Processo seletivo
Faça parte da turma 2026
Pré-requisitos
Formação superior em qualquer área de estudos e aprovação no processo seletivo. Embora recomendável, não é obrigatório ter participado de oficinas de escrita de roteiro previamente.
Alunos egressos do Instituto Vera Cruz poderão se inscrever sem a necessidade de processo seletivo e terão 15% de desconto nas mensalidades ao longo do curso.
Duração
4 semestres
Carga horária
363 horas
Dias e horários
No 1º bimestre: aulas às terças e quintas-feiras, das 19h00 às 22h00.
Nos bimestres seguintes: aulas às quintas-feiras, das 19h00 às 22h00.
Eventos promovidos pelo curso podem ser marcados em outros dias ou finais de semana.
Mensalidade
R$ 1.550,00
O pagamento do curso é dividido em 24 parcelas mensais iguais.
Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.
Eventos
A pós-graduação Formação de Escritores promove eventos ao longo do ano. Alguns são abertos ao público, como o ciclo “Conferência Vera Cruz Sobre Escrita”, e outros são exclusivos para alunos e ex-alunos, como os encontros com editores, escritores, agentes literários, roteiristas, diretores, atores. Esses encontros são momentos privilegiados que aprofundam o debate sobre questões contemporâneas relevantes e aproximam nossos alunos do mercado brasileiro. Conheça alguns dos eventos promovidos pelo curso recentemente.
Sobre
A exemplo de universidades estrangeiras importantes que fundaram cursos de escrita criativa ao longo das últimas décadas, acreditamos que uma base acadêmica rica nessa área é o melhor caminho para se construir uma carreira consistente como roteirista.
Para o pós-graduando, o desafio é constante, na busca da autoria, de estilo, ritmo e de um projeto próprios. Em dois anos intensos, é possível percorrer atalhos e abrir trilhas que permitem que os alunos e alunas encontrem respostas e antevejam os roteiristas que pretendem ser.
O Instituto Vera Cruz é membro da Associação Europeia de Programas de Escrita Criativa (EACWP)
Programa do curso de ROTEIRO para cinema e TV
O mercado para a criação de narrativas audiovisuais está em ampla expansão no Brasil, um dos países que mais assiste a produtos audiovisuais no mundo. Por meio da TV aberta, TV por assinatura, streaming e internet, milhões de brasileiros são levados a consumir imagens, sons e histórias todos os ⁹dias. Além disso, o streaming aumentou o acesso para que filmes e séries atravessem fronteiras e, desse modo, popularizou o contato do público internacional com obras nacionais. Por meio de histórias autênticas, culturais e brasileiras, nossos filmes voltaram a chamar atenção no exterior e conquistaram prêmios em grandes festivais internacionais.
Participar desse universo competitivo e restrito exige uma formação consistente em escrita de roteiro, além de experiência nos processos que envolvem a produção e a aprovação de um roteiro audiovisual.
Milhares de roteiros de longas-metragens, curtas, telenovelas e séries são escritos por autores espalhados pelo país todos os anos e somente uma parcela pequena deles chega a ser produzida e alcança as telas. Em boa parte isso se deve às especificidades do mercado audiovisual. Mas outra boa parte está relacionada ao domínio técnico exigido para a composição de um roteiro.
A pós-graduação Formação de Escritores: Roteiro para Cinema e TV se dedica a criar oportunidades para que cada participante possa construir estruturas dramatúrgicas, identificar o uso da técnica e de teorias narrativas no storytelling, além de conhecer os métodos e princípios para a construção de uma obra audiovisual. Desse modo, pode criar um conteúdo próprio e original e, ao mesmo tempo, estar apto para contribuir em processos como colaborador.
Durante os encontros da pós-graduação, os roteiristas exercitam com intensidade a leitura de textos dramáticos e de roteiros audiovisuais com o propósito de perceber a arquitetura das obras, a construção de personagens e a criação de diálogos eficazes, além de aprofundar o contato com a cultura audiovisual e a indústria do cinema. Por meio da escrita e da análise do roteiro escrito, estudamos as mutações que a história sofre desde a sua criação no papel até a sua realização na tela. E também como as obras dialogam com outros projetos estéticos.
Escritores escrevem. Roteiristas, além de escrever, discutem bastante também. Por isso, na pós-graduação, além da leitura dos roteiros realizada por professores experientes – também roteiristas da área audiovisual e com formações plurais –, recriamos a dinâmica das “salas de roteiro”. Essa produção se dá em oficinas estruturadas para desenvolver projetos diversos de escrita, como longas-metragens, curtas, séries ou minisséries, com ênfase no planejamento de sua arquitetura, no estudo da estrutura narrativa, das sequências e da cena e a sua relação com os componentes da trama, a criação dos personagens, os diferentes pontos de vista, a perspectiva do protagonista, o planejamento para a escrita da “bíblia” do projeto, a sinopse, o argumento, a escaleta, o arco da temporada, entre outros aspectos da construção de uma obra audiovisual.
A somatória dessas experiências vividas resulta na criação de um portfólio de qualidade e em um trabalho final. Os roteiristas planejam e escrevem o argumento e o roteiro de um longa-metragem, ou uma bíblia de série de TV, isto é, o primeiro episódio de uma série, com o argumento e as sinopses de cada episódio da temporada.
Estrutura do curso
O curso tem a duração de 2 anos. Cada semestre é dividido em módulos bimestrais, com oficinas presenciais, duas vezes por semana no primeiro bimestre (terças e quintas) e uma vez por semana no resto do curso, às quintas-feiras.
O curso é composto por um programa básico de 1 disciplina introdutória e 8 oficinas, com 27 horas de aula presencial cada uma e orientação individual dos projetos de cada estudante. As oficinas, são todas de caráter prático, com muitos exercícios de escrita, análises dos projetos em conjunto e debate em sala, e encontram-se distribuídas ao longo de oito bimestres letivos.
Além disso, a cada bimestre há a realização de uma aula especial (masterclass) ministrada por roteiristas em atividade, no Brasil e no exterior, para tratar de questões e temas específicos do mercado audiovisual e da escrita de roteiros.
Ao final, os alunos e alunas terão completado uma carga de 363 horas de curso. As 8 oficinas, a disciplina e as masterclasses totalizam 267 horas presenciais, às quais se somam 96 horas assíncronas (12 horas de trabalho a distância por oficina).
Ao término do primeiro ano (dos 4 primeiros bimestres) os alunos deverão definir a natureza do trabalho de conclusão de curso (TCC) a ser desenvolvido ao longo do próximo ano: uma obra inédita, que poderá ser um roteiro de longa-metragem, ou o piloto de um seriado para TV.
A critério da instituição, podem ser oferecidas como optativas disciplinas de outros núcleos da pós-graduação Formação de Escritores ou de outros cursos de pós-graduação em andamento no Instituto Vera Cruz – presenciais ou à distância como disciplinas extracurriculares, em caráter de enriquecimento curricular.
Currículo
O programa é constituído pela disciplina A Escrita do Roteiro: Conceitos Fundamentais, por oito oficinas e por masterclasses bimestrais. As oficinas são um espaço pedagógico que busca desenvolver tanto a capacidade técnica e criativa dos participantes quanto seus critérios críticos, em um ambiente seguro, de confiança e rigor. Ao longo do percurso de oficinas, os alunos vão adquirir ferramentas para participar de salas de roteiro, para realizar leituras críticas e profundas, para aprimorar seus relatos autorais e para colaborar em projetos de outros criadores. As oficinas do núcleo do roteiro têm como objetivo estimular a rotina de escrita e o desenvolvimento de projetos autorais para o audiovisual, além de promover o domínio e aperfeiçoamento de textos específicos da área como storyline, sinopse, argumento, escaleta, roteiro, perfil de personagens, etc.
-
A escrita do roteiro: conceitos fundamentais
- A disciplina é introdutória à escrita de roteiros. Apresenta as etapas de criação de um roteiro e analisa os procedimentos de construção da escrita para as telas. Ao apresentar as informações necessárias para que um filme possa ser feito, conhecemos os elementos que formam o roteiro e alguns componentes específicos desse tipo de produção, com respaldo teórico em estudos sobre o universo audiovisual, no sentido de nortear e apontar caminhos para a criação individual e reforçar o conhecimento e domínio da singularidade da narrativa cinematográfica de modo geral.
-
Oficina 1
Prática de exercícios de escrita criativa voltada à produção audiovisual. A partir de relatos curtos, serão trabalhados conceitos básicos do roteiro. Nesta primeira oficina se desenvolve a familiarização com a metodologia de entregas, a prática de análises críticas e técnicas para a reescrita de textos variados.
-
Oficina 2: criação de portfólio
Focada na escrita de argumentos para obras audiovisuais e no desenvolvimento de ferramentas fundamentais para a estruturação de relatos e para a apresentação de projetos audiovisuais
-
Oficina 3: criação de portfólio
Ainda focada na escrita de argumento, com ênfase nas possibilidades da adaptação audiovisual. O desenvolvimento dos textos continua sendo acompanhado de apreciações críticas e de reescritas.
-
Oficina 4: criação de portfólio
Escrita da Bíblia de série: tagline, logline, sinopse curta, argumento, arco da primeira temporada e ganchos para a segunda. Cada participante terá uma versão de um projeto de série.
-
Oficina 5: projeto final
Escrita de projeto de TCC, com foco em storyline, sinopse, argumento e perfil de personagens
-
Oficinas 6, 7 e 8: projeto final
Voltadas para a escrita do TCC (bíblia de série ou roteiro de longa metragem). Foco na construção de cenas, sequências e em diálogo.
-
Masterclasses
Para as aulas temáticas bimestrais contaremos com profissionais destacados na área de roteiro, que ministrarão aulas sobre conteúdos específicos como gêneros audiovisuais, desenho de cenas, relações entre escrita e atuação, uso de ferramentas como a IA, etc. Em edições passadas contamos com a presença de profissionais como Jaqueline Souza, Francine Barbosa, Camila Agustini, Xenia Rivery, Lucas Paraizo, Marcelo Muller, Julia Priolli, Carolina Marcovich e Maeve Jinkings.
Publicações
Revera – Escritos de criação literária do Instituto Vera Cruz difunde ensaios acadêmicos e textos literários relacionados aos temas do processo de escrita nas suas diversas manifestações, incluindo a formação de escritores e o ensino da escrita, bem como sua interconexão com a teoria literária e a literatura comparada. A revista está disponível online, gratuitamente. Clique aqui para acessar todas as edições da Revera.
Acessar as todas as publicações.
Processo seletivo
Faça parte da turma 2026
Depoimentos
“Depois de 40 anos de atividade profissional como jornalista, quase sempre na lida com a escrita, é extraordinário perceber como é bom ter de reaprender a caminhar, ter de reaprender a escrever. Uma reportagem não é como um argumento ou um roteiro. São abordagens distintas, tão distintas como duas vidas podem ser. As aulas do Curso de Roteiro para Cinema e TV do Instituto Vera Cruz, com excelentes professores e grade curricular inteligente, me fizeram renascer na busca de novos caminhos. É como nascer de novo – e essa possibilidade, tão rara, é cativante.”
Fábio Altman, jornalista
Leia outros depoimentos aqui.
Corpo docente
O corpo docente do curso é composto por profissionais experientes, renomados e com formações plurais em seus currículos, com passagens por diversas instituições no Brasil, nos EUA, Europa e América Latina.
Professores convidados
Além do corpo docente fixo, responsável pelas disciplinas temáticas e pelas oficinas de roteiro, as aulas especiais (master classes) serão dadas sempre por profissionais convidados para encontros presenciais ou à distância, abrindo a oportunidade também para a participação de professores que atuam no exterior. Essas aulas poderão ser ministradas em português, inglês ou espanhol. Dentre os professores das aulas especiais estão:
















