Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem - Vera Cruz

© 2023 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

  • Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem

Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem

EAD

Objetivo

Formar especialistas em alfabetização, tendo por fundamento a psicogênese da língua escrita, as práticas de linguagem e o modelo de ensino por resolução de problemas.

Público-alvo

Professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos, profissionais da Educação envolvidos na formação continuada de professores ou interessados em se aprofundar na formação inicial no Ensino Superior.

Pré-requisitos

Formação superior e aprovação no processo seletivo.

Duração

5 semestres, incluindo orientação e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.

Carga horária

360 horas

Modalidade

EaD – Aulas síncronas

Dias e horários

As aulas acontecem às quartas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Mensalidade

R$ 1.200,00

R$ 950,00 (com desconto de 20% para matrículas efetivadas até 18/02/2024)

O pagamento do curso é dividido em 30 parcelas fixas de mensalidade, sem reajustes.

Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.

Eventos

Assista a eventos promovidos pelo curso (aqui).

Processo seletivo

As incrições para o processo seletivo 2024 estão encerradas.

Disciplinas

  • Fundamentos teóricos da alfabetização

    Estudaremos os fundamentos epistemológicos, psicológicos e linguísticos que subjazem à revolução conceitual que afetou a alfabetização nos últimos 40 anos.
  • Teoria piagetiana e alfabetização

    A disciplina possibilitará aos alunos uma visão crítica dos processos de alfabetização, analisando as contribuições da teoria de Piaget para certa compreensão dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos da Educação Básica.

  • Linguística e alfabetização

    Refletiremos sobre os pressupostos teórico-metodológicos relacionados ao trabalho de Língua Portuguesa, de modo a oferecer aos estudantes subsídios para  a análise de sua ação educativa, tendo em vista uma atuação que considere as práticas de linguagem como conteúdo de ensino e de aprendizagem.
  • Didática do sistema de escrita – I

    Conversaremos sobre os  fundamentos da alfabetização psicogenética com ênfase na apropriação do sistema de escrita no marco das culturas do escrito. A disciplina contempla a análise de situações didáticas, considerando o papel ativo do/a aluno/a na construção do conhecimento e a importância da mediação planejada do/a professor/a.

  • Didática do sistema de escrita — II

    Analisaremos um corpo importante de comprovados conhecimentos didáticos para a prática alfabetizadora acerca das situações de ensino e aprendizagem de leitura e escrita pelos alunos. Intervenção docente, condições didáticas e modalidades organizativas são alguns dos conteúdos da disciplina.
  • Didática da linguagem escrita – I

    Trataremos da capacidade de os alunos atuarem como leitores e escritores mesmo antes de saberem ler e escrever convencionalmente. Com ênfase no pressuposto de que se aprende a linguagem escrita por meio da leitura feita pelo/a professor/a e pelos alunos, a disciplina oferece um repertório de situações que contemplam as diferentes modalidades didáticas do ensino da leitura.

  • Didática da linguagem escrita – II

    A disciplina discutirá o processo de produção de textos, considerando as principais operações nele envolvidas , as modalidades didáticas  e as principais condições para que os alunos produzam textos ajustados à situação comunicativa.

  • Estudos literários

    Aprimoraremos práticas de leitura de textos híbridos e analisaremos o livro infantil como objeto, discutindo a relação entre texto, imagem e diferentes acabamentos como forma de construção de sentido.

  • Didática do Ensino Superior

    Discutiremos a didática como articuladora de saberes teóricos e práticos necessários ao trabalho docente no Ensino Superior, mais especificamente em relação à formação voltada para a alfabetização, no contexto da contemporaneidade. A disciplina promoverá análise de situações práticas de Ensino Superior.

  • Metodologia de pesquisa e oficina de monografia

    Apresentaremos a natureza do processo de produção de conhecimento e algumas características fundamentais do conhecimento científico, discutiremos concepções de ciência e de método científico, bem como estudaremos diferentes metodologias de pesquisa.

     

  • Oficinas de orientação de pesquisa 1: Registro monográfico

    Serão trabalhados aspectos fundamentais para a escrita desse tipo de texto, como a estruturação da escrita científica e as partes que compõem a escrita monográfica, por meio de análise e autoavaliações textuais e discussões linguísticas fundamentais para a redação de um texto de qualidade.

  • Oficinas de orientação de pesquisa 2: Projeto de intervenção

    Serão contemplados, nessa oficina,  a criação, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção em uma escola da Educação Básica, tendo em vista contribuir para resolução de uma situação-problema identificada. O produto final corresponde a um relatório de experiência.

  • Oficina de orientação de pesquisa 3: Produção de material de formação

    Dirigida mais especificamente aos profissionais que atuam na formação de professores e de formadores , essa oficina propõe a análise e construção de materiais formativos, como projetos de formação, pautas, vídeos, protocolos de aula, instrumentos de avaliação, dentre outros.
  • Oficina de tematização da prática

    Trataremos das ideias e concepções teórico-metodológicas que orientam a prática pedagógica de todo/a professor/a por meio da estratégia da tematização, que permite ao sujeito distanciar-se da própria prática para observá-la como objeto de estudo e reflexão.

Corpo docente

  • Profa. Dra. Telma Weisz

    Supervisora

  • Profa. Ma. Cristiane Pelissari

    Coordenadora e professora

  • Profa. Ma. Marly Barbosa

    Coordenadora e professora

  • Profa. Mestranda Carla Tocchet

    Professora

  • Prof. Dr. Lino de Macedo

    Professor

  • Profa. Ma. Miruna Genoino

    Professora

  • Célia Prudêncio

    Professora

  • Giovana Zen

    Professora

  • Prof Ma. Shirley Goulart

    Professora

  • Lenice Bueno

    Professora

  • Felipe Bandoni

    Professor convidado

  • Prof. Dr. Me. Carlos Pires

    Professor convidado

  • Andréa Luize

    Professora convidada

Programa de bolsas

Temos um programa de bolsas com descontos de até 80%. Não perca essa oportunidade!

Clique aqui para saber mais.

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece