Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem – Vera Cruz

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  • Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem

Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem

EAD

Objetivo

Formar especialistas em alfabetização, tendo por fundamento a psicogênese da língua escrita, as práticas de linguagem, a educação para a equidade racial e o modelo de ensino por resolução de problemas.

Público-alvo

Professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos, profissionais da Educação envolvidos na formação continuada de professores, gestores e formadores ou interessados em se aprofundar na formação inicial no Ensino Superior.

Pré-requisitos

Formação superior e aprovação no processo seletivo.

Duração

5 semestres, incluindo orientação e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.

Carga horária

390 horas

Modalidade

EaD – Aulas síncronas

Dias e horários

As aulas acontecem às quartas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Início das aulas na 3ª semana de março de 2025.

Mensalidade

R$ 1.160,00 com desconto de 20% para matrículas até dia 31/01/2025

ou

R$1.450,00

 

O pagamento do curso é dividido em 30 parcelas fixas de mensalidade, sem reajustes. 

Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.

Eventos

Assista a eventos promovidos pelo curso (aqui).

Processo seletivo

Faça parte da turma 2025

Disciplinas

  • Fundamentos teóricos da alfabetização

    Estudaremos os fundamentos epistemológicos, psicológicos e linguísticos que subjazem à revolução conceitual que afetou a alfabetização nos últimos 40 anos.
  • Teoria piagetiana e alfabetização

    A disciplina possibilitará aos alunos uma visão crítica dos processos de alfabetização, analisando as contribuições da teoria de Piaget para certa compreensão dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos da Educação Básica.

  • Linguística e alfabetização

    Refletiremos sobre os pressupostos teórico-metodológicos relacionados ao trabalho de Língua Portuguesa, de modo a oferecer aos estudantes subsídios para  a análise de sua ação educativa, tendo em vista uma atuação que considere as práticas de linguagem como conteúdo de ensino e de aprendizagem.
  • Cultura escrita e a didática do sistema de escrita I

    Abordaremos a capacidade de os alunos atuarem como leitores e escritores mesmo antes de saberem ler e escrever convencionalmente. Com ênfase no pressuposto que se aprende a linguagem escrita por meio da leitura pelo professor e pelo aluno, a disciplina oferece um repertório de situações contemplando as diferentes modalidades didáticas do ensino da leitura.

  • Cultura escrita e a didática do sistema de escrita II

    Analisaremos um corpo importante de comprovados conhecimentos didáticos para a prática alfabetizadora acerca das situações de ensino e aprendizagem de leitura e escrita pelo aluno. Intervenção docente, condições didáticas, modalidades organizativas são alguns dos conteúdos da disciplina.

  • Cultura escrita e a didática da linguagem escrita I

    Abordaremos a capacidade de os alunos atuarem como leitores e escritores mesmo antes de saberem ler e escrever convencionalmente. Com ênfase no pressuposto que se aprende a linguagem escrita por meio da leitura pelo professor e pelo aluno, a disciplina oferece um repertório de situações contemplando as diferentes modalidades didáticas do ensino da leitura.
  • Seminários ERER - Educação para as Relações Étnico-raciais

    Fundamentados nas diretrizes nacionais para a educação étnico racial, nas legislações 10.639/2003 e 11645/ 2008 na produção de intelectuais negros e indígenas, os Seminários de Educação para as  Relações Étnico-raciais (ERER) pretendem formar especialistas em alfabetização sensíveis à diversidade cultural, linguística e social existente no Brasil, capazes de promover uma pedagogia do letramento racial, com conhecimento suficiente para mediar relações entre  pessoas de diferentes pertencimentos no âmbito da alfabetização de crianças, jovens e adultos respeitando todas as crianças em suas potencialidades.

  • Cultura escrita e a didática da linguagem escrita II

    A disciplina discute o processo de produção de textos considerando as principais operações nele envolvidas, as modalidades didáticas  e as principais condições para que os alunos produzam textos ajustados à situação comunicativa.

  • Metodologia de pesquisa

    Apresentaremos a natureza do processo de produção de conhecimento, algumas características fundamentais do conhecimento científico; discutiremos concepções de ciência, de método científico e conheceremos diferentes metodologias de pesquisa.

  • Estudos literários

    Aprimoraremos práticas de leitura de textos híbridos e analisaremos o livro infantil como objeto, discutindo a relação entre texto, imagem e diferentes acabamentos como forma de construção de sentido.

  • Didática do Ensino Superior

    Discutiremos a didática como articuladora de saberes teóricos e práticos necessários ao trabalho docente no Ensino Superior, mais especificamente em relação à formação voltada para a alfabetização, no contexto da contemporaneidade. A disciplina promoverá análise de situações práticas de Ensino Superior.

  • Oficina de tematização da prática

    Trataremos das ideias e concepções teórico-metodológicas que orientam a prática pedagógica de todo/a professor/a por meio da estratégia da tematização, que permite ao sujeito distanciar-se da própria prática para observá-la como objeto de estudo e reflexão.
  • Oficinas de orientação de pesquisa 1: Registro monográfico

    Na disciplina “Oficina de monografia” serão trabalhados aspectos fundamentais para a escrita deste tipo de texto, como a estruturação da escrita científica e as partes que compõem a escrita monográfica, por meio de análise de textos, autoavaliações de escritas realizadas e discussões linguísticas fundamentais para a escrita de um texto de qualidade.

  • Oficinas de orientação de pesquisa 2: Projeto de intervenção

    A oficina contempla a criação, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção em uma escola da educação básica, tendo em vista contribuir para resolução de uma situação problema identificada. O produto final corresponde a um relatório de experiência.

  • Oficina de orientação de pesquisa 3: Produção de material de formação

    Essa oficina – mais dirigida aos profissionais que atuam na formação de professores e de formadores – propõe a análise e construção de materiais formativos como projetos de formação, pautas, vídeos, protocolos de aula, instrumentos de avaliação entre outros.

Corpo docente

  • Profa. Dra. Telma Weisz

    Supervisora

  • Profa. Ma. Cristiane Pelissari

    Coordenadora e professora

  • Profa. Ma. Marly Barbosa

    Coordenadora e professora

  • Profa. Ma. Carla Tocchet

    Professora

  • Profa. Ma. Célia Prudêncio

    Professora

  • Profa. Dra. Cristiane Tavares

    Professora

  • Prof. David Popygua

    Professor

  • Profa. Dra. Elaine Vidal

    Professora

  • Profa. Dra. Giovana Zen

    Professora

  • Profa. Dra. Lisangela Kati do Nascimento

    Professora

  • Profa. Ma. Miruna Genoino

    Professora

  • Profa. Ma. Neide Almeida

    Professora

  • Prof. Dr. Lino de Macedo

    Professor

  • Profa. Ma. Priscila de Giovani

    Professora

  • Prof Ma. Shirley Goulart

    Professora

  • Profa. Ma. Priscila Sbizera

    professora

  • Profa. Dra.Renata Frauendorf

    Professora

  • Profa. Ma. Andréa Luize

    Professora convidada

  • Prof. Dr. Me. Carlos Pires

    Professor convidado

  • Profa. Dra. Gabriela Hoz

    Professora convidada

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