Pós-graduação

Formação de Escritores

Tornar-se escritor é uma empreitada ousada e complexa. A pós-graduação Formação de Escritores, a exemplo de universidades estrangeiras importantes que fundaram cursos de escrita criativa ao longo das últimas décadas, acredita que uma base acadêmica rica nessa área é o melhor caminho para se construir uma carreira literária consistente.

Para o pós-graduando o desafio é constante, na busca da autoria, de estilo e de projeto literário próprios. Em dois anos intensos, é possível percorrer atalhos e abrir trilhas que permitem que os alunos encontrem respostas e antevejam os escritores que pretendem ser.

Criado em 2011, o curso oferece dois núcleos de formação, Ficção e Não Ficção, com a possibilidade de mais um ano opcional para uma segunda formação em Tradução Literária, Literatura para crianças e jovens ou ainda uma terceira opção para quem quer atuar como Professor de criação literária.

Os encontros para discussão dos textos dos alunos e debates sobre obras literárias ocorrem duas vezes por semana. Ao final do curso, os pós-graduandos finalizam uma obra literária, em prosa, produzida ao longo do programa.

Eventos e publicação

Além das disciplinas e oficinas, o curso oferece palestras e encontros com escritores e editores, brasileiros e estrangeiros. O calendário se encerra, ao final do ano, com uma conferência sobre escrita, proferida por um autor de renome no meio literário. Esses encontros são momentos privilegiados de debate que promovem o aprofundamento de questões contemporâneas relevantes e aproximam os alunos do mercado literário brasileiro.

Antologia de textos
Anualmente, os escritores formandos das duas áreas, Ficção e Não Ficção, participam, com seus textos, de uma antologia literária, editada e publicada pelo Instituto Vera Cruz.

Parcerias

Em parceria com a School of the Arts da Columbia University de Nova York, os alunos podem também trabalhar em conjunto com seus pares norte-americanos em um projeto de tradução mútua chamado Word for Word, que promove o intercâmbio linguístico e literário entre o inglês e outros idiomas no mundo.

Para ampliar as possibilidades de comunicação dos estudantes com outros escritores e programas, o curso de pós-graduação Formação de Escritores está filiado à Association of Writers & Writing Programs (AWP), por meio da qual é possível entrar em contato com mais de 50 mil escritores e 550 cursos de graduação e pós-graduação dos Estados Unidos e de outros países e participar de encontros e seminários, ler e publicar artigos, bem como tomar parte de outras atividades promovidas pela entidade.

 

Clique nos links abaixo para visitar as outras seções do site: