Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Áreas curriculares 

O currículo está organizado por áreas que integram os conteúdos adequados para uma aproximação significativa dos conceitos e métodos das ciências que as compõem. A presença de assessores – especialistas encarregados de conduzir a linha conceitual e metodológica das áreas curriculares - garante a continuidade nos diversos anos escolares. Querer aprender e se instrumentalizar para continuar aprendendo ao longo da vida é o foco que determina o planejamento de cada área.

Do 1º ao 9º ano, estão presentes as seguintes áreas:

Arte


A área de Arte considera as linguagens de Música, Artes Visuais e Teatro. Tem como foco a produção do aluno (a exploração, o conhecimento e a representação nas diferentes linguagens), articulada com a apreciação estética, no contato com as manifestações culturais.

Exposições e apresentações sistemáticas das produções dos alunos, a constante socialização de seus processos do fazer artístico, a seleção cuidadosa de visitas a museus, exposições e espetáculos, são recursos que possibilitam um aprendizado amplo e significativo das inúmeras possibilidades de representações simbólicas, manifestações artísticas e culturais produzidas pelo homem, em diferentes contextos históricos.


Ciências


A área de Ciências integra conceitos estruturantes de matéria, energia, transformação, vida. Esses conceitos, essenciais para a construção do pensamento científico, fundamentam e promovem um agir consciente e responsável, construindo a reflexão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Combinar leitura, observação, experimentação, discussão e registro é a marca metodológica da área, que se organiza com diferentes materiais e recursos pedagógicos, proporcionando diferentes aproximações do fazer e pensar científicos.


Educação Física


A área de Educação Física objetiva a saúde e o gosto pelo esporte e pela atividade física. Privilegia o conhecimento de si e a comunicação com o outro por meio do trabalho com o corpo. A polivalência esportiva - que contempla a recreação, os esportes individuais, os esportes coletivos e o trabalho rítmico - é meio e objetivo para a formação de um aluno que tem consciência das suas competências e busca continuamente a sua superação, contribuindo para o crescimento do grupo.

A metodologia da área se baseia no princípio dos jogos cooperativos. O jogo é uma vivência lúdica, na qual as diferenças de habilidades e capacidades são valorizadas na conquista de objetivos comuns. A diversidade de atividades recreativas e esportivas promove o desenvolvimento das várias habilidades motoras, criando oportunidade para todos.

A organização de campeonatos internos e a participação em jogos amistosos e campeonatos externos fortalece o interesse e empenho do aluno, bem como o sentimento de pertencimento a um coletivo.

Estudos Sociais

 
A área de Estudos Sociais foca seu trabalho na construção de três conceitos: tempo, espaço e interação social. Esta construção conceitual acontece a partir dos olhares geográfico, histórico, sociológico e antropológico, numa perspectiva totalizante de análise das sociedades. Tem, assim, como objeto de estudo tanto questões próprias das relações e organizações humanas, quanto sua relação com a natureza.

 Na sua metodologia, promove a leitura de diferentes representações culturais, a observação, a busca e registro de informações, e o exercício de comunicar as próprias idéias. Privilegia, também, o contato com diferentes interpretações, a análise de problemas atuais, fortalecendo a elaboração de opiniões, sua sustentação e sua possível revisão. Desta forma, a área contribui para a aquisição de competências cognitivas, dos valores e atitudes de que necessita um cidadão da sociedade democrática atual.


Língua Portuguesa


A área de Língua Portuguesa parte do pressuposto de que as práticas de leitura e de produção de textos constituem uma parceria indissociável no processo de aprendizagem da língua materna. Em função disso, organiza os conteúdos em torno de três eixos que se inter-relacionam nos projetos de todas os anos escolares: leitura literária; leitura e produção escrita e oral de diferentes gêneros textuais; conhecimentos lingüísticos aplicados aos textos.

O fio condutor do trabalho é desenvolver nos alunos a consciência de que escritor é aquele que sabe o que escrever, como escrever e para quem escrever. Já, leitor é aquele que analisa e compreende as idéias do que lê, reconhecendo no texto (oral ou escrito) seus elementos básicos (conteúdo e estrutura), sua finalidade, suas características de linguagem e seus efeitos de sentido.

A metodologia da área considera que a formação das competências comunicativa, leitora, lingüística e textual do aluno só acontece com base em exercício contínuo de observação, investigação, análise, reflexão e prática das modalidades da língua oral e escrita, em todos os seus contextos e funções.


Matemática


A área de Matemática privilegia a pesquisa, a comunicação e a validação de idéias, no enfrentamento e resolução de situações-problema dos diversos domínios da atividade humana. Organiza-se fundamentalmente em quatro eixos inter-relacionados: Aritmética e Álgebra; Geometria – Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; e Tratamento da Informação. Ao desenvolver esses temas, beneficia-se de tópicos desenvolvidos nas diversas áreas, contribuindo também com elas.

Se, de um lado, os conteúdos que abrange servem para a resolução de problemas de outras áreas do conhecimento humano, tais como Engenharia, Arquitetura, Ciências da Computação, Física, Biologia, Economia e Sociologia, conhecimentos destas áreas contribuem para que conceitos matemáticos ganhem sentido. Desta maneira, a área interfere fortemente na formação de conhecimentos dos diversos campos científicos presentes em nossa sociedade, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio e da argumentação.

Inglês

 
O curso de Inglês promove o equilíbrio entre a fluência e a precisão no aprendizado da língua e o contato produtivo com diversas manifestações culturais de países de língua inglesa. Em prédio próprio e espaços adequadamente equipados, o curso se organiza em vários níveis que atendem agrupamentos com diferentes conhecimentos da língua inglesa, respeitando as diversas faixas etárias. Funciona no período complementar das aulas e faz parte da grade curricular a partir do 6º ano. Conheça mais sobre a proposta do ensino na página do Inglês Vera Cruz.
 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

notícias

Despedida com música
29 Nov 2019
 O encerramento do ano letivo no Ensino Médio tem momentos muito especiais. Um deles é...
+
Os jovens na contemporaneidade
28 Nov 2019
 Paulo Carrano, professor da Faculdade de Educação da UFF, encerrou, na última...
+
Pensamento Vivo: Entre Mundos
28 Nov 2019
 Pensar é movimentar ideias coletivamente, confrontando-as, expondo-as, combinando-as de...
+
Que comecem os jogos!
26 Nov 2019
 O início da semana está movimentado no Verão. As equipes amarela, azul, branca...
+
Festa a fantasia
25 Nov 2019
 Teve caixa de Toddynho, M&Ms, médico, cupido e até Luís 14, o grande Rei...
+
Construção coletiva
19 Nov 2019
 Na quarta-feira, dia 13 de novembro, a turma do 2º ano do Ensino Fundamental, nível...
+
Que comece o espetáculo
18 Nov 2019
 O grupo de Teatro do Ensino Médio da Escola Vera Cruz convida a todos para a apresentação...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 24/8: Sábado de Encontros - G3
  • 31/8: Sábado de Encontros – G2
  • 11/9 a 13/9: Acampamento - 2º ano
  • 14/9: Quermesse Feito por Nós
  • 21/9: Sábado de Encontros - G4
  • 21/9: Drama Festival - 7° e 9º ano
  • 21/9: Festivera: capoeira
  • 28/9: Sábado Literário - 1 º ano
  • 28/9: 7ª Copa Vera Cruz
  • 29/9: 7ª Copa Vera Cruz
  • 2/10 a 4/10: Acampamento - 5º ano
  • 5/10: Drama Festival - 6º e 8º ano
  • 07/10 A 10/10: Semana de Celebração da Infância – G1 ao G4
  • 18/10: Festivera: dança
  • 19/10: Sábado de Encontros - G1
  • 26/10: 7ª Copa Vera Cruz
  • 27/10: 7ª Copa Vera Cruz
  • 28/10: Escola Aberta - 7° ano
  • 9/11: Escola Aberta - 4º ano
  • 9/11: Abertura da Exposição Ateliê - G1 ao G4
  • 23/11: Mostra - 8º ano
  • 23/11: Abertura da Exposição de Arte - G5, 1 º e 2º ano
  • 30/11: Sábado do 2º ano
  • 30/11: Pintura do muro - 9º ano
  • 7/12: Mostra - 5º ano
  • 11/12: Evento de passagem para o Ensino Médio - 9º ano
  • 12/12: Formatura - 3ª série do EM
  • 16/12: Encerramento do ano letivo