Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Áreas curriculares 

O currículo está organizado por áreas que integram os conteúdos adequados para uma aproximação significativa dos conceitos e métodos das ciências que as compõem. A presença de assessores – especialistas encarregados de conduzir a linha conceitual e metodológica das áreas curriculares - garante a continuidade nos diversos anos escolares. Querer aprender e se instrumentalizar para continuar aprendendo ao longo da vida é o foco que determina o planejamento de cada área.

Do 1º ao 9º ano, estão presentes as seguintes áreas:

Arte


A área de Arte considera as linguagens de Música, Artes Visuais e Teatro. Tem como foco a produção do aluno (a exploração, o conhecimento e a representação nas diferentes linguagens), articulada com a apreciação estética, no contato com as manifestações culturais.

Exposições e apresentações sistemáticas das produções dos alunos, a constante socialização de seus processos do fazer artístico, a seleção cuidadosa de visitas a museus, exposições e espetáculos, são recursos que possibilitam um aprendizado amplo e significativo das inúmeras possibilidades de representações simbólicas, manifestações artísticas e culturais produzidas pelo homem, em diferentes contextos históricos.


Ciências


A área de Ciências integra conceitos estruturantes de matéria, energia, transformação, vida. Esses conceitos, essenciais para a construção do pensamento científico, fundamentam e promovem um agir consciente e responsável, construindo a reflexão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Combinar leitura, observação, experimentação, discussão e registro é a marca metodológica da área, que se organiza com diferentes materiais e recursos pedagógicos, proporcionando diferentes aproximações do fazer e pensar científicos.


Educação Física


A área de Educação Física objetiva a saúde e o gosto pelo esporte e pela atividade física. Privilegia o conhecimento de si e a comunicação com o outro por meio do trabalho com o corpo. A polivalência esportiva - que contempla a recreação, os esportes individuais, os esportes coletivos e o trabalho rítmico - é meio e objetivo para a formação de um aluno que tem consciência das suas competências e busca continuamente a sua superação, contribuindo para o crescimento do grupo.

A metodologia da área se baseia no princípio dos jogos cooperativos. O jogo é uma vivência lúdica, na qual as diferenças de habilidades e capacidades são valorizadas na conquista de objetivos comuns. A diversidade de atividades recreativas e esportivas promove o desenvolvimento das várias habilidades motoras, criando oportunidade para todos.

A organização de campeonatos internos e a participação em jogos amistosos e campeonatos externos fortalece o interesse e empenho do aluno, bem como o sentimento de pertencimento a um coletivo.

Estudos Sociais

 
A área de Estudos Sociais foca seu trabalho na construção de três conceitos: tempo, espaço e interação social. Esta construção conceitual acontece a partir dos olhares geográfico, histórico, sociológico e antropológico, numa perspectiva totalizante de análise das sociedades. Tem, assim, como objeto de estudo tanto questões próprias das relações e organizações humanas, quanto sua relação com a natureza.

 Na sua metodologia, promove a leitura de diferentes representações culturais, a observação, a busca e registro de informações, e o exercício de comunicar as próprias idéias. Privilegia, também, o contato com diferentes interpretações, a análise de problemas atuais, fortalecendo a elaboração de opiniões, sua sustentação e sua possível revisão. Desta forma, a área contribui para a aquisição de competências cognitivas, dos valores e atitudes de que necessita um cidadão da sociedade democrática atual.


Língua Portuguesa


A área de Língua Portuguesa parte do pressuposto de que as práticas de leitura e de produção de textos constituem uma parceria indissociável no processo de aprendizagem da língua materna. Em função disso, organiza os conteúdos em torno de três eixos que se inter-relacionam nos projetos de todas os anos escolares: leitura literária; leitura e produção escrita e oral de diferentes gêneros textuais; conhecimentos lingüísticos aplicados aos textos.

O fio condutor do trabalho é desenvolver nos alunos a consciência de que escritor é aquele que sabe o que escrever, como escrever e para quem escrever. Já, leitor é aquele que analisa e compreende as idéias do que lê, reconhecendo no texto (oral ou escrito) seus elementos básicos (conteúdo e estrutura), sua finalidade, suas características de linguagem e seus efeitos de sentido.

A metodologia da área considera que a formação das competências comunicativa, leitora, lingüística e textual do aluno só acontece com base em exercício contínuo de observação, investigação, análise, reflexão e prática das modalidades da língua oral e escrita, em todos os seus contextos e funções.


Matemática


A área de Matemática privilegia a pesquisa, a comunicação e a validação de idéias, no enfrentamento e resolução de situações-problema dos diversos domínios da atividade humana. Organiza-se fundamentalmente em quatro eixos inter-relacionados: Aritmética e Álgebra; Geometria – Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; e Tratamento da Informação. Ao desenvolver esses temas, beneficia-se de tópicos desenvolvidos nas diversas áreas, contribuindo também com elas.

Se, de um lado, os conteúdos que abrange servem para a resolução de problemas de outras áreas do conhecimento humano, tais como Engenharia, Arquitetura, Ciências da Computação, Física, Biologia, Economia e Sociologia, conhecimentos destas áreas contribuem para que conceitos matemáticos ganhem sentido. Desta maneira, a área interfere fortemente na formação de conhecimentos dos diversos campos científicos presentes em nossa sociedade, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio e da argumentação.

Inglês

 
O curso de Inglês promove o equilíbrio entre a fluência e a precisão no aprendizado da língua e o contato produtivo com diversas manifestações culturais de países de língua inglesa. Em prédio próprio e espaços adequadamente equipados, o curso se organiza em vários níveis que atendem agrupamentos com diferentes conhecimentos da língua inglesa, respeitando as diversas faixas etárias. Funciona no período complementar das aulas e faz parte da grade curricular a partir do 6º ano. Conheça mais sobre a proposta do ensino na página do Inglês Vera Cruz.
 

destaques

prev
next

Pelas ondas do feminismo

O 13º número da Revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, percorre as três ondas do pensamento feminista e destaca a biografia de mulheres que subverteram leis e costumes e lutaram por uma sociedade com mais igualdade. Clique aqui para conferir.

 

notícias

Imersão inicial
15 Mar 2019
  Na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, os alunos da 3ª série do Ensino Médio...
+
Eleições no EM
14 Mar 2019
  Foi dada a largada para a eleição do Grêmio Estudantil no Ensino Médio....
+
Parabéns aos nossos universitários
11 Mar 2019
  A cada início de ano, com a divulgação das listas dos vestibulares, comemoramos...
+
Aquecimento
01 Mar 2019
O aquecimento das equipes para o calendário de jogos e competições intercolegiais...
+
Tempo de acolhimento
22 Fev 2019
  “Criança. Família. Professor. Comunidade. Experiência comum. Pertencimento....
+
Vamos trocar?
19 Fev 2019
  Que tal desengavetar aquele livro que você já leu e trocá-lo por outro, com...
+
Château
14 Fev 2019
  “Você nunca vai conseguir. Não em cem anos. Este é realmente muito...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

 
  • 21/01 a 23/01: Venda presencial de material e uniforme
  • 22/01: Segunda época - EF nível 3                
  • 22/01: Reunião de pais – G3 Tarde
  • 22/01: Reunião de pais – G5 Tarde
  • 22/01: Reunião de pais – 3º ano B, D, F
  • 23/01: Reunião de pais – G3 Manhã
  • 23/01: Reunião de pais – G5 Manhã
  • 23/01: Reunião de pais de alunos novos – 1º ano (manhã e tarde)
  • 23/01: Reunião de pais – 3º ano A, C, E
  • 16/03: Simulado - EM
  • 21/03: Cerimônia de entrega de certificados de Cambridge
  • 13/04: Escola Aberta – 6º ano
  • 13/04: Simulado - EM
  • 04/04: Manhã de Brincadeiras – 3º ano
  • 18/05 a 23/05: Estudo do Meio – 9º ano
  • 22/05 a 24/05: Estudo do Meio – 6º ano
  • 25/05: Simulado - EM
  • 29/05 a 31/05: Acampamento – 4º ano
  • 08/06: Sábado de Encontros – G5
  • 08/06: Grande Arraial Vera Cruz
  • 15/06: Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
  • 16/06: Festa Junina – G1 ao G4
  • 29/06: Festa Junina – 3º ao 5º ano
  • 03/07 a 07/07: Semana de oficina de construção de prendas - G1 ao G4
  • 07/10 a 10/10: Celebração da Infância - G1 ao G4