Objetivo
Formar especialistas em alfabetização, tendo por fundamento a psicogênese da língua escrita, as práticas de linguagem, a educação para a equidade racial e o modelo de ensino por resolução de problemas.
Público-alvo
Professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos, profissionais da Educação envolvidos na formação continuada de professores, gestores e formadores ou interessados em se aprofundar na formação inicial no Ensino Superior.
Pré-requisitos
Formação superior e aprovação no processo seletivo.
Duração
5 semestres, incluindo orientação e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.
Carga horária
390 horas
Modalidade
EaD – Aulas síncronas
Dias e horários
As aulas acontecem às quartas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Início das aulas na 3ª semana de março de 2025.
Mensalidade
R$ 1.160,00 com desconto de 20% para matrículas até dia 31/01/2025
ou
R$1.450,00
O pagamento do curso é dividido em 30 parcelas fixas de mensalidade, sem reajustes.
Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.
Eventos
Assista a eventos promovidos pelo curso (aqui).
Processo seletivo
Faça parte da turma 2025
Disciplinas
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Fundamentos teóricos da alfabetização
Estudaremos os fundamentos epistemológicos, psicológicos e linguísticos que subjazem à revolução conceitual que afetou a alfabetização nos últimos 40 anos. -
Teoria piagetiana e alfabetização
A disciplina possibilitará aos alunos uma visão crítica dos processos de alfabetização, analisando as contribuições da teoria de Piaget para certa compreensão dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos da Educação Básica.
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Linguística e alfabetização
Refletiremos sobre os pressupostos teórico-metodológicos relacionados ao trabalho de Língua Portuguesa, de modo a oferecer aos estudantes subsídios para a análise de sua ação educativa, tendo em vista uma atuação que considere as práticas de linguagem como conteúdo de ensino e de aprendizagem. -
Cultura escrita e a didática do sistema de escrita I
Abordaremos a capacidade de os alunos atuarem como leitores e escritores mesmo antes de saberem ler e escrever convencionalmente. Com ênfase no pressuposto que se aprende a linguagem escrita por meio da leitura pelo professor e pelo aluno, a disciplina oferece um repertório de situações contemplando as diferentes modalidades didáticas do ensino da leitura.
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Cultura escrita e a didática do sistema de escrita II
Analisaremos um corpo importante de comprovados conhecimentos didáticos para a prática alfabetizadora acerca das situações de ensino e aprendizagem de leitura e escrita pelo aluno. Intervenção docente, condições didáticas, modalidades organizativas são alguns dos conteúdos da disciplina.
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Cultura escrita e a didática da linguagem escrita I
Abordaremos a capacidade de os alunos atuarem como leitores e escritores mesmo antes de saberem ler e escrever convencionalmente. Com ênfase no pressuposto que se aprende a linguagem escrita por meio da leitura pelo professor e pelo aluno, a disciplina oferece um repertório de situações contemplando as diferentes modalidades didáticas do ensino da leitura. -
Seminários ERER - Educação para as Relações Étnico-raciais
Fundamentados nas diretrizes nacionais para a educação étnico racial, nas legislações 10.639/2003 e 11645/ 2008 na produção de intelectuais negros e indígenas, os Seminários de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER) pretendem formar especialistas em alfabetização sensíveis à diversidade cultural, linguística e social existente no Brasil, capazes de promover uma pedagogia do letramento racial, com conhecimento suficiente para mediar relações entre pessoas de diferentes pertencimentos no âmbito da alfabetização de crianças, jovens e adultos respeitando todas as crianças em suas potencialidades.
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Cultura escrita e a didática da linguagem escrita II
A disciplina discute o processo de produção de textos considerando as principais operações nele envolvidas, as modalidades didáticas e as principais condições para que os alunos produzam textos ajustados à situação comunicativa.
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Metodologia de pesquisa
Apresentaremos a natureza do processo de produção de conhecimento, algumas características fundamentais do conhecimento científico; discutiremos concepções de ciência, de método científico e conheceremos diferentes metodologias de pesquisa.
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Estudos literários
Aprimoraremos práticas de leitura de textos híbridos e analisaremos o livro infantil como objeto, discutindo a relação entre texto, imagem e diferentes acabamentos como forma de construção de sentido.
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Didática do Ensino Superior
Discutiremos a didática como articuladora de saberes teóricos e práticos necessários ao trabalho docente no Ensino Superior, mais especificamente em relação à formação voltada para a alfabetização, no contexto da contemporaneidade. A disciplina promoverá análise de situações práticas de Ensino Superior.
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Oficina de tematização da prática
Trataremos das ideias e concepções teórico-metodológicas que orientam a prática pedagógica de todo/a professor/a por meio da estratégia da tematização, que permite ao sujeito distanciar-se da própria prática para observá-la como objeto de estudo e reflexão. -
Oficinas de orientação de pesquisa 1: Registro monográfico
Na disciplina “Oficina de monografia” serão trabalhados aspectos fundamentais para a escrita deste tipo de texto, como a estruturação da escrita científica e as partes que compõem a escrita monográfica, por meio de análise de textos, autoavaliações de escritas realizadas e discussões linguísticas fundamentais para a escrita de um texto de qualidade.
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Oficinas de orientação de pesquisa 2: Projeto de intervenção
A oficina contempla a criação, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção em uma escola da educação básica, tendo em vista contribuir para resolução de uma situação problema identificada. O produto final corresponde a um relatório de experiência.
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Oficina de orientação de pesquisa 3: Produção de material de formação
Essa oficina – mais dirigida aos profissionais que atuam na formação de professores e de formadores – propõe a análise e construção de materiais formativos como projetos de formação, pautas, vídeos, protocolos de aula, instrumentos de avaliação entre outros.
Corpo docente
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Profa. Dra. Gabriela Hoz
Professora convidada