Objetivo
Formar especialistas aptos a identificarem e intervirem em problemas de convivência e atuarem na construção de um clima escolar positivo, que favoreça o desenvolvimento sociomoral e socioemocional da criança e do adolescente, numa perspectiva construtivista.
Público-alvo
Gestores escolares (diretores, coordenadores e orientadores educacionais), professores graduados em nível superior que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e demais interessados pelo tema.
Pré-requisitos
Formação superior e aprovação no processo seletivo.
Duração
5 semestres
Carga horária
1. Aulas síncronas (semanais)
Carga Horária: 3h/a
Atividades assíncronas (semanais)
Carga horária semanal: 1h/a
Carga horária total (semanal): 4h/a
2. Módulo presencial de Práticas (distribuídas em 4 dias de aulas presenciais na 1ª semana de julho de cada ano do curso)
Carga horária Presencial: 24h/a
Carga horária atividades assíncronas: 16h/a
Carga horária total: 40h/a
Modalidade
Híbrido
Eventos
Assista a eventos promovidos pelo curso (aqui).
Dias e horários
Aulas síncronas semanais às segundas-feiras, das 19h30 às 22h00
Aulas Presenciais em 2 Módulos de Práticas:
Módulo I – 1ª semana de julho de 2024 – Ano 01 (4 dias)
Módulo II – 1ª semana de julho de 2025 – Ano 02 (4 dias)
Horário: das 9h às 11h30 – das 13h30 às 16h00
Mensalidade
R$ 790,00
O pagamento do curso é dividido em 30 parcelas fixas de mensalidade, sem reajustes.
Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.
Processo seletivo
Quer fazer parte da turma 2024?
Grade Curricular
As disciplinas síncronas são organizadas em 4 ou 7 encontros – uma vez por semana – das 19h30 às 22h – mais atividades assíncronas na plataforma.
-
I. Desenvolvimento Cognitivo
A disciplina estuda sobre o desenvolvimento cognitivo do ser humano segundo a epistemologia genética de Jean Piaget, além de refletir sobre como esse processo se articula com o desenvolvimento moral. Analisamos os diferentes modelos pedagógicos e suas consequências para o desenvolvimento do ser humano, assim como o ambiente escolar.
-
II. Desenvolvimento Moral
Tratamos aqui sobre os fundamentos da teoria construtivista piagetiana com enfoque no desenvolvimento da moralidade infantil e as características da criança e do adolescente. A disciplina tem como temas de estudo: as tendências morais e o processo de desenvolvimento; as relações de respeito unilateral e mútuo; a evolução da noção de justiça e de regras; os estágios do desenvolvimento moral; a interface entre a moralidade, a cognição e a afetividade; a construção da personalidade ética; os processos de autorregulação; vergonha e culpa; as dimensões da instituição educativa e o trabalho com o desenvolvimento moral. Analisamos também a importância de um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento da autonomia nas diversas dimensões da instituição educativa com auxílio de dilemas morais.
-
III. Comunicação Construtiva
A disciplina aborda os estudos e a influência de uma linguagem construtiva na relação professor-aluno; aluno-aluno; gestão-docentes e escola-família. Analisamos também como a compreensão sobre os tipos de linguagem utilizada na relação com o sujeito influencia na construção de uma autoimagem positiva. Além disso, debatemos os tipos de mensagem que, geralmente, se estabelecem nas relações interpessoais e as técnicas da linguagem descritiva (mensagem-eu e escuta ativa); bem como o reconhecimento da importância do elogio descritivo, as consequências do elogio valorativo e a assertividade em uma comunicação construtiva.
-
IV. Desenvolvimento Afetivo
A disciplina apresenta os aspectos que compõem a natureza afetiva do psiquismo humano em sua gênese. Tais características participam da construção da identidade à luz da teoria piagetiana e das teorias da Psicologia para a compreensão da dimensão afetiva da moral e que a distinguem como “ética”. Também analisamos as relações entre inteligência e afetividade; os estágios do desenvolvimento afetivo; os sentimentos que participam da construção da personalidade ética e o trabalho com afetividade na escola.
-
V. Os Conflitos Interpessoais
Nesta disciplina, analisamos os conflitos interpessoais na escola, em uma perspectiva construtivista, e procedimentos de resolução de conflitos empregados pela escola autocrática e democrática, bem como suas consequências na formação sociomoral das crianças e adolescentes. Discutimos também a gênese dos conflitos entre crianças e adolescentes e suas causas e estratégias. Assim como, a discussão de conflitos hipotéticos e suas finalizações.
-
VI. Regras Na de Da Escola
Tematizamos aqui a necessidade de normas e os procedimentos de legitimação que devem preservar e propiciar, ao sujeito, o respeito por si próprio e pelo outro; o processo de legitimação e obediência às normas; os princípios norteadores para a formulação de regras; as regras não negociáveis e as regras negociáveis, bem como a necessidade de coerência e regularidade. Há também a conceituação sobre Círculos Restaurativos como uma prática moral.
-
VII. Problemas de Convivência: indisciplina, incivilidade, transgressão, bullying e outras violências
Nesta disciplina, refletimos sobre as manifestações perturbadoras no ambiente escolar e discussões sobre conceitos, como indisciplina (ruptura do contrato pedagógico), incivilidade (provocação e reação ao comportamento perturbador) e transgressão (descumprimento das regras escolares). Esclarecemos, ainda, questões sobre manifestações agressivas, a violência e suas dimensões psicológicas e a violência provocada pelo fenômeno do bullying, suas características, intervenções durante e após agressões.
-
VIII. Relação Família-Escola
Nesta disciplina, tratamos da parceria entre a escola e a família e do processo de construção da autonomia intelectual e moral dos alunos. Reflexões e análises acerca das diferentes contribuições da família e da escola na formação da personalidade ética. Estudos sobre as características das famílias na atualidade, que visam propiciar a compreensão da importância das experiências vivenciadas no ambiente familiar para a formação sociomoral do sujeito. Além disso, analisamos as dificuldades encontradas pelo educador na construção da parceria com a família e os procedimentos pedagógicos coerentes com a construção dessa coparticipação. As estratégias de intervenção eficazes para a superação de problemas e o trabalho com as práticas que aproximam ou afastam as famílias do ambiente escolar.
-
IX. Convivência On-line e as Agressões Virtuais
Nesta disciplina, estudos sobre os riscos decorrentes do uso da internet e as manifestações violentas no ciberespaço, tais como: sexting, linchamento, cyberassédio, cyberbullying, stalking, trolagem, “vingança pornô”, pedofilia e shaming. Também analisamos o trabalho com a educação digital e estratégias para prevenção desse tipo de agressão; conteúdos programáticos, como segurança, privacidade, vício em internet, perda de controle e manipulação do conteúdo online e consequências do mau uso da internet e das ações no meio virtual etc. E o trabalho de atuação com o Método de Preocupação Compartilhada em casos de bullying e cyberbullying.
-
X. Gestão Cooperativa e Plano de Convivência
Nesta disciplina, destaca-se a importância da gestão cooperativa na escola, a importância da via institucional que aciona a construção de uma convivência ética na escola; como elaborar um plano de convivência, do diagnóstico da realidade escolar, das intervenções, do processo de avaliação e do plano tutorial; e estratégias, reflexões e teorias que se mostram coerentes com uma prática sensível e integradora, em educação. Sintetiza-se todos os conteúdos estudados durante o curso.
O Módulo de Práticas I é composto por 4 disciplinas que visam propiciar reflexões e vivências de atividades práticas subsidiadas de amplo conteúdo teórico.
-
I. Desenvolvimento Cognitivo
Como parte complementar aos estudos já realizados na disciplina teórica sobre o desenvolvimento cognitivo do ser humano segundo a epistemologia genética de Jean Piaget, teremos atividades práticas que consolidam a teoria e subsidiam ações concretas nas escolas.
-
II. Ambiente Cooperativo
Esta disciplina abrange o estudo das características de um ambiente sociomoral cooperativo, os procedimentos pedagógicos que o compõem e a influência desse tipo de ambiente para o desenvolvimento da autonomia moral do sujeito. Analisamos as experiências bem-sucedidas e suas tecnologias; o trabalho com a pedagogia de projetos; o gerenciamento de sala de aula e as relações interpessoais, assim como a autoridade do professor. Discutimos ainda a compreensão da importância das experiências vivenciadas neste ambiente para a formação sociomoral do sujeito.
-
III. Jogos para Expressão dos Sentimentos
Busca a compreensão, conhecer e aprimorar propostas com jogos que permitam a manifestação dos sentimentos como estratégias significativas para a formação da personalidade ética dos sujeitos. Criar estratégias que permitam a expressão dos sentimentos na escola, refletindo sobre a importância do limite à intimidade, discutir sobre a relevância das formas de autoavaliação como oportunidades de tomada de consciência e de falar de si
-
IV. Construção de Valores na Escola
Reflete sobre a construção de valores na escola e a interrelação com o ambiente sociomoral cooperativo. Apresenta atividades práticas para a construção de valores individuais (Projeto de Vida), em grupo e da escola.
O Módulo de Práticas II é composto por 4 disciplinas que visam propiciar reflexões e vivências de atividades práticas subsidiadas de amplo conteúdo teórico.
-
I. O trabalho com os Dilemas Morais, a Literatura, Música, Teatro e Filmes
Como parte complementar aos estudos já realizados na disciplina teórica sobre desenvolvimento moral, visa a reflexão e a vivência de práticas usando os dilemas morais, a literatura, a música, o teatro, atividades de role playing e filmes.
-
As Competências Socioemocionais
Estudos sobre a compreensão da definição de competências socioemocionais e sua relação com o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas para enfrentar o século XXI. Relacionando o desenvolvimento das CSE com a construção da personalidade ética e a promoção de um ambiente sociomoral cooperativo a partir de atividades práticas.
-
II. Mediação de Conflitos
Nesta disciplina, o foco dos estudos é sobre os conflitos entre poucos envolvidos, que pedem uma abordagem privada como, por exemplo, mediações sistematizadas e institucionais. Abordamos protocolos pós-conflito, em que as partes envolvidas, apoiadas por um mediador, têm a oportunidade de se expressarem e de escutarem umas às outras, além de reconhecerem suas escolhas e responsabilidades para chegarem a um acordo. Essas mediações têm como objetivo restaurar as relações de forma não punitiva, tendo como princípios norteadores o diálogo, a responsabilização pelas atitudes, a disponibilidade para ouvir e considerar as necessidades e os sentimentos envolvidos.
-
Assembleias Escolares
Analisamos o passo a passo para implantação das assembleias na escola como prática moral que sustenta o alicerce de um ambiente democrático, onde o diálogo e a cooperação são fundamentais. Há também a diferenciação entre as assembleias e os círculos restaurativos.
Os Seminários são organizados com temáticas específicas e com docentes com expertise na área, podem acontecer em um único encontro ou dois.
-
Temáticas:
I. Relações Interpessoais I (abertura)
II. Avaliação Formativa
III. Clima Escolar
IV. Direitos Humanos e Educação
V. Meio Ambiente, criança e consumo e as relações com a ética
VI. Práticas antirracistas
VII. As questões de gênero e a escola
VIII. Protagonismo Infantojuvenil: sistema de apoio entre pares
IX. Intervenção Sistêmica: alunos e turmas disruptivas
X. Relações Interpessoais II (encerramento)
construção de um ebook sobre Boas Práticas - realizado coletivamente – por turma.
Corpo docente
Depoimentos
Diários de aula, questionários, produção de podcasts e rubricas fazem parte do sistema de avaliação multifacetado e contextualizado, que nos permite não apenas absorver melhor os conteúdos como também reelaborar os conhecimentos adquiridos em suas especificidades.
Caterine Zapata Zilio Barros, aluna da quarta turma
Leia outros depoimentos aqui.