Como seria um dia de trabalho de um físico de partículas? - Vera Cruz

CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

Como seria um dia de trabalho de um físico de partículas?

Os alunos do Ensino Médio tiveram essa experiência ao participar do International MasterClass Hands on Particle Physics.

Com atividades ao longo de quatro dias, o evento é organizado pela Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), laboratório responsável pelo LHC (sigla em inglẽs para Grande Colisor de Hádrons, o maior acelerador de partículas já construído).

Um grupo de alunos do Vera participou do evento proposto por pesquisadores do Instituto de Física da USP, na própria Universidade, enquanto outro grupo participou do evento organizado pelo Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo (São Paulo Research and Analysis Center – SPRACE), com pesquisadores da Unesp e da UFABC.

Os alunos assistiram a uma palestra com os pesquisadores, analisaram dados reais coletados pelo acelerador e discutiram os resultados em uma videoconferência realizada em inglês, com pesquisadores do Cern baseados em Genebra.

Na ocasião, eles também conversaram com estudantes dos Emirados Árabes, Inglaterra, Itália, Croácia e Hungria sobre as análises feitas.

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece