convivência ética na escola; como elaborar um plano de convivência, do diagnóstico da realidade escolar, das intervenções, do processo de avaliação e do plano tutorial; e estratégias, reflexões e teorias que se mostram coerentes com uma prática sensível e integradora, em educação. Sintetiza-se todos os conteúdos estudados durante o curso.

2. Módulo de Práticas I – Presencial com atividades assíncronas (Ano 01 do curso)

O Módulo de Práticas I é composto por 4 disciplinas que visam propiciar reflexões e vivências de atividades práticas subsidiadas de amplo conteúdo teórico.

  • I. Desenvolvimento Cognitivo

    Como parte complementar aos estudos já realizados na disciplina teórica sobre o desenvolvimento cognitivo do ser humano segundo a epistemologia genética de Jean Piaget, teremos atividades práticas que consolidam a teoria e subsidiam ações concretas nas escolas.

  • II. Ambiente Cooperativo

    Esta disciplina abrange o estudo das características de um ambiente sociomoral cooperativo, os procedimentos pedagógicos que o compõem e a influência desse tipo de ambiente para o desenvolvimento da autonomia moral do sujeito. Analisamos as experiências bem-sucedidas e suas tecnologias; o trabalho com a pedagogia de projetos; o gerenciamento de sala de aula e as relações interpessoais, assim como a autoridade do professor. Discutimos ainda a compreensão da importância das experiências vivenciadas neste ambiente para a formação sociomoral do sujeito.

  • III. Jogos para Expressão dos Sentimentos

    Busca a compreensão, conhecer e aprimorar propostas com jogos que permitam a manifestação dos sentimentos como estratégias significativas para a formação da personalidade ética dos sujeitos. Criar estratégias que permitam a expressão dos sentimentos na escola, refletindo sobre a importância do limite à intimidade, discutir sobre a relevância das formas de autoavaliação como oportunidades de tomada de consciência e de falar de si

  • IV. Construção de Valores na Escola

    Reflete sobre a construção de valores na escola e a interrelação com o ambiente sociomoral cooperativo. Apresenta atividades práticas para a construção de valores individuais (Projeto de Vida), em grupo e da escola.

3. Módulo de Práticas II – Presencial com atividades assíncronas (Ano 02 do curso)

O Módulo de Práticas II é composto por 4 disciplinas que visam propiciar reflexões e vivências de atividades práticas subsidiadas de amplo conteúdo teórico.

  • I. O trabalho com os Dilemas Morais, a Literatura, Música, Teatro e Filmes

    Como parte complementar aos estudos já realizados na disciplina teórica sobre desenvolvimento moral, visa a reflexão e a vivência de práticas usando os dilemas morais, a literatura, a música, o teatro, atividades de role playing e filmes.

  • As Competências Socioemocionais

    Estudos sobre a compreensão da definição de competências socioemocionais e sua relação com o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas para enfrentar o século XXI. Relacionando o desenvolvimento das CSE com a construção da personalidade ética e a promoção de um ambiente sociomoral cooperativo a partir de atividades práticas.

  • II. Mediação de Conflitos

    Nesta disciplina, o foco dos estudos é sobre os conflitos entre poucos envolvidos, que pedem uma abordagem privada como, por exemplo, mediações sistematizadas e institucionais. Abordamos protocolos pós-conflito, em que as partes envolvidas, apoiadas por um mediador, têm a oportunidade de se expressarem e de escutarem umas às outras, além de reconhecerem suas escolhas e responsabilidades para chegarem a um acordo. Essas mediações têm como objetivo restaurar as relações de forma não punitiva, tendo como princípios norteadores o diálogo, a responsabilização pelas atitudes, a disponibilidade para ouvir e considerar as necessidades e os sentimentos envolvidos.

  • Assembleias Escolares

    Analisamos o passo a passo para implantação das assembleias na escola como prática moral que sustenta o alicerce de um ambiente democrático, onde o diálogo e a cooperação são fundamentais. Há também a diferenciação entre as assembleias e os círculos restaurativos.

4. Seminários síncronos com atividades assíncronas

Os Seminários são organizados com temáticas específicas e com docentes com expertise na área, podem acontecer em um único encontro ou dois.

  • Temáticas:

    I. Relações Interpessoais I (abertura)
    II. Avaliação Formativa
    III. Clima Escolar
    IV. Direitos Humanos e Educação
    V. Meio Ambiente, criança e consumo e as relações com a ética
    VI. Práticas antirracistas
    VII. As questões de gênero e a escola
    VIII. Protagonismo Infantojuvenil: sistema de apoio entre pares
    IX. Intervenção Sistêmica: alunos e turmas disruptivas
    X. Relações Interpessoais II (encerramento)

5. Trabalho de Conclusão de curso (TCC):

construção de um ebook sobre Boas Práticas - realizado coletivamente – por turma.

Corpo docente

  • Profa. Dra. Adriana de Melo Ramos

    Coordenadora e docente

  • Ma. Caterine Zapata Zilio Barros

    Assistente de coordenação

  • Prof. Dr. Adriano Moro

    Professor

  • Prof. Dr. Cesar Augusto Amaral Nunes

    Professor

  • Profa. Ma. Fernanda Issa

    Professora

  • Profa. Dra. Flávia Maria de Campos Vivaldi

    Professora

  • Profa. Dra. Lívia Maria Ferreira da Silva

    Professora

  • Profa. Dra. Mariana Tavares Almeida

    Professora

  • Profa. Ma. Sandra Dedeschi

    Professora

  • Profa. Ma. Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim

    Professora

  • Ma. Simone Gomes de Melo

    Professora

  • Dra. Silvane Aparecida da Silva

    Professora

  • Profa. Dra. Thais Cristina Leite Bozza

    Professora

  • Profa. Dra. Telma Pileggi Vinha

    Professora convidada

  • Profa. Dra. Luciana Nogueira

    Professora convidada

  • Profa. Dra. Patrícia Bataglia

    Professora convidada

  • Profa. Dra. Juliana Zechi

    Professora convidada

  • Profa. Dra. Adriana Regina Braga

    Professora convidada

Depoimentos

Diários de aula, questionários, produção de podcasts e rubricas fazem parte do sistema de avaliação multifacetado e contextualizado, que nos permite não apenas absorver melhor os conteúdos como também reelaborar os conhecimentos adquiridos em suas especificidades.

Caterine Zapata Zilio Barros, aluna da quarta turma

Leia outros depoimentos aqui.

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece