Assessoria

Apresentação

Desde 1984, o núcleo de Assessoria presta serviços a instituições de ensino públicas e privadas e a organizações não governamentais de São Paulo e de outros estados no intuito de contribuir para a qualificação da educação.

São elementos norteadores do trabalho a postura crítico-reflexiva na atuação profissional, a consideração pela singularidade dos percursos e saberes que esses profissionais e instituições já têm constituídos, a valorização do professor como sujeito comprometido com a pesquisa e a inovação, condição de aperfeiçoamento pessoal – profissional.

Uma instituição educacional pode se constituir num espaço privilegiado de formação e desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo em que se constitui como uma organização que aprende e constrói a competência de educar. É nisto que acredita a Assessoria Vera Cruz.

 

Serviços

Na elaboração de novos projetos de assessoria, consideramos cada instituição educacional em suas especificidades como ponto de partida e de chegada para o trabalho. Por essa razão, o primeiro passo é a aproximação e o reconhecimento inicial entre as duas instituições, por meio de uma análise criteriosa das demandas apresentadas e da possibilidades de colocarmos em prática projetos de formação, seja no âmbito da gestão (coordenação e direção), seja no âmbito da equipe docente.

A partir do início do projeto, assumimos o compromisso de promover a autonomia dos educadores e institucionalizar as proposições e práticas, frutos dos processos de mudança.

Diferentes ações poderão ser encaminhadas, a depender do caminho proposto pelo projeto:

1. Formação de equipe de professores

Oferecemos acesso a referenciais teóricos e estimulamos a vinculação da teoria à prática em temas relativos à didática geral e/ou específica das áreas de conhecimento, oferecendo acesso a referenciais teóricos e exercitando sua vinculação com a prática.

Um aspecto atual e importante dessa formação está no conhecimento sobre o que apresenta a Base Nacional Comum Curricular em seus diferentes âmbitos e para os diferentes segmentos.

Dentre as estratégias para isso estão a oferta de cursos, oficinas e palestras que podem ser planejados especificamente e realizados na unidade escolar, e ainda a utilização do material didático da Escola Vera Cruz (de 3º a 9º ano).

2. Assessoria à equipe de gestores pedagógicos

A assessoria oferece possibilidades para a qualificação do gerenciamento de projetos de revisão e atualização curricular e processos de formação continuada.

3. Assessoria à equipe dirigente

A assessoria à equipe dirigente da instituição possibilita a organização de uma estrutura pedagógico-administrativa que viabilize o projeto institucional.

 

Equipe

Coordenação
Andréa Luize

 

 

Projetos em andamento

Escolas:

Aviva – São Paulo/SP

be.Living – São Paulo/SP

CEAD – Arraial d’Ajuda/BA

Coopeducar – Venda Nova do Imigrante/ES