Objetivo
Formar especialistas em alfabetização, tendo por fundamento a psicogênese da língua escrita, as práticas de linguagem e o modelo de ensino por resolução de problemas.
Público-alvo
Professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos, profissionais da Educação envolvidos na formação continuada de professores ou interessados em se aprofundar na formação inicial no Ensino Superior.
Pré-requisitos
Formação superior e aprovação no processo seletivo.
Duração
4 semestres, incluindo orientação e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.
Carga horária
420 horas
Modalidade
EaD – Aulas síncronas
Dias e horários
Semanal
Quartas-feiras – das 19h às 22h
Sábados – 9h às 12h
Mensalidade
R$ 1140,00
O pagamento do curso é dividido em 24 parcelas fixas de mensalidade, sem reajustes.
Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.
Eventos
Assista a eventos promovidos pelo curso (aqui).
Processo seletivo
Quer fazer parte da turma 2023?
Disciplinas
-
Fundamentos teóricos da alfabetização
Estudaremos os fundamentos epistemológicos, psicológicos e linguísticos que subjazem à revolução conceitual que afetou a alfabetização nos últimos 40 anos. -
Teoria piagetiana e alfabetização
A disciplina possibilitará aos alunos uma visão crítica dos processos de alfabetização, analisando as contribuições da teoria de Piaget para certa compreensão dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos da Educação Básica.
-
Linguística e alfabetização
Refletiremos sobre os pressupostos teórico-metodológicos relacionados ao trabalho de Língua Portuguesa, de modo a oferecer aos estudantes subsídios para a análise de sua ação educativa, tendo em vista uma atuação que considere as práticas de linguagem como conteúdo de ensino e de aprendizagem. -
Didática do sistema de escrita – I
Conversaremos sobre os fundamentos da alfabetização psicogenética com ênfase na apropriação do sistema de escrita no marco das culturas do escrito. A disciplina contempla a análise de situações didáticas, considerando o papel ativo do/a aluno/a na construção do conhecimento e a importância da mediação planejada do/a professor/a.
-
Didática do sistema de escrita — II
Analisaremos um corpo importante de comprovados conhecimentos didáticos para a prática alfabetizadora acerca das situações de ensino e aprendizagem de leitura e escrita pelos alunos. Intervenção docente, condições didáticas e modalidades organizativas são alguns dos conteúdos da disciplina. -
Didática da linguagem escrita – I
Trataremos da capacidade de os alunos atuarem como leitores e escritores mesmo antes de saberem ler e escrever convencionalmente. Com ênfase no pressuposto de que se aprende a linguagem escrita por meio da leitura feita pelo/a professor/a e pelos alunos, a disciplina oferece um repertório de situações que contemplam as diferentes modalidades didáticas do ensino da leitura.
-
Didática da linguagem escrita – II
A disciplina discutirá o processo de produção de textos, considerando as principais operações nele envolvidas , as modalidades didáticas e as principais condições para que os alunos produzam textos ajustados à situação comunicativa.
-
Estudos literários
Aprimoraremos práticas de leitura de textos híbridos e analisaremos o livro infantil como objeto, discutindo a relação entre texto, imagem e diferentes acabamentos como forma de construção de sentido.
-
Didática do Ensino Superior
Discutiremos a didática como articuladora de saberes teóricos e práticos necessários ao trabalho docente no Ensino Superior, mais especificamente em relação à formação voltada para a alfabetização, no contexto da contemporaneidade. A disciplina promoverá análise de situações práticas de Ensino Superior.
-
Metodologia de pesquisa e oficina de monografia
Apresentaremos a natureza do processo de produção de conhecimento e algumas características fundamentais do conhecimento científico, discutiremos concepções de ciência e de método científico, bem como estudaremos diferentes metodologias de pesquisa. -
Minicurso: A sala de aula da EJA: outros sujeitos, outras didáticas
Discutiremos aspectos relacionados à didática do trabalho na EJA, por meio da análise de materiais didáticos, situações de sala de aula e reflexões sobre a mediação do/a professor/a.
Norteados pelo direito à educação, discutiremos sobre como as temáticas das aulas e as estratégias dos professores podem afastar ou encantar estudantes jovens e adultos.
-
Minicurso: Multiletramentos e alfabetização
Trataremos, no contexto do processo de alfabetização, das práticas de uso da língua que, cada vez mais, se caracterizam pela diversidade de linguagens e mídias e culturas, que se articulam para produzir sentidos.
-
Oficinas de orientação de pesquisa 1: Registro monográfico
Serão trabalhados aspectos fundamentais para a escrita desse tipo de texto, como a estruturação da escrita científica e as partes que compõem a escrita monográfica, por meio de análise e autoavaliações textuais e discussões linguísticas fundamentais para a redação de um texto de qualidade.
-
Oficinas de orientação de pesquisa 2: Projeto de intervenção
Serão contemplados, nessa oficina, a criação, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção em uma escola da Educação Básica, tendo em vista contribuir para resolução de uma situação-problema identificada. O produto final corresponde a um relatório de experiência.
-
Oficina de orientação de pesquisa 3: Produção de material de formação
Dirigida mais especificamente aos profissionais que atuam na formação de professores e de formadores , essa oficina propõe a análise e construção de materiais formativos, como projetos de formação, pautas, vídeos, protocolos de aula, instrumentos de avaliação, dentre outros. -
Oficina de tematização da prática
Trataremos das ideias e concepções teórico-metodológicas que orientam a prática pedagógica de todo/a professor/a por meio da estratégia da tematização, que permite ao sujeito distanciar-se da própria prática para observá-la como objeto de estudo e reflexão.