-
Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem
A conceituada especialização em Alfabetização aborda os processos de aquisição da língua escrita tendo por fundamento a psicogênese e o modelo de ensino por resolução de problemas. Instigante e inquieto, o curso propõe uma análise prática da alfabetização inicial e os conhecimentos que os alunos constroem ao se apropriarem do sistema de representação escrita. Com duração de 5 semestres e carga horária de 360 horas, é coordenado por Telma Weisz, uma das maiores especialistas do tema no país.
-
As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética
A pós visa formar profissionais aptos a identificar e intervir em problemas de convivência e na construção de um clima escolar positivo, que favoreça o desenvolvimento sócio-moral e socioemocional da criança e do adolescente, numa perspectiva construtivista. Com duração de 5 semestres e carga horária de 410 horas, é coordenada por Adriana de Melo Ramos, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Unicamp e integrante e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), da mesma instituição.
-
Educação Antirracista
É objetivo deste curso de pós-graduação contribuir para a formação de professores e profissionais da educação que buscam compreender o quanto e como o racismo faz parte da estrutura social e ter capacidade crítica para se colocarem contra esse sistema a partir da elaboração e desenvolvimento de propostas pedagógicas antirracistas nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior, em instituições públicas e privadas.
-
Literatura para Crianças e Jovens
O curso busca criar um espaço de reflexão sobre a relação cada vez mais complexa das crianças e dos jovens com a leitura literária, oferecendo a quem atua nesse processo a oportunidade de discutir a formação leitora sob três perspectivas: a teoria literária, as pesquisas sobre mediação de leitura e a crítica especializada. Com duração de 4 semestres e carga horária de 360 horas, é coordenada por Cristiane Tavares, doutoranda em Educação pela Unifesp e mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP.