
Processo seletivo | 1º semestre de 2021
Etapas
O processo seletivo para as turmas do 1º semestre de 2021 será realizado de 26 de outubro de 2020 a 20 de janeiro de 2021. A seleção acontecerá, inteiramente, de modo virtual. Veja, a seguir, como será o processo seletivo, passo a passo.
1. O/a candidato/a deve preencher o formulário de inscrição (neste link).
2. A Secretaria do Instituto Vera Cruz enviará um email com as instruções para a realização da prova ao endereço eletrônico informado pelo/a candidato/a, no formulário. Por isso, é muito importante certificar-se de que o endereço de email seja preenchido corretamente.
3. A prova será uma redação, que deve ser escrita a mão, em uma folha pautada, isto é, em uma folha com linhas. O/a candidato/a terá um prazo de 48 horas para entregar a prova, a partir da data de recebimento do email. As páginas da redação devem ser escaneadas, e o arquivo digitalizado deve ser enviado por email para instituto@veracruz.edu.br. Caso o/a candidato/a não tenha acesso a um aparelho para escaneamento, é permitido tirar foto das páginas. Neste caso, é importante certificar-se de que a foto tenha boa resolução e de que a imagem esteja nítida, com conteúdo legível.
4. A equipe do Instituto Vera Cruz analisará as redações recebidas, e os resultados serão divulgados por email ou por telefone, até 48 horas após a entrega da prova.
Datas do processo seletivo
1º ciclo
Período : 26/10/2020 a 14/11/2020
Resultado: 17/11/2020
Matrícula: 18/11/2020 a 24/11/2020
2º ciclo
Período: 16/11/2020 a 04/12/2020
Resultado: 08/12/2020
Matrícula: 09/12/2020 a 15/12/20
3º ciclo
Período: 07/12/2020 a 20/12/2020
Resultado: 23/12/2020
Matrícula: 04/01/2021 a 11/01/2021
4º ciclo
Período: 04/01/2021 a 20/01/2021
Resultado: 26/01/2021
Matrícula: 26/01/2021 a 28/01/2021
Já tem diploma de graduação? Então, matricule-se já!
Caso já tenha concluído outro curso superior, você pode ingressar no Instituto Vera Cruz sem precisar participar do processo seletivo. Se este é o seu caso, entre em contato com a Secretaria, pelo telefone 11 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.
Qual foi seu resultado no Enem?
Se você fez o Exame Nacional do Ensino do Ensino Médio (Enem) em um dos três últimos anos, obteve pontuação igual ou superior a 450 pontos e não zerou na redação, você não precisa fazer nosso processo seletivo. Se este é o seu caso, entre em contato com a Secretaria, pelo telefone 11 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.
Prouni
Os candidatos que pretendem concorrer às bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) não deverão inscrever-se para este processo seletivo, pois participarão de processo seletivo próprio. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Instituto, pelo telefone 11 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.
Planejamento das atividades em função da pandemia da covid-19
A graduação em Pedagogia do Instituto Vera Cruz é um curso de modalidade presencial. No entanto, por conta da pandemia da covid-19, aguardaremos as orientações das autoridades públicas quanto ao funcionamento das instituições de Ensino Superior em 2021 para definirmos o formato das aulas no início do ano – presencial, virtual ou híbrido. A impossibilidade de realização de atividades presenciais não representa um impedimento para que as turmas do 1º semestre possam iniciar o curso, uma vez que dispomos de ambientes educacionais virtuais preparados para atender a todas as necessidades do ensino remoto. As aulas terão início no dia 1º de fevereiro de 2021.
Para conferir o edital do processo seletivo, clique aqui.
Programa de bolsas
Veja, a seguir, as condições e os critérios de distribuição:
. duração da bolsa: oito semestres;
. para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos;
. assiduidade e bons resultados acadêmicos ao longo dos oito semestres do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz;
. adimplência dos pagamentos, para bolsas parciais.
Critérios para distribuição:
. renda familiar comprovada;
. desempenho na avaliação do processo seletivo; e
. entrevista.
Obs.:
. Serão priorizados candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
. A bolsa não é cumulativa com outros programas de descontos oferecidos pelo Instituto Vera Cruz, como o Prouni.
Apresentação
Centro de excelência na formação de profissionais de educação
O curso de graduação em Pedagogia forma docentes para Educação Infantil (crianças de 0 a 5 anos e 11 meses), Ensino Fundamental (1º a 5º ano) e profissionais de Educação, e é reconhecido pelo MEC, por meio da Portaria SESU nº 139, de 30 de janeiro de 2009, e publicada no DOU nº 22 de 2 de fevereiro de 2009.
O curso tem 4 anos de duração e inovadora proposta curricular, já em consonância com a nova Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação (CNE). O currículo é estruturado em módulos temáticos e trata de questões atuais do cenário da educação brasileira, com articulação entre fundamentos teóricos e a prática de escola e sala de aula. Sua metodologia supõe intensa participação dos alunos por meio de discussões pautadas na análise de situações do universo da infância e da realidade escolar.
Grade curricular
Clique aqui para conferir.
Proposta pedagógica
PROPOSTA PEDAGÓGICA: MÓDULOS
Módulo: Infância
As disciplinas concentradas nesse módulo temático dedicam-se às questões relacionadas à infância, a partir da articulação entre as Ciências Humanas — especialmente a Sociologia, a Psicologia e a Filosofia — e a área da saúde. Elas abrangem estudos sobre a infância com base em aspectos relacionados à produção das culturas infantis, bem como em contextos de desenvolvimento e de aprendizagem, compreendidos historicamente e na contemporaneidade. São tratados, prioritariamente, temas e desafios relacionados à infância nos dias de hoje, na nossa sociedade.
Objetivos: espera-se que os estudos realizados nesse módulo possibilitem ao professor em formação (re)significar e ampliar o olhar para as especificidades da(s) infância(s), em seus distintos momentos, superando determinismos de diferentes naturezas.
Disciplinas presenciais:
– História da Educação e Direitos da Criança
– Aprendizagem e desenvolvimento humano
– Infância: representação, experiências e contextos sociais
– Práticas de leitura e de escrita I
– Análise de interação de crianças
Disciplinas à distância:
– Práticas de leitura e de escrita II
– Subjetividade na contemporaneidade
Módulo: Arte, Cultura e Educação
As disciplinas desse módulo pretendem propor uma reflexão crítica sobre a relação entre a arte, a cultura e a Educação, ao apresentar e discutir as diversas linguagens artísticas e suas formas de expressão, bem como ao considerar sua presença nos currículos da Educação Básica. Segundo esse objetivo, entende-se que os professores em formação devam conhecer as características das linguagens artísticas, a partir de uma perspectiva histórico-social e sua relação com a escola. Assim, são contempladas as teorias mais importantes do ensino de Arte, bem como a experiência estética dos estudantes, por meio de discussões sobre a construção de juízos de gosto e dinâmicas de apreciação crítica. Este módulo também trata do conceito de cultura e suas transformações e de como influencia as manifestações e expressões artísticas, considerando a ideia de infância; das manifestações culturais contemporâneas que contemplem a diversidade cultural brasileira em contextos rurais e urbanos; da influência das discussões sobre inclusão, gênero, raças e etnias, dentre outras. Nesse sentido, são observadas as especificidades da cultura brasileira no campo das Artes Visuais, da Música, da Literatura e da Cultura Digital.
Objetivos: espera-se que o professor em formação reconheça, respeite e valorize a diversidade também no campo da Arte e dos aspectos que marcam a cultura brasileira; reconheça a importância das tecnologias, analise-as criticamente e amplie sua imersão na cultura digital; atue como agente intercultural, buscando valorizar o estudo de temas relativos a uma dada cultura; tome decisões didáticas com a finalidade de fomentar a apreciação crítica por parte dos estudantes com os quais trabalhará e com a promoção de novas aprendizagens sobre diferentes linguagens artísticas; tome decisões didáticas em relação ao uso de recursos tecnológicos, de modo a fomentar a ampliação das aprendizagens dos estudantes com os quais trabalhará e o favorecimento de sua imersão na cultura digital como consumidores e produtores.
Disciplinas presenciais:
– Manifestações culturais e relações étnico-raciais no Brasil
– Corpo, movimento e as artes do corpo
– Práticas de ensino e de aprendizagem de música na escola
– Práticas de ensino e de aprendizagem de artes visuais na escola
Disciplinas à distância:
– Cultura digital
Módulo: Educação Infantil: Creche e Pré-Escola
A concepção contemporânea da Educação e do cuidado de crianças de 0 a 5 anos, que lhes garante o direito de acesso a processos de construção de conhecimentos — em contraposição a uma visão, marcada historicamente, de caráter assistencialista —, dá suporte para estudos e discussões 18 Instituto Superior de Educação ao longo desse módulo. O foco será o tratamento das especificidades das instituições de Educação Infantil — creche e pré-escola —, seus modos de organização e rotinas, e como o currículo precisa contemplar as formas próprias de aprendizagem das crianças nessa faixa etária, abarcando os campos de experiência, conforme propostos na Base Nacional Comum Curricular, a saber: “o eu, o outro e nós”; “corpo, gestos e movimentos”; “escutar, falar, pensar e imaginar”; “traços, sons, cores e imagens”; “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
Objetivos: espera-se que o professor em formação aprenda a tomar decisões de caráter didático e educacional tendo em vista as singularidades da faixa etária dos estudantes e de seu grupo; aprenda a valorizar a cultura da infância, tomando a criança como sujeito atuante em seu processo de construção de conhecimentos; e reconheça a importância de integrar práticas de cuidado e de Educação, tendo-as como indissociáveis junto às crianças dessa faixa etária.
Disciplinas presenciais:
– Percursos investigativos na educação infantil
– Linguagem oral e escrita na educação infantil
– Percursos criativos na educação infantil
– Oficinas de tematização dos estágios e práticas na educação infantil
Disciplinas à distância:
– Currículo e gestão pedagógica na educação infantil
– Saúde e qualidade de vida na educação infantil (disciplina que também tem uma carga horária presencial)
Módulo: Ensino Fundamental: Ciências Humanas e Ciências da Natureza
Nesse módulo, as disciplinas promovem uma análise do trabalho com as Ciências Humanas e as Ciências da Natureza no Ensino Fundamental 1. São tematizadas situações da prática escolar e maneiras de estruturar o trabalho no eixo natureza e sociedade, em especial a elaboração de projetos didáticos. São analisados os processos de aprendizagem acerca dos conhecimentos específicos das áreas e as particularidades da leitura e da produção de textos e discutidos temas e problemas atuais, por meio do trabalho com propostas curriculares e fundamentos teóricos. O módulo concentra-se especialmente na discussão e na análise de práticas pedagógicas que articulem as duas áreas, dentre elas, os estudos de meio.
Objetivos: espera-se que o professor em formação compreenda os processos de aprendizagem em Ciências Humanas e em Ciências da Natureza e o valor desses campos de conhecimento para a formação dos estudantes; e conheça temas, conteúdos e forma de abordá-los (projetos, sequências), considerando os enfoques didáticos eleitos, o que lhe permitirá tomar decisões para favorecer a aprendizagem de seus estudantes.
Disciplinas presenciais:
– Gestão pedagógica nas classes de fundamental I
– Ciências Humanas no fundamental I
– Ciências da Natureza no fundamental I
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em Ciências Humanas
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em Ciências da Natureza
Disciplinas à distância:
– Didática das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas no fundamental I
– Práticas de leitura e de escrita III
Módulo: Ensino Fundamental: Alfabetização Inicial
Nesse módulo, as disciplinas focam as aprendizagens iniciais em língua escrita e Matemática. Com abrangência do trabalho nas classes de Educação Infantil e no início do Ensino Fundamental, são tematizados estudos teóricos, incluindo pesquisas recentes, que embasam distintas perspectivas de alfabetização e suas implicações. Situações de sala de aula e documentos curriculares também são discutidos, analisados e elaborados pelo professor em formação, para que se aproprie dos conteúdos que precisam ser priorizados e das formas de intervenção. Também serão estudados documentos oficiais atrelados a programas e políticas públicas. Outro aspecto a ser tratado é o uso de ferramentas tecnológicas que potencializam tais aprendizagens iniciais.
Objetivos: espera-se que o professor em formação domine um conjunto de princípios didáticos que lhe permita a tomada de decisões sobre o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de propostas didáticas que visem favorecer novas aprendizagens no campo da alfabetização em língua escrita e em Matemática; conheça os processos de aprendizagem trilhados pelas crianças, tanto em relação à apropriação da escrita alfabética quanto à construção do conceito de número, do sistema de numeração e contagem; e compreenda o papel do docente no favorecimento e na potencialização de avanços, incluindo, nesse sentido, o uso das tecnologias.
Disciplinas presenciais:
– Matemática nas séries iniciais do fundamental I
– Linguagem oral e escrita nas séries iniciais do fundamental I
– Práticas de leitura e de escrita IV
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em alfabetização inicial: matemática
– Oficina de tematização dos estágios e prática em alfabetização inicial: linguagem oral e escrita
Disciplinas à distância:
– Modalidades organizativas em linguagem oral e escrita
– Conhecimentos matemáticos I
Módulo: Ensino Fundamental: Práticas de Linguagem e Matemática
Nesse módulo, as disciplinas têm como propósito discutir concepções didáticas, eixos e conteúdos que envolvem essas duas áreas a serem trabalhadas nas classes do Ensino Fundamental 1. Em relação às práticas de linguagem, são abordados textos de fundamentação teórica que permitem analisar situações didáticas atreladas às demandas e os desafios atuais da formação escolar de leitores e de escritores entre 6 e 11 anos. Em relação à Matemática, com a resolução de problemas como pano de fundo e textos teóricos como aporte, são discutidas as ideias das operações (campos conceituais), os aspectos que envolvem o sistema de numeração, o cálculo e os eixos forma e espaço, além do tratamento da informação e das medidas, no trabalho com a mesma faixa etária. Nas disciplinas desse módulo, são apresentados e discutidos documentos atrelados a programas e políticas públicas, bem como ferramentas tecnológicas que favorecem a construção de conhecimentos.
Objetivos: espera-se que o professor em formação amplie seu olhar sobre os processos de aprendizagem e sobre as especificidades dessas duas áreas de conhecimento, assim como de suas respectivas abordagens didáticas, o que lhe possibilitará tomar decisões em sala de aula que envolvam o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de situações que permitam aos estudantes realizar novas aprendizagens.
Disciplinas presenciais:
– Matemática nas séries finais do fundamental I
– Linguagem oral e escrita nas séries finais do fundamental I
– Leitura e leitores na escola
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em matemática
– Oficina de tematização dos estágios e prática em linguagem oral e escrita
Disciplinas à distância:
– Leitura e escrita em contexto digital
– Conhecimentos matemáticos II
Módulo: Gestão Escolar e Políticas Públicas
As disciplinas concentradas nesse módulo abarcam o estudo de diferentes âmbitos da gestão escolar, incluindo aspectos relativos às políticas públicas e à organização dos sistemas de ensino e aspectos da gestão do currículo e da formação dos professores na unidade. Esse módulo também é centrado no trabalho de caráter educacional a ser feito pelo licenciando com seu futuro grupo de estudantes, envolvendo a convivência ética e a construção da moralidade. Incluem-se nas disciplinas temas relativos ao paradigma da gestão democrática, tal como preconiza a legislação educacional brasileira, e seus desdobramentos, com abrangência de questões referentes aos direitos humanos, à inclusão, à participação, à gestão das relações no espaço educativo e à profissionalidade docente. Além disso, são discutidas competências relativas à gestão — os papéis do diretor escolar, do coordenador pedagógico e do supervisor de ensino (no âmbito da rede de ensino).
Objetivos: espera-se que o professor em formação amplie seu olhar sobre os aspectos que envolvem a gestão da sala de aula — com base no tempo, no espaço e nos materiais, bem como na singularidade do grupo de estudantes —; valorize a diversidade e a peculiaridade inerentes a cada ser humano, gerindo as relações interpessoais, o trabalho em equipe e junto à comunidade escolar; passe a atuar de forma consistente na elaboração, na implementação, na coordenação, no acompanhamento e na avaliação do projeto político pedagógico da unidade de ensino; e seja capaz de gerir democraticamente uma equipe de professores.
Disciplinas presenciais:
– Gestão escolar e qualidade da educação
– Coordenação pedagógica e formação docente
– Políticas públicas em educação
– Oficina de tematização dos estágios e prática em gestão
– Práticas de leitura e de escrita VI
Disciplinas à distância:
– Projeto político pedagógico: autonomia, participação e comunidade
– Práticas de leitura e de escrita V
Módulo: Território Educativo
As disciplinas desse módulo discutem questões que marcam a presença e o papel da escola na contemporaneidade, dentre elas, a diversidade, a inclusão e a convivência ética, além de se centrar no conceito de território educativo, no qual outros espaços e outras vivências da criança precisam ser oportunizados além dos muros da instituição. A formação mais ampla das crianças é discutida aqui, colocando a escola conectada com a vida da comunidade, bem como reconhecendo a importância de constituir, com demais equipamentos comunitários, o projeto de educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Nesse sentido, importa discutir e entender como a estruturação do currículo contribui para as tantas aprendizagens das crianças, bem como para a necessária articulação das experiências que integrem ao percurso escolar as demais interações que as crianças realizam em espaços e ambientes distintos, por meio de visitas, estudos de meio, conhecimento do entorno escolar etc., assumindo a instituição escolar como protagonista no movimento de articulação e construção coletiva de um projeto pedagógico local.
Objetivos: espera-se que o professor em formação conheça e possa estabelecer múltiplas relações sobre os diferentes níveis de concretização curricular; atue valorizando a diversidade, em todas as suas instâncias, usando-a a favor dos processos de ensino e de aprendizagem; contribua para a formação das crianças como sujeitos éticos e responsáveis; e compreenda o papel da escola contemporânea, em suas relações institucionais e comunitárias, e do pedagogo hoje e sua construção histórica.
Disciplinas presenciais:
– Educação inclusiva
– Convivência ética, construção de valores e direitos humanos
– Libras
– Escola e currículo
Disciplinas à distância:
– Escola e interculturalidade
– Educação em espaços não escolares
PROPOSTA PEDAGÓGICA: EIXOS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR
Ao longo dos módulos e em total consonância com as disciplinas neles presentes, um conjunto atividades de naturezas diversas é proposto visando à integração curricular. São quatro os eixos de integração: 1) Projetos Coletivos; 2) Oficinas de Tematização das Práticas; 3) Práticas de Leitura e Escrita e 4) Tecnologias no Contexto Educacional.
Projetos Coletivos
Em alguns dos módulos, é prevista a organização de um projeto coletivo de trabalho. Proposto como atividade interdisciplinar e encaminhado a partir de discussões e definições tomadas em assembleias com o corpo discente, parte-se de um tema de interesse e desenha-se o planejamento de ações e seu respectivo cronograma. O foco do projeto é o desenvolvimento de um produto final e de tudo o que ele demanda (pesquisa em campo, pesquisa bibliográfica, produções diversas e apresentação/ publicação do que se elaborou).
Oficinas de Tematização dos Estágios e das Práticas
Durante quatro semestres do curso, acontecem Oficinas de Tematização dos Estágios e das Práticas, as quais promovem análises e debates de situações rotineiras da sala de aula e da escola, tanto apresentadas pelos discentes a partir das observações nos estágios curriculares, quanto evidenciadas pelo docente responsável.
Práticas de Leitura e de Escrita
Ao longo de quatro módulos, são propostos estudos e atividades que envolvem o desenvolvimento do próprio professor em formação como leitor e escritor, por meio das Práticas de Leitura e de Escrita. São discutidas e encaminhadas propostas de leitura e produção textual que abrangem práticas acadêmicas, tais como produção de resumos, sínteses, artigos e resenhas, e leitura de artigos, documentos oficiais etc. Em Práticas de Leitura e Escrita IV, os discentes desenvolvem um projeto de pesquisa que será disparador para o trabalho de conclusão de curso, bem como discutem algumas metodologias investigativas, além das usualmente evidenciadas nas disciplinas.
Tecnologias no Contexto Educacional
A integração das tecnologias digitais da informação e da comunicação no currículo se dá na perspectiva da formação do licenciando no que se refere à ampliação contextualizada e crítica das TDIC no contexto educacional e à sua atuação como professor em ambientes virtuais de aprendizagem. Entende-se que, contemporaneamente, o atravessamento das tecnologias digitais constitui novas formas de se relacionar, produzir conhecimento, ensinar e aprender. Dessa forma, compreendem-se as tecnologias como ferramentas culturais, e não meros instrumentos técnicos de uso e aplicação de métodos. Em todos os módulos são propostas disciplinas que acontecem inteiramente no ambiente virtual de aprendizagem. O conjunto delas compõe um percurso curricular que possibilita conhecer e vivenciar processos de ensino envolvendo diferentes conteúdos da formação docente e ferramentas digitais (fóruns, wiki, vídeos, agregadores de conteúdo).
PROPOSTA PEDAGÓGICA: ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
Os estágios iniciam-se no 2º ano do curso. Trata-se de atividades práticas, realizadas prioritariamente em escolas públicas e particulares, vinculadas às faixas etárias de cada segmento, sempre sob supervisão de um docente. A distribuição das horas de estágios na grade curricular foi feita de modo a considerar os focos e segmentos de cada módulo temático:
– Módulo Educação Infantil: 80 horas de estágios, com foco nas práticas pedagógicas de creches e pré-escolas.
– Módulo Ensino Fundamental: Ciências Sociais e Ciências Naturais – 80 horas de estágios em classes de Fundamental 1/EJA.
Módulo Ensino Fundamental: Alfabetização Inicial – 80 horas de estágios nos anos iniciais do Fundamental 1 (1º, 2º e 3º ano do Fundamental 1/EJA). Módulo Ensino Fundamental: Práticas de Linguagem e Matemática – 80 horas de estágios nos anos finais do Fundamental 1 (4o e 5o ano do Fundamental 1/EJA). Módulo Gestão Escolar e Políticas Públicas – 80 horas de estágios, com foco nas atividades de gestão da unidade escolar (Educação Infantil e/ou Fundamental 1) ou nas atividades de supervisão de ensino.
Atuação profissional
A prioridade do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz é a formação de professores/as que atuem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Sua atuação também pode ocorrer na gestão pedagógica, como diretores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e supervisores/as de ensino nas redes públicas, bem como na rede privada.
Atuação em outros espaços não escolares, tais como: hospitais, centros culturais, equipamentos comunitários, educação corporativa etc.
Corpo docente
Clique no nome para visualizar o currículo.
Alexandre Figueira
Cristina Aparecida Reis Figueira
Maria Priscila Bacellar Monteiro
Marly Barbosa
Competências desejadas no egresso
Princípios: autoria, autonomia e trabalho coletivo (fundamentos para a metodologia utilizada no curso).
Que professor queremos formar?
Ao final do curso, o/a aluno/a deve ser capaz de:
- conhecer, identificar e interpretar criticamente diferentes concepções de infância e juventude que sustentam práticas pedagógicas variadas;
- como professor/a, tomar decisões de caráter didático, considerando as variáveis de tempo e espaço e a singularidade do grupo e de cada aluno;
- ser um/uma professor/a da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental que valorize a cultura da infância, concebendo a criança como sujeito capaz;
- na Educação Infantil, integrar práticas de cuidado e educação, compreendendo que estas são indissociáveis e fazem parte da profissionalidade do/a professor/a / gestor/a dessa faixa etária;
- conhecer o contexto social, cultural, político, econômico da sociedade na qual está inserido(a);
- reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade, sendo capaz de administrar as relações interpessoais e, sabendo trabalhar em equipe e com a comunidade, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
Caso venha a atuar como professor/a em escolas indígenas, quilombolas, do campo, dentre outras, deve:
- promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura / à comunidade em questão;
- atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas relevante para aquela cultura/comunidade;
- problematizar a prática educacional, por meio de observação, registro, análise e interpretação de dados e proposição de alternativas de intervenção, numa postura investigativa;
- estabelecer relações teórico-metodológicas, a partir de referências conceituais e procedimentais das ciências da educação;
- refletir sobre a profissionalidade docente nas dimensões ética, técnica, política e pessoal;
- identificar e refletir sobre as especificidades dos diferentes ciclos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, considerando-os, de forma integrada, como parte da Educação Básica;
- ser autor/a de sua prática e autônomo/a para a obtenção de conhecimento necessário para sua atuação;
- saber acessar o conhecimento adquirido para organizar ambientes, atividades e situações propícias ao fazer pedagógico;
- planejar, problematizar e avaliar, em diferentes espaços educativos (escolares e não escolares), níveis e modalidades, para realizar intervenções adequadas, considerando as interações produzidas entre professores, alunos e objetos de conhecimento;
- compreender e educar crianças, assim como aquelas que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual, social, dentre outras;
- desenvolver ações educativas, privilegiando a integração das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física, e dominar didáticas específicas de cada área;
- comunicar-se nos padrões da norma culta, nas modalidades oral e escrita, reconhecendo e adequando o uso de variações linguísticas e constituindo-se em autor/a de seus discursos;
- participar de forma cooperativa, responsável e consistente da elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da Instituição;
- ser um/uma gestor/a educacional e um/uma professor/a capaz de observar, refletir, interpretar, identificar e resolver problemas inerentes à complexidade dos fenômenos educacionais;
- ser um/uma gestor/a que tenha como foco a gestão da aprendizagem e que promova o desenvolvimento profissional da equipe, na perspectiva da gestão democrática;
- promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- conhecer políticas públicas e legislação educacionais, estabelecendo relações com sua atuação como pedagogo/a;
- dominar as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de boas práticas pedagógicas e para a inclusão digital; e
- dominar as tecnologias de informação e comunicação para o desenho e tutoria de cursos em ambientes virtuais, refletindo sobre essas linguagens.