Cidadania Digital
Aqui você encontra boa parte do material resultante das reflexões da Escola Vera Cruz sobre cidadania digital em geral e o uso de ferramentas tecnológicas na Escola, em especial do celular. Essas ideias espelham o currículo de Tecnologia no Vera, composto de três eixos: tecnologia digital; pensamento computacional; e cultura digital.
Há muito atenta para as discussões em torno do tema, especialmente com o advento da pandemia da covid-19 e o surgimento de ferramentas de inteligência artificial como o Chat GPT, a Escola vem promovendo não apenas debates e formações internos para a consolidação de seu currículo, como discussões com a participação de toda a comunidade, como o ciclo de rodas de conversas com profissionais renomados, iniciado em agosto de 2022.
Além dessas reflexões, compartilhamos com você, aqui, algumas regras sobre o uso de celular em todos os segmentos da Escola Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Regras de uso de celular na Escola Vera Cruz
A escola não solicita celular ou dispositivos eletrônicos nas listas de materiais.
Até o 5º ano do Ensino Fundamental
Não é permitido trazer celular para a Escola
Recomendamos fortemente que os alunos nessa faixa etária não possuam celular.
Do 6º ano do Ensino Fundamental em diante
O uso é vetado durante as aulas
Recomendamos que os alunos não tragam celular para a Escola. O Vera disponibiliza equipamentos, como notebooks, tablets e celulares, para uso sempre que necessário e com supervisão dos professores.
Não é permitido levar celulares, smartphones ou smartwatches para as viagens de Estudo do Meio. Nessas ocasiões, a Escola disponibiliza equipamentos celulares de uso coletivo para viabilizar a coleta de materiais de pesquisa em campo.
Recomendamos a adoção de práticas e recursos de controle parental nos celulares de seus filhos.
A Escola Vera Cruz tem se empenhado para transformar as questões da vida digital de seus alunos em um assunto cada vez mais presente em todos os círculos familiares de nossa comunidade. Entendemos que as questões da vida digital devem ser objeto de constante diálogo, e de formação e orientação. Trabalhar para que os alunos tomem consciência das questões que nos atravessam; aprendam a fazer escolhas; ganhem condições de desenvolver autorregulação nas mais variadas frentes de nossa existência; e sejam cada vez mais capazes de assumir a responsabilidade sobre suas próprias vidas são parte estruturante do projeto pedagógico da Escola.
A Escola também compreende que limites, interdições, vetos – inevitáveis a quem se dedica a educar com responsabilidade – são importantes para a formação das pessoas nos mais diversos âmbitos, ainda que, sozinhos, não resolvam problemas, tampouco aqueles relacionados à vida digital dos alunos.
Em sintonia com muitos estudos realizados e publicados nos últimos tempos, sabemos que as redes sociais digitais podem induzir ao vício e ao consumismo, com consequências graves para todos e especialmente dramáticas para muitas crianças e adolescentes. Essas consequências, assim como a questão mais ampla da formação digital de nossas crianças e adolescentes, não serão satisfatoriamente conduzidas se não por um esforço conjunto de famílias e escola.
Registros de palestras
“Cidadania digital: diálogos para a construção de uma comunidade escolar ética, responsável e criativa com o uso das tecnologias digitais”
Veja os vídeos:
A diversidade de dimensões em torno da relação entre a tecnologia e a adolescência
Kelli Angelini, 18 de agosto de 2022
Bem-estar de crianças e adolescentes na internet
Rodrigo Nejm, 29 de setembro de 2022
Convivência ética na internet
Thais Bozza, 20 de outubro de 2022
Desmistificando os algoritmos
Dora Kaufman, 23 de novembro de 2022
Menos eletrônicos, mais conversa, curiosidade e brincadeiras!
Julieta Jerusalinsky, 23 de agosto de 2023
Leia o e-book: Cidadania Digital
Sugestões de leitura e aplicativos
Abaixo, uma seleção de materiais (sites, textos, cursos, podcasts, vídeos, e-books, livros e pesquisas), feita por nossa equipe pedagógica e indicada pelos especialistas convidados para as rodas de conversa, como apoio às famílias:
Sites
Campanha do Ministério da Justiça “De boa na rede”
Semana Brasileira de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação
Textos e apresentações
Apresentação: Convivência Ética na Internet
Cursos
CGI.br – Curso online Filhos Conectados
Podcasts
Podcast Meu filho tem 6 anos e quer um celular
Vídeos
Palestra Growing Up Digital (Crescendo no mundo digital)
Playlist do 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet
Palestra Cidadania, segurança e bem-estar digital nos currículos da Educação Básica
Palestra Lições aprendidas, novos desafios e ferramentas de segurança digital
E-books
E-book: Educação midiática, convivência e paz
E-book: Educação midiática e educação antirracista
E-book: Educação midiática e direitos das crianças na internet
Livros
Livro Intoxicações eletrônicas – O sujeito na era das relações virtuais – Agalma
Livro Manifesto pela Educação Midiática – Sesc São Paulo – Loja (sescsp.org.br)
Pesquisas
Resumo Pesquisa Tic Kids online 2023 – principais resultados