As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética - Vera Cruz

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  • As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética

As Relações
Interpessoais
na Escola:

das Competências Socioemocionais
à Personalidade Ética

Objetivo

Formar especialistas aptos a identificarem e intervirem em problemas de convivência e atuarem na construção de um clima escolar positivo, que favoreça o desenvolvimento sociomoral e socioemocional da criança e do adolescente, numa perspectiva construtivista.

Público-alvo

Gestores escolares (diretores, coordenadores e orientadores educacionais), professores graduados em nível superior que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e demais interessados pelo tema.

Pré-requisitos

Formação superior e aprovação no processo seletivo.

Duração

5 semestres

Carga horária

410 horas

Modalidade

Presencial

Eventos

Assista a eventos promovidos pelo curso (aqui).

Dias e horários

Aulas a cada três semanas (ou mensalmente), às sextas-feiras, das 18h40 às 22h00 e aos sábados, das 9h00 às 16h00. Seminário sobre diversidade, na primeira semana de julho do ano 1 (dois dias, das 8h00 às 17h00 – opcional) e módulo de práticas morais e competências socioemocionais, na primeira semana de julho do ano 2 (quatro dias, das 9h00 às 16h00).

Mensalidade

R$ 980,00

O pagamento do curso é dividido em 30 parcelas fixas de mensalidade, sem reajustes.
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Processo seletivo

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Grade Curricular

  • Relações Interpessoais na Escola

    A disciplina inaugural do curso instaura a problemática das relações interpessoais na escola e trata da dificuldade em se trabalhar com ela de maneira adequada: com intencionalidade, buscando estratégias preventivas e interventivas. Além disso, apresenta as recentes pesquisas da temática da convivência ética, contemplando aspectos da pós-modernidade, suas mudanças de paradigma e as relações estabelecidas com valores morais e as competências socioemocionais.

  • Desenvolvimento Cognitivo

    A disciplina estuda o desenvolvimento cognitivo do ser humano segundo a epistemologia genética de Jean Piaget, além de refletir sobre como esse processo se articula com o desenvolvimento moral. Analisamos os diferentes modelos pedagógicos e suas consequências para o desenvolvimento do ser humano.

  • Desenvolvimento Moral

    Tratamos aqui dos fundamentos da teoria construtivista piagetiana sobre o desenvolvimento da moralidade infantil e as características da criança e do adolescente. A disciplina tem como temas de estudo: as tendências morais e o processo de desenvolvimento; as relações de respeito unilateral e mútuo; a evolução da noção de justiça e de regras; Kohlberg e os estágios do desenvolvimento moral, a moralidade, a cognição e a afetividade; a construção da personalidade ética; autorregulação: vergonha e culpa; as dimensões da instituição educativa e o trabalho com o desenvolvimento moral. Analisamos também a importância de um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento da autonomia nas diversas dimensões da instituição educativa com auxílio de dilemas morais.

  • Comunicação Construtiva

    A disciplina estuda a influência de uma linguagem construtiva na relação professor-aluno e escola-família. Analisamos também como a compreensão que a linguagem utilizada na relação com o sujeito influencia na construção de uma autoimagem positiva. Além disso, debatemos os tipos de mensagem que, geralmente, se estabelecem nas relações interpessoais e as técnicas da linguagem descritiva (mensagem-eu e escuta ativa), bem como o reconhecimento da importância do elogio descritivo, as consequências do elogio valorativo e a assertividade em uma comunicação construtiva.

  • Desenvolvimento Afetivo

    A disciplina apresenta os aspectos que compõem a natureza afetiva do psiquismo humano em sua gênese. Tais características participam da construção da identidade à luz da teoria piagetiana e das teorias para a compreensão da dimensão afetiva da moral e que a distinguem como “ética”. Também analisamos as relações entre inteligência e afetividade; os estágios do desenvolvimento afetivo; os sentimentos que participam da construção da personalidade ética e o trabalho com afetividade na escola.

  • Ambiente Cooperativo

    Esta disciplina abrange o estudo das características de um ambiente sócio-moral cooperativo, os procedimentos pedagógicos que o compõem e a influência desse tipo de ambiente para o desenvolvimento da autonomia moral do sujeito. Analisamos as experiências bem-sucedidas e suas tecnologias; o trabalho com a pedagogia de projetos; o gerenciamento de sala de aula e as relações interpessoais, assim como a autoridade do professor. Discutimos ainda a compreensão da importância das experiências vivenciadas neste ambiente para a formação sócio-moral do sujeito.

  • Clima Escolar / Avaliação Formativa

    Os principais temas desta disciplina são o conhecimento do clima escolar, o que o compõe, qual é sua importância para a melhoria das relações de convivência, como avaliamos o clima escolar e como usar os resultados dessa avaliação para traçarmos metas e planos de trabalho para uma convivência ética. Além disso, nossas aulas discutem a avaliação numa perspectiva processual, como apoio à aprendizagem; o uso de instrumentos avaliativos adequados à proposta do curso, rubricas e portifólio e a compreensão do uso abusivo das avaliações no ambiente escolar.

  • Os Conflitos Interpessoais

    Nesta disciplina, analisamos os conflitos interpessoais na escola, em uma perspectiva construtivista, e procedimentos de resolução de conflitos empregados pela escola autocrática e democrática, bem como suas consequências na formação sócio-moral das crianças e adolescentes. Discutimos também a gênese dos conflitos entre crianças e adolescentes e suas causas e estratégias, como a discussão de conflitos hipotéticos e suas finalizações.

  • Regras e Assembleias na Escola

    Tematizamos aqui a necessidade de normas e os procedimentos de legitimação que devem preservar e propiciar, ao sujeito, o respeito por si próprio e pelo outro; o processo de legitimação e obediência às normas; os princípios norteadores para a formulação de regras; as regras não negociáveis e as regras negociáveis, bem como a necessidade de coerência e regularidade. Analisamos o passo a passo para implantação das assembleias na escola como prática moral que sustenta o alicerce de um ambiente democrático, onde o diálogo e a cooperação são fundamentais. Há também a conceituação sobre círculos restaurativos e a diferenciação entre as assembleias e os círculos.

  • Problemas de Convivência: Indisciplina, Incivilidade, Transgressão, Bullying e Outras Violências

    Nesta disciplina, estimulamos reflexões sobre as manifestações perturbadoras no ambiente escolar e discussões sobre conceitos, como indisciplina (ruptura do contrato pedagógico), incivilidade (provocação e reação ao comportamento perturbador) e transgressão (descumprimento das regras escolares). Esclarecemos, ainda, questões sobre manifestações agressivas, a violência e suas dimensões psicológicas e a violência provocada pelo fenômeno do bullying, suas características, intervenções durante e após agressões.

  • Mediação de Conflitos

    Nesta disciplina, nos debruçamos sobre os conflitos entre poucos envolvidos, que pedem uma abordagem privada como, por exemplo, mediações sistematizadas e institucionais. Abordamos protocolos pós-conflito, em que as partes envolvidas, apoiadas por um mediador, têm a oportunidade de se expressarem e de escutarem umas às outras, além de reconhecerem suas escolhas e responsabilidades para chegarem a um acordo. Essas mediações têm como objetivo restaurar as relações de forma não punitiva, tendo como princípios norteadores o diálogo, a responsabilização pelas atitudes, a disponibilidade para ouvir e considerar as necessidades e os sentimentos envolvidos.

  • Direitos Humanos / Agressões Virtuais e a Educação Digital

    Nesta disciplina, estudamos os riscos decorrentes do uso da internet e as manifestações violentas no ciberespaço, tais como: sexting, linchamento, cyberassédio, cyberbullying, stalking, trolagem, “vingança pornô”, pedofilia e shaming. Também analisamos o trabalho com a educação digital e estratégias para prevenção desse tipo de agressão; conteúdos programáticos, como segurança, privacidade, vício em internet, perda de controle e manipulação do conteúdo online e consequências do mau uso da internet e das ações no meio virtual etc. E o trabalho de atuação com o Método de Preocupação Compartilhada em casos de bullying e cyberbullying.

  • Práticas Morais e as Competências Socioemocionais

    Durante as aulas, discutimos o conceito de competências socioemocionais e práticas morais, com ampliação para a perspectiva de um trabalho de educação moral.  O debate tem como objetivo conhecer e reconhecer as diferentes categorias de competências socioemocionais e práticas morais. Dentre os temas que discutimos estão as competências socioemocionais e a BNCC: como a convivência ética atua; tipos de práticas: o trabalho com filmes, autoimagem, teatro e role playing; histórias da literatura; jogos para a expressão dos sentimentos; clarificação e construção de valores de valores da escola.

  • Seminário de Direitos Humanos e Seminário de Práticas – Parte 1 e Parte 2

    Nesta disciplina, debatemos os direitos humanos universais e sua transposição para o cotidiano escolar, para garantir uma convivência democrática, e as contribuições do professor na sala de aula, fomentando os direitos humanos. A disciplina também versa sobre o trabalho de conclusão de curso (TCC), que deve ser apresentado para aquisição do título de especialista, no formato de seminário, ao final do curso. São apresentadas diferentes propostas de práticas elaboradas pelos alunos ao longo dos estudos feitos na pós-graduação, com o objetivo de produzir um ebook da turma. Na parte 1, temos a orientação coletiva sobre a organização do TCC e sua apresentação, assim como a produção do material escrito para a produção do livro da turma (ebook). Na parte 2, o seminário com apresentação das práticas e trocas entre alunos e professores.

  • Meio Ambiente, Consumo e Ética / Protagonismo Infantil e Juvenil

    A disciplina propõe o estudo das estruturas, dos processos sociais, das conexões e interfaces entre meio ambiente e relações de consumo. São analisados os reflexos da sociedade de consumo sobre o meio ambiente, aprofundando uma reflexão ética que envolve os comportamentos, valores e as atitudes do homem em relação à natureza, a fim de assegurar a proteção à biodiversidade e a qualidade de vida no planeta. As aulas, também, tratam de experiências em que jovens e crianças são protagonistas da transformação, a partir dos sistemas de apoio entre pares, como aperfeiçoamento para a convivência ética na escola. São tema de estudo a implantação de equipes de ajuda, alunos tutores, alunos ajudantes, alunos mediadores e cybertutores, além de experiências sobre aprendizagem e serviço, a partir de estudos sobre o protagonismo infantil e juvenil no Brasil e na Espanha.

  • Relação Família-Escola

    Nesta disciplina, tratamos da parceria entre a escola e a família e do processo de construção da autonomia intelectual e moral dos alunos. Durante as aulas, incentivamos as reflexões e análises acerca das diferentes contribuições da família e da escola na formação da personalidade ética. Estudamos características das famílias na atualidade, para propiciar a compreensão da importância das experiências vivenciadas no ambiente familiar para a formação sócio-moral do sujeito. Além disso, analisamos as dificuldades encontradas pelo educador na construção da parceria com a família e os procedimentos pedagógicos coerentes com a construção dessa coparticipação. São temas de nossas discussões, também, as diversas estratégias de intervenção eficazes para a superação de problemas e o trabalho com as práticas que envolvem ou afastam as famílias do ambiente escolar.

  • Gestão Cooperativa e Plano de Convivência / O Olhar Sensível da Arte

    Nesta disciplina, tratamos os seguintes temas: a gestão cooperativa na escola, a importância da via institucional que aciona a construção de uma convivência ética na escola; como elaborar um plano de convivência, do diagnóstico da realidade escolar, das intervenções, do processo de avaliação e do plano tutorial; e estratégias, reflexões e teorias que se mostram coerentes com uma prática sensível e integradora, em educação. Discutimos as particularidades dos processos de criação e fruição em arte, bem como os elementos sociais e culturais que constituem a escola e propiciam o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo. Também propomos experimentações para o incentivo da criação e o exercício da expressão sobre fatos cotidianos, estimulando a percepção da arte como campo de conhecimento. Voltando o olhar para os tempos e espaços da escola, ressaltamos a experiência como elemento central no desenvolvimento da consciência. Discutimos ainda alternativas de trabalho e formação que prezam pela descoberta dos elementos naturais, pela percepção dos próprios sentidos e pelo exercício diário de convivência em sociedade, evidenciando dimensões particulares do trabalho pedagógico na perspectiva da educação estética.

Corpo docente

  • Profa. Dra. Adriana de Melo Ramos

    Coordenadora e docente

  • Profa. Mestra Soraia Campos

    Assistente de cooordenação e docente

  • Prof. Dr. Adriano Moro

    Professor

  • Prof. Dr. Cesar Augusto Amaral Nunes

    Professor

  • Profa. Mestra Darlene Knoener

    Professora

  • Profa. Fernanda Issa

    Professora

  • Profa. Dra. Flávia Maria de Campos Vivaldi

    Professora

  • Profa. Dra. Lívia Maria Ferreira da Silva

    Professora

  • Profa. Mestra Luciana Zobel Lapa

    Professora

  • Profa. Mestra Mariana Tavares Almeida

    Professora convidada

  • Profa. Mestra Sandra Dedesch

    Professora

  • Profa. Mestra Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim

    Professora

  • Silvane Aparecida da Silva

    Professora

  • Profa. Dra. Thais Cristina Leite Bozza

    Professora

  • Prof. Mestre Warley Guilger Corrêa

    Professor

  • Profa. Dra. Telma Pileggi Vinha

    Professora convidada

  • Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta

    Professora convidada

  • Profa. Dra. Luciana Nogueira

    Professora convidada

  • Profa. Dra. Patrícia Bataglia

    Professora convidada

  • Profa. Dra. Luciana Haddad Ferreira

    Professora convidada

  • Profa. Dra. Juliana Zechi

    Professora convidada

  • Profa. Dra. Adriana Regina Braga

    Professora convidada

Depoimentos

Diários de aula, questionários, produção de podcasts e rubricas fazem parte do sistema de avaliação multifacetado e contextualizado, que nos permite não apenas absorver melhor os conteúdos como também reelaborar os conhecimentos adquiridos em suas especificidades.

Caterine Zapata Zilio Barros, aluna da quarta turma

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