Objetivo
Formar especialistas aptos a identificarem e intervirem em problemas de convivência e atuarem na construção de um clima escolar positivo, que favoreça o desenvolvimento sociomoral e socioemocional da criança e do adolescente, numa perspectiva construtivista.
Público-alvo
Gestores escolares (diretores, coordenadores e orientadores educacionais), professores graduados em nível superior que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e demais interessados pelo tema.
Pré-requisitos
Formação superior e aprovação no processo seletivo.
Duração
5 semestres
Carga horária
1. Aulas síncronas (semanais)
Carga Horária: 3h/a
Atividades assíncronas (semanais)
Carga horária semanal: 1h/a
Carga horária total (semanal): 4h/a
2. Módulo presencial de Práticas (distribuídas em 4 dias de aulas presenciais no final de julho de cada ano do curso)
Carga horária Presencial: 24h/a
Carga horária atividades assíncronas: 16h/a
Carga horária total: 40h/a
Modalidade
Híbrido
Eventos
Assista a eventos promovidos pelo curso (aqui).
Dias e horários
Aulas síncronas semanais às quintas-feiras, das 19h30 às 22h00
Aulas Presenciais em 2 Módulos de Práticas:
Módulo I – Início de julho de 2025 – Ano 01 (4 dias)
Módulo II – Início de julho de 2026 – Ano 02 (4 dias)
Horário: das 9h às 11h30 – das 13h30 às 16h00
Mensalidade em 2025
R$ 850,00
O pagamento do curso é dividido em 30 parcelas fixas de mensalidade, sem reajustes.
Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.
Processo seletivo
Faça parte da turma de 2025:
Grade Curricular
As disciplinas síncronas são organizadas em 4 ou 7 encontros – uma vez por semana – das 19h30 às 22h – mais atividades assíncronas na plataforma.
-
I. Desenvolvimento Cognitivo
A disciplina estuda sobre o desenvolvimento cognitivo do ser humano segundo a epistemologia genética de Jean Piaget, além de refletir sobre como esse processo se articula com o desenvolvimento moral. Analisamos os diferentes modelos pedagógicos e suas consequências para o desenvolvimento do ser humano, assim como o ambiente escolar.
-
II. Desenvolvimento Moral
Tratamos aqui sobre os fundamentos da teoria construtivista piagetiana com enfoque no desenvolvimento da moralidade infantil e as características da criança e do adolescente. A disciplina tem como temas de estudo: as tendências morais e o processo de desenvolvimento; as relações de respeito unilateral e mútuo; a evolução da noção de justiça e de regras; os estágios do desenvolvimento moral; a interface entre a moralidade, a cognição e a afetividade; a construção da personalidade ética; os processos de autorregulação; vergonha e culpa; as dimensões da instituição educativa e o trabalho com o desenvolvimento moral. Analisamos também a importância de um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento da autonomia nas diversas dimensões da instituição educativa com auxílio de dilemas morais.
-
III. Comunicação Construtiva
A disciplina aborda os estudos e a influência de uma linguagem construtiva na relação professor-aluno; aluno-aluno; gestão-docentes e escola-família. Analisamos também como a compreensão sobre os tipos de linguagem utilizada na relação com o sujeito influencia na construção de uma autoimagem positiva. Além disso, debatemos os tipos de mensagem que, geralmente, se estabelecem nas relações interpessoais e as técnicas da linguagem descritiva (mensagem-eu e escuta ativa); bem como o reconhecimento da importância do elogio descritivo, as consequências do elogio valorativo e a assertividade em uma comunicação construtiva.
-
IV. Desenvolvimento Afetivo
A disciplina apresenta os aspectos que compõem a natureza afetiva do psiquismo humano em sua gênese. Tais características participam da construção da identidade à luz da teoria piagetiana e das teorias da Psicologia para a compreensão da dimensão afetiva da moral e que a distinguem como “ética”. Também analisamos as relações entre inteligência e afetividade; os estágios do desenvolvimento afetivo; os sentimentos que participam da construção da personalidade ética e o trabalho com afetividade na escola.
-
V. Os Conflitos Interpessoais
Nesta disciplina, analisamos os conflitos interpessoais na escola, em uma perspectiva construtivista, e procedimentos de resolução de conflitos empregados pela escola autocrática e democrática, bem como suas consequências na formação sociomoral das crianças e adolescentes. Discutimos também a gênese dos conflitos entre crianças e adolescentes e suas causas e estratégias. Assim como, a discussão de conflitos hipotéticos e suas finalizações.
-
VI. Regras Na de Da Escola
Tematizamos aqui a necessidade de normas e os procedimentos de legitimação que devem preservar e propiciar, ao sujeito, o respeito por si próprio e pelo outro; o processo de legitimação e obediência às normas; os princípios norteadores para a formulação de regras; as regras não negociáveis e as regras negociáveis, bem como a necessidade de coerência e regularidade. Há também a conceituação sobre Círculos Restaurativos como uma prática moral.
-
VII. Problemas de Convivência: indisciplina, incivilidade, transgressão, bullying e outras violências
Nesta disciplina, refletimos sobre as manifestações perturbadoras no ambiente escolar e discussões sobre conceitos, como indisciplina (ruptura do contrato pedagógico), incivilidade (provocação e reação ao comportamento perturbador) e transgressão (descumprimento das regras escolares). Esclarecemos, ainda, questões sobre manifestações agressivas, a violência e suas dimensões psicológicas e a violência provocada pelo fenômeno do bullying, suas características, intervenções durante e após agressões.
-
VIII. Relação Família-Escola
Nesta disciplina, tratamos da parceria entre a escola e a família e do processo de construção da autonomia intelectual e moral dos alunos. Reflexões e análises acerca das diferentes contribuições da família e da escola na formação da personalidade ética. Estudos sobre as características das famílias na atualidade, que visam propiciar a compreensão da importância das experiências vivenciadas no ambiente familiar para a formação sociomoral do sujeito. Além disso, analisamos as dificuldades encontradas pelo educador na construção da parceria com a família e os procedimentos pedagógicos coerentes com a construção dessa coparticipação. As estratégias de intervenção eficazes para a superação de problemas e o trabalho com as práticas que aproximam ou afastam as famílias do ambiente escolar.
-
IX. Convivência On-line e as Agressões Virtuais
Nesta disciplina, estudos sobre os riscos decorrentes do uso da internet e as manifestações violentas no ciberespaço, tais como: sexting, linchamento, cyberassédio, cyberbullying, stalking, trolagem, “vingança pornô”, pedofilia e shaming. Também analisamos o trabalho com a educação digital e estratégias para prevenção desse tipo de agressão; conteúdos programáticos, como segurança, privacidade, vício em internet, perda de controle e manipulação do conteúdo online e consequências do mau uso da internet e das ações no meio virtual etc. E o trabalho de atuação com o Método de Preocupação Compartilhada em casos de bullying e cyberbullying.
-
X. Gestão Cooperativa e Plano de Convivência
Nesta disciplina, destaca-se a importância da gestão cooperativa na escola, a importância da via institucional que aciona a construção de uma convivência ética na escola; como elaborar um plano de convivência, do diagnóstico da realidade escolar, das intervenções, do processo de avaliação e do plano tutorial; e estratégias, reflexões e teorias que se mostram coerentes com uma prática sensível e integradora, em educação. Sintetiza-se todos os conteúdos estudados durante o curso.
O Módulo de Práticas I é composto por 4 disciplinas que visam propiciar reflexões e vivências de atividades práticas subsidiadas de amplo conteúdo teórico.
-
I. Desenvolvimento Cognitivo
Como parte complementar aos estudos já realizados na disciplina teórica sobre o desenvolvimento cognitivo do ser humano segundo a epistemologia genética de Jean Piaget, teremos atividades práticas que consolidam a teoria e subsidiam ações concretas nas escolas.
-
II. Ambiente Cooperativo
Esta disciplina abrange o estudo das características de um ambiente sociomoral cooperativo, os procedimentos pedagógicos que o compõem e a influência desse tipo de ambiente para o desenvolvimento da autonomia moral do sujeito. Analisamos as experiências bem-sucedidas e suas tecnologias; o trabalho com a pedagogia de projetos; o gerenciamento de sala de aula e as relações interpessoais, assim como a autoridade do professor. Discutimos ainda a compreensão da importância das experiências vivenciadas neste ambiente para a formação sociomoral do sujeito.
-
III. Jogos para Expressão dos Sentimentos
Busca a compreensão, conhecer e aprimorar propostas com jogos que permitam a manifestação dos sentimentos como estratégias significativas para a formação da personalidade ética dos sujeitos. Criar estratégias que permitam a expressão dos sentimentos na escola, refletindo sobre a importância do limite à intimidade, discutir sobre a relevância das formas de autoavaliação como oportunidades de tomada de consciência e de falar de si
-
IV. Construção de Valores na Escola
Reflete sobre a construção de valores na escola e a interrelação com o ambiente sociomoral cooperativo. Apresenta atividades práticas para a construção de valores individuais (Projeto de Vida), em grupo e da escola.
O Módulo de Práticas II é composto por 4 disciplinas que visam propiciar reflexões e vivências de atividades práticas subsidiadas de amplo conteúdo teórico.
-
I. O trabalho com os Dilemas Morais, a Literatura, Música, Teatro e Filmes
Como parte complementar aos estudos já realizados na disciplina teórica sobre desenvolvimento moral, visa a reflexão e a vivência de práticas usando os dilemas morais, a literatura, a música, o teatro, atividades de role playing e filmes.
-
As Competências Socioemocionais
Estudos sobre a compreensão da definição de competências socioemocionais e sua relação com o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas para enfrentar o século XXI. Relacionando o desenvolvimento das CSE com a construção da personalidade ética e a promoção de um ambiente sociomoral cooperativo a partir de atividades práticas.
-
II. Mediação de Conflitos
Nesta disciplina, o foco dos estudos é sobre os conflitos entre poucos envolvidos, que pedem uma abordagem privada como, por exemplo, mediações sistematizadas e institucionais. Abordamos protocolos pós-conflito, em que as partes envolvidas, apoiadas por um mediador, têm a oportunidade de se expressarem e de escutarem umas às outras, além de reconhecerem suas escolhas e responsabilidades para chegarem a um acordo. Essas mediações têm como objetivo restaurar as relações de forma não punitiva, tendo como princípios norteadores o diálogo, a responsabilização pelas atitudes, a disponibilidade para ouvir e considerar as necessidades e os sentimentos envolvidos.
-
Assembleias Escolares
Analisamos o passo a passo para implantação das assembleias na escola como prática moral que sustenta o alicerce de um ambiente democrático, onde o diálogo e a cooperação são fundamentais. Há também a diferenciação entre as assembleias e os círculos restaurativos.
Os Seminários são organizados com temáticas específicas e com docentes com expertise na área, podem acontecer em um único encontro ou dois.
-
Temáticas:
I. Relações Interpessoais I (abertura)
II. Avaliação Formativa
III. Clima Escolar
IV. Direitos Humanos e Educação
V. Meio Ambiente, criança e consumo e as relações com a ética
VI. Práticas antirracistas
VII. As questões de gênero e a escola
VIII. Protagonismo Infantojuvenil: sistema de apoio entre pares
IX. Intervenção Sistêmica: alunos e turmas disruptivas
X. Relações Interpessoais II (encerramento)
produção de um artigo com relato de uma prática e em grupo.
Corpo docente
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Ma. Simone Gomes de Melo
Professora
-
-
-
-
-
-
-
-
Depoimentos
Diários de aula, questionários, produção de podcasts e rubricas fazem parte do sistema de avaliação multifacetado e contextualizado, que nos permite não apenas absorver melhor os conteúdos como também reelaborar os conhecimentos adquiridos em suas especificidades.
Caterine Zapata Zilio Barros, aluna da quarta turma
Leia outros depoimentos aqui.