O mercado para a criação de narrativas audiovisuais está em ampla expansão no Brasil, um dos países que mais assiste a produtos audiovisuais no mundo. Por meio da TV aberta, TV por assinatura, streaming e internet, milhões de brasileiros são levados a consumir imagens e histórias todos os dias.
Participar desse universo competitivo e restrito exige uma formação consistente em escrita de roteiro, além de experiência nos processos que envolvem a aprovação e produção de um roteiro audiovisual.
Milhares de roteiros de longas-metragens, curtas e séries são escritos por autores espalhados pelo país todos os anos e somente uma parcela pequena deles chega a ser produzido e alcança as telas. Em boa parte isso se deve às especificidades do mercado audiovisual. Mas outra boa parte está relacionada ao domínio técnico exigido para a composição de um roteiro.
A pós-graduação Formação de Escritores: Roteiro para Cinema e TV se dedica a criar oportunidades para que os alunos e alunas possam construir estruturas dramatúrgicas, identificar o uso da técnica e de teorias narrativas no storytelling, além de conhecer os métodos e princípios para a construção de uma obra audiovisual. Desse modo, os alunos e alunas podem criar conteúdos próprios e originais e, ao mesmo tempo, estar aptos para contribuir em processos como colaboradores.
Como perseguimos esse objetivo?
Durante os encontros da pós-graduação, os alunos e alunas roteiristas exercitam com intensidade a leitura de textos dramáticos e de roteiros audiovisuais com o propósito de perceber a arquitetura das obras, a construção de personagens e a criação de diálogos. Por meio da análise do roteiro escrito, estudamos as mutações que a história sofreu desde a sua criação no papel até a sua realização na tela. E também como as obras dialogam com outros projetos estéticos.
Escritores escrevem. Roteiristas, além de escrever, discutem bastante também. Por isso, na pós-graduação, além da leitura dos roteiros realizada por professores experientes – também roteiristas da área audiovisual e com formações plurais –, recriaremos a dinâmica das “salas de roteiro”. Essa produção se dá em oficinas estruturadas para desenvolver projetos diversos de escrita, como longas-metragens, curtas, séries, minisséries ou telenovelas, com ênfase no planejamento de sua arquitetura, a estrutura dramatúrgica da cena e a sua relação com os componentes da trama, a criação dos personagens, a perspectiva do protagonista, o planejamento para a escrita da “bíblia” do projeto, o argumento, a escaleta, o arco da temporada, entre outros aspectos da construção de uma obra audiovisual.
A somatória dessas experiências vividas resulta em um trabalho final. Os roteiristas planejam e escrevem um roteiro de longa-metragem (RL), um piloto de série de TV ou telenovela, com o arco dramático da temporada (PL), isto é, o primeiro episódio de uma série ou capítulo de uma telenovela, e o desenho geral dos episódios seguintes.
O curso tem a duração de 2 anos. Cada semestre é dividido em módulos bimestrais, com aulas presenciais, distribuídas em dois dias da semana, às segundas e quartas ou quintas-feiras.
O curso é composto por um programa básico de ao menos 14 disciplinas, com 27h de aula cada uma. São 7 oficinas para discussão dos roteiros dos alunos e 7 disciplinas temáticas, todas de caráter prático, com muitos exercícios de escrita. Todas as disciplinas encontram-se distribuídas ao longo de oito bimestres letivos.
Além disso, a cada bimestre há a realização de uma aula especial ministrada por roteiristas em atividade, no Brasil e no exterior, para tratar de questões e temas específicos do mercado audiovisual e da escrita de roteiros dentro de gêneros bem marcados como o terror, ficção científica, humor e, entre outros, reality shows.
Disciplinas com carga horária de 15h são oferecidas ocasionalmente e, nesse caso, o estudante deve cursar duas dessas disciplinas para obter o crédito equivalente a 1 disciplina de 27h. Ao final, os alunos e alunas terão completado uma carga de 400 horas de curso
No primeiro bimestre do curso os alunos fazem 2 disciplinas consideradas fundantes. A partir do segundo bimestre, os alunos cursam, a cada bimestre, 1 oficina de criação de roteiro audiovisual e 1 disciplina temática, até completarem a carga horária prevista: 7 disciplinas temáticas e 7 oficinas. Ao longo dos dois anos de curso os alunos também deverão assistir a 8 aulas especiais.
Nas oficinas os alunos e professores discutem e apreciam os roteiros produzidos pelos próprios alunos durante o curso. Nas disciplinas temáticas, os alunos leem e discutem os diversos conteúdos do roteiro audiovisual para cinema e TV que alimentam a produção autoral dos estudantes, além de fazer exercícios de escrita para experimentação dos conteúdos estudados.
Ao término do primeiro ano (dos 4 primeiros bimestres) os alunos deverão definir a natureza do trabalho de conclusão de curso (TCC) a ser desenvolvido ao longo do próximo ano: uma obra inédita de ficção ou não ficção, que poderá ser um roteiro de longa-metragem, o piloto de um seriado para TV ou o primeiro capítulo de uma telenovela.
A critério da instituição, podem ser oferecidas como optativas disciplinas de outros núcleos da pós-graduação Formação de Escritores ou de outros cursos de pós-graduação em andamento no Instituto Vera Cruz – presenciais ou à distância. Os alunos poderão cursar até 2 disciplinas optativas em outros cursos, quando ofertadas.
Os estudantes poderão cursar disciplinas além da carga mínima de 400 horas, em caráter de enriquecimento curricular.
O programa é constituído por disciplinas de caráter essencialmente prático, cuja meta é estimular os estudantes na construção dos roteiros, seja por meio de exercícios de leitura crítica, seja na criação dramatúrgica propriamente dita. Assim, todas as disciplinas temáticas propõem exercícios de escrita a partir dos conteúdos tratados. Entre essas disciplinas estão previstas:
• A escrita do roteiro 1: conceitos fundamentais
• A escrita do roteiro 2: do texto dramático ao roteiro audiovisual
• A escrita do roteiro 3: diálogos, personagens e cenas
• Adaptação: da literatura para o cinema e a TV
• Curta-metragem: da ideia ao roteiro
• Bíblia e piloto: criação para projeto de série
• Não ficção: roteiro de documentário e série
• Formatação e pitching
O corpo docente do curso é composto por profissionais experientes, renomados e com formações plurais em seus currículos, com passagens por diversas instituições no Brasil, nos EUA, Europa e América Latina.
• Iana Cossoy Paro (coordenadora)
Além do corpo docente fixo, responsável pelas disciplinas temáticas e pelas oficinas de roteiro, as aulas especiais (master classes) serão dadas sempre por profissionais convidados para encontros presenciais ou à distância, abrindo a oportunidade também para a participação de professores que atuam no exterior. Essas aulas poderão ser ministradas em português, inglês ou espanhol. Dentre os professores das aulas especiais estão:
Política de bolsas:
O Instituto Vera Cruz disponibiliza algumas bolsas de 80% para candidatos autodeclarados negros ou indígenas. Há também bolsas de até 25% disponíveis aos demais candidatos. Nos dois casos a seleção se dará a partir da análise de projeto enviado pelo candidato no momento da inscrição no processo seletivo. Eventualmente, poderá ser solicitada entrevista com os candidatos. Ex-alunos do Instituto têm direito a bolsa de 15%.