Pós-graduação

Formação de Escritores

  • Curso livre aberto a interessados em geral

Formar escritores é uma empreitada ousada quando se tem em mente fazer com que cada estudante seja o escritor que deseja ser. O desafio é constante em busca da autoria, do estilo, do projeto literário próprio.

Em dois anos intensos, conseguimos percorrer atalhos e abrir trilhas que nos permitem encontrar respostas e antever o escritor que se quer ser. Falamos em formação no sentido de dar forma e de construir um caminho profissional, uma carreira literária.

Criada em 2011, a pós-graduação Formação de Escritores é divida nas concentrações de Ficção e Não Ficção. Propõe ainda um terceiro ano opcional para uma segunda formação em Poesia, Roteiro, Tradução, Literatura para Crianças e Jovens, ou para quem quer trabalhar como professor de criação literária.

Eventos e publicação

Ao longo do ano, o curso oferece palestras e encontros com escritores e editores, brasileiros ou estrangeiros. O calendário se encerra ao final do ano com uma conferência sobre escrita, proferida por um autor de renome.

As turmas formandas também participam de uma antologia literária com textos produzidos pelos alunos das duas concentrações: ficção e não ficção.

Parcerias

Em parceria com a School of the Arts da Columbia University de Nova York, os alunos podem também trabalhar em conjunto com seus pares norte-americanos em um projeto de tradução mútua chamado Word for Word, que promove o intercâmbio linguístico e literário entre o inglês e outros idiomas no mundo.

Para ampliar as possibilidades de comunicação dos estudantes com outros escritores e programas, o curso de pós-graduação Formação de Escritores está associado à Association of Writers & Writing Programs (AWP), por meio da qual é possível entrar em contato com mais de 50 mil escritores e 550 cursos de graduação e pós-graduação dos Estados Unidos e de outros países e participar de encontros e seminários, ler e publicar artigos, bem como tomar parte de outras atividades promovidas pela entidade.

 

Clique nos links abaixo para visitar as outras seções do site: