Processo criativo e autoria de séries para TV, com Lucas Paraizo – Vera Cruz

© 2025 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

Processo criativo e autoria de séries para TV, com Lucas Paraizo

Evento promovido pela pós-graduação Formação de Escritores

Clique aqui para fazer sua inscrição. 

Dia 20 de maio, das 19h00 às 21h00

Rua Baumann, 73 – Vila Leopoldina

Evento gratuito

 

Processo criativo e autoria de séries para TV, com Lucas Paraizo

Quais são as etapas de desenvolvimento criativo de uma série para televisão? Quais são as qualidades e funções de um autor-roteirista nesse processo?

O que faz com que um projeto de série seja aprovado, desenvolvido e realizado? Como são pensadas as diferentes temporadas? Qual é a relação entre os criadores e a sala de roteiro? Como é a relação entre autores-roteiristas, diretores e elenco?

A partir dessas e de outras perguntas, o roteirista Luca Paraizo falará sobre processos criativos e dinâmicas de trabalho que envolvem suas produções, das ideias ao texto e às telas. Sob pressão e Os outros servirão de exemplos para alimentar nossa percepção sobre a criação de séries no Brasil.

Ao analisar as etapas do processo de desenvolvimento e realização dessas séries, Lucas compartilhará com os participantes sua experiência profissional, com respaldo de trechos dos roteiros e de episódios.

O encontro faz parte da programação de masterclasses promovidas pela pós-graduação Roteiro Audiovisual, do curso de Escrita Criativa, oferecido pelo Instituto Vera Cruz. Para mais informações sobre o curso, que está com inscrições abertas, clique aqui.

 

Lucas Paraizo é criador das séries Os outros e Sob pressão. Escreveu filmes como Gabriel e a montanha, de Fellipe Barbosa; Aos teus olhos, de Carolina Jabor; Domingo, de Clara Linhart e Fellipe Barbosa; Divino amor, de Gabriel Mascaro, Divinas divas, de Leandra Leal, dentre outros. É autor do livro Palavra de roteirista e professor de Roteiro na PUC-Rio, ESCAC (Barcelona) e EICTV (Cuba), onde se formou. Foi reconhecido por diferentes premiações, como o GP do Cinema Brasileiro, de melhor série, e o Festival Biarritz, de melhor roteiro, por Sob pressão; o APCA, de melhor série, por Os outros e Sob pressão, e, de melhor roteiro, por Gabriel e a montanha; e o Festival do Rio, de melhor roteiro, por Aos teus olhos. Em 2018, foi eleito “roteirista do ano” pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), destacando-se como um dos principais roteiristas da indústria audiovisual brasileira.

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece