Inscrições
As inscrições para as turmas de 2025 da pós-graduação serão abertas no final de 2024. Aguarde mais informações.
Pré-requisitos
Formação superior em qualquer área de estudos e aprovação no processo seletivo. Embora recomendável, não é obrigatório ter participado de oficinas de escrita de roteiro previamente.
Alunos egressos do Instituto Vera Cruz poderão se inscrever sem a necessidade de processo seletivo e terão 15% de desconto nas mensalidades ao longo do curso.
Duração
4 semestres
Carga horária
400 horas
Dias e horários
Aulas às segundas e quartas ou quintas-feiras, das 19h00 às 22h00.
Eventos promovidos pelo curso podem ser marcados em outros dias ou finais de semana.
Mensalidade
R$ 1.940,00
O pagamento do curso é dividido em 24 parcelas mensais iguais, de fevereiro/2024 a janeiro/2026.
Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.
Eventos
A pós-graduação Formação de Escritores promove eventos ao longo do ano. Alguns são abertos ao público, como o ciclo "Conferência Vera Cruz Sobre Escrita", e outros são exclusivos para alunos e ex-alunos, como os encontros com editores, escritores, agentes literários, roteiristas, diretores, atores. Esses encontros são momentos privilegiados que aprofundam o debate sobre questões contemporâneas relevantes e aproximam nossos alunos do mercado brasileiro. Conheça alguns dos eventos promovidos pelo curso recentemente.
Sobre
A exemplo de universidades estrangeiras importantes que fundaram cursos de escrita criativa ao longo das últimas décadas, acreditamos que uma base acadêmica rica nessa área é o melhor caminho para se construir uma carreira consistente como roteirista.
Para o pós-graduando, o desafio é constante, na busca da autoria, de estilo, ritmo e de um projeto próprios. Em dois anos intensos, é possível percorrer atalhos e abrir trilhas que permitem que os alunos e alunas encontrem respostas e antevejam os roteiristas que pretendem ser.
O Instituto Vera Cruz é membro da Associação Europeia de Programas de Escrita Criativa (EACWP)
Programa do curso de ROTEIRO para cinema e TV
O mercado para a criação de narrativas audiovisuais está em ampla expansão no Brasil, um dos países que mais assiste a produtos audiovisuais no mundo. Por meio da TV aberta, TV por assinatura, streaming e internet, milhões de brasileiros são levados a consumir imagens e histórias todos os dias.
Participar desse universo competitivo e restrito exige uma formação consistente em escrita de roteiro, além de experiência nos processos que envolvem a aprovação e produção de um roteiro audiovisual.
Milhares de roteiros de longas-metragens, curtas e séries são escritos por autores espalhados pelo país todos os anos e somente uma parcela pequena deles chega a ser produzido e alcança as telas. Em boa parte isso se deve às especificidades do mercado audiovisual. Mas outra boa parte está relacionada ao domínio técnico exigido para a composição de um roteiro.
A pós-graduação Formação de Escritores: Roteiro para Cinema e TV se dedica a criar oportunidades para que os alunos e alunas possam construir estruturas dramatúrgicas, identificar o uso da técnica e de teorias narrativas no storytelling, além de conhecer os métodos e princípios para a construção de uma obra audiovisual. Desse modo, os alunos e alunas podem criar conteúdos próprios e originais e, ao mesmo tempo, estar aptos para contribuir em processos como colaboradores.
Estrutura do curso
O curso tem a duração de 2 anos. Cada semestre é dividido em módulos bimestrais, com aulas presenciais, distribuídas em dois dias da semana, às segundas e quartas ou quintas-feiras.
O curso é composto por um programa básico de ao menos 14 disciplinas, com 27h de aula cada uma. São 8 oficinas para discussão dos roteiros dos alunos e 6 disciplinas temáticas, todas de caráter prático, com muitos exercícios de escrita. Todas as disciplinas encontram-se distribuídas ao longo de oito bimestres letivos.
Além disso, a cada bimestre há a realização de uma aula especial ministrada por roteiristas em atividade, no Brasil e no exterior, para tratar de questões e temas específicos do mercado audiovisual e da escrita de roteiros dentro de gêneros bem marcados como o terror, ficção científica, humor e, entre outros, reality shows.
Disciplinas com carga horária de 15h são oferecidas ocasionalmente e, nesse caso, o estudante deve cursar duas dessas disciplinas para obter o crédito equivalente a 1 disciplina de 27h. Ao final, os alunos e alunas terão completado uma carga de 400 horas de curso
No primeiro bimestre do curso os alunos fazem 1 oficina e 1 disciplina considerada fundante. A partir do segundo bimestre, os alunos cursam, a cada bimestre, 1 oficina de criação de roteiro audiovisual e 1 disciplina temática, até completarem a carga horária prevista: 6 disciplinas temáticas e 8 oficinas. Ao longo dos dois anos de curso os alunos também deverão assistir a 8 aulas especiais.
Nas oficinas os alunos e professores discutem e apreciam os roteiros produzidos pelos próprios alunos durante o curso. Nas disciplinas temáticas, os alunos leem e discutem os diversos conteúdos do roteiro audiovisual para cinema e TV que alimentam a produção autoral dos estudantes, além de fazer exercícios de escrita para experimentação dos conteúdos estudados.
Ao término do primeiro ano (dos 4 primeiros bimestres) os alunos deverão definir a natureza do trabalho de conclusão de curso (TCC) a ser desenvolvido ao longo do próximo ano: uma obra inédita de ficção ou não ficção, que poderá ser um roteiro de longa-metragem, o piloto de um seriado para TV ou o primeiro capítulo de uma telenovela.
A critério da instituição, podem ser oferecidas como optativas disciplinas de outros núcleos da pós-graduação Formação de Escritores ou de outros cursos de pós-graduação em andamento no Instituto Vera Cruz – presenciais ou à distância. Os alunos poderão cursar até 2 disciplinas optativas em outros cursos, quando ofertadas.
Os estudantes poderão cursar disciplinas além da carga mínima de 400 horas, em caráter de enriquecimento curricular.
Currículo
O programa é constituído por disciplinas de caráter essencialmente prático, cuja meta é estimular os estudantes na construção dos roteiros, seja por meio de exercícios de leitura crítica, seja na criação dramatúrgica propriamente dita. Assim, todas as disciplinas temáticas propõem exercícios de escrita a partir dos conteúdos tratados. Entre essas disciplinas estão previstas:
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A escrita do roteiro 1: conceitos fundamentais
A disciplina apresenta as etapas de criação de um roteiro e analisa os procedimentos de construção da escrita para as telas. Ao apresentar as informações necessárias para que um filme possa ser feito, conhecemos os elementos que formam o roteiro e alguns componentes específicos desse tipo de produção, com respaldo teórico em estudos sobre o universo audiovisual, no sentido de nortear e apontar caminhos para a criação individual e reforçar o conhecimento e domínio da singularidade da narrativa cinematográfica de modo geral.
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A escrita do roteiro 2: estruturas narrativas e dramáticas
O que a estrutura de um relato audiovisual define? Quais as possibilidades estruturais clássicas e não clássicas para a escrita de um argumento ou roteiro? A partir da análise de filmes e roteiros e da escrita de exercícios práticos faremos uma primeira aproximação aos paradigmas dos gêneros cinematográficos e à construção de personagens para relatos audiovisuais.
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A escrita do roteiro 3: O texto dramático
Como se dá a criação de textos dramáticos? O que chamamos de texto dramático na contemporaneidade? Esta disciplina em Criação Literária em Dramaturgia pretende apresentar os princípios básicos da estrutura dramática e da organização das etapas de desenvolvimento do enredo. A partir da leitura de textos dramáticos clássicos e contemporâneos, bem como de textos teóricos e propostas de escrita, os participantes serão estimulados a refletir sobre o universo do drama e suas transformações, concentrando-se em alguns aspectos elementares: criação da personagem, conflito, motivação, obstáculos e construção de diálogos. Dessa forma, pretende-se que os participantes produzam textos e compartilhem a leitura, desenvolvendo as próprias criações a partir dos exercícios em sala.
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Curta-metragem: da ideia ao roteiro
Por que fazer um curta-metragem? Quais as especificidades do curta em relação ao longa? Como desenvolver um roteiro de curta? Neste curso, passaremos por conceitos básicos de dramaturgia para, então, analisarmos e debatermos curtas brasileiros de diferentes gêneros, épocas e realizadores.
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Bíblia e piloto: criação para projeto de série
As séries de TV são a nova realidade da era dos streamings. Por isso, cada vez mais se exige conhecimento dos roteiristas dispostos a escrever narrativas serializadas. A Bíblia e o Piloto são os materiais criativos que definem e revelam as intenções e designs narrativos de cada série. Eles constituem o centro nervoso vital, o princípio e a essência do que será uma série televisiva. Neste curso vamos mergulhar na compreensão desse tipo de narrativa, partindo da ideia de diminuir a distância entre sala de roteiro e sala de aula.
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Adaptação: da literatura para o cinema e a TV
Quais são as técnicas e as especificidades da linguagem literária que a diferenciam de uma escrita para a tela? Para entender as possibilidades e as armadilhas do processo de adaptação, vamos conhecer as etapas do processo de adaptação de obras literárias para a narrativa audiovisual. As aulas incluem exercícios e leitura de trechos de livros que se tornaram filmes seguidos da exibição das respectivas cenas dos filmes e séries para análise e discussão em grupo.
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Não ficção: roteiro de documentário e série
Como se escreve um roteiro para não ficção? A partir de uma abordagem histórica dos relatos para obras audiovisuais documentais para cinema e televisão, o curso vai propor uma experiência prática e autoral para que os alunos desenvolvam técnicas para trabalhar com materiais documentais em filmes e séries.
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As Oficinas
Em um ambiente de confiança e rigor, as oficinas são um espaço pedagógico que busca desenvolver tanto a capacidade técnica e criativa dos participantes quanto seus critérios críticos. Ao longo do percurso de oficinas os alunos vão adquirir ferramentas para participar de salas de roteiro, para realizar leituras críticas e profundas, para aprimorar seus relatos autorais e para colaborar em projetos de outros criadores. As oficinas do núcleo do roteiro têm como objetivo estimular a rotina de escrita e o desenvolvimento de projetos autorais para o audiovisual, além de promover o domínio e aperfeiçoamento de textos específicos da área como storyline, sinopse, argumento, escaleta, roteiro, perfil de personagens, etc.
Publicações
Revera – Escritos de criação literária do Instituto Vera Cruz difunde ensaios acadêmicos e textos literários relacionados aos temas do processo de escrita nas suas diversas manifestações, incluindo a formação de escritores e o ensino da escrita, bem como sua interconexão com a teoria literária e a literatura comparada. A revista está disponível online, gratuitamente. Clique aqui para acessar todas as edições da Revera.
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Inscrições
As inscrições para as turmas de 2025 da pós-graduação serão abertas no final de 2024. Aguarde mais informações.
Depoimentos
"Depois de 40 anos de atividade profissional como jornalista, quase sempre na lida com a escrita, é extraordinário perceber como é bom ter de reaprender a caminhar, ter de reaprender a escrever. Uma reportagem não é como um argumento ou um roteiro. São abordagens distintas, tão distintas como duas vidas podem ser. As aulas do Curso de Roteiro para Cinema e TV do Instituto Vera Cruz, com excelentes professores e grade curricular inteligente, me fizeram renascer na busca de novos caminhos. É como nascer de novo – e essa possibilidade, tão rara, é cativante."
Fábio Altman, jornalista
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Corpo docente
O corpo docente do curso é composto por profissionais experientes, renomados e com formações plurais em seus currículos, com passagens por diversas instituições no Brasil, nos EUA, Europa e América Latina.
Professores convidados
Além do corpo docente fixo, responsável pelas disciplinas temáticas e pelas oficinas de roteiro, as aulas especiais (master classes) serão dadas sempre por profissionais convidados para encontros presenciais ou à distância, abrindo a oportunidade também para a participação de professores que atuam no exterior. Essas aulas poderão ser ministradas em português, inglês ou espanhol. Dentre os professores das aulas especiais estão: