Com foco em educação, os cursos de pós-graduação lato sensu formam especialistas em Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem, As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética, e Literatura para Crianças e Jovens
Ministrados por profissionais altamente reconhecidos em suas respectivas áreas, os cursos de pós do Instituto são muito procurados por docentes, gestores e gestoras das redes pública e particular de ensino que desejam refletir sobre a própria prática para aprimorá-la.
A conceituada especialização em Alfabetização aborda os processos de aquisição da língua escrita tendo por fundamento a psicogênese e o modelo de ensino por resolução de problemas. Instigante e inquieto, o curso propõe uma análise prática da alfabetização inicial e os conhecimentos que os alunos constroem ao se apropriar do sistema de representação escrita. Com duração de 5 semestres e carga horária de 360 horas, é coordenada por Telma Weisz, uma das maiores especialistas do tema no país.
A pós em Literatura para Crianças e Jovens busca criar um espaço de reflexão sobre a relação cada vez mais complexa das crianças e dos jovens com a leitura literária, oferecendo a quem atua nesse processo a oportunidade de discutir a formação leitora sob três perspectivas: a teoria literária, as pesquisas sobre mediação de leitura e a crítica especializada. Com duração de 4 semestres e carga horária de 360 horas, é coordenada por Cristiane Tavares, doutoranda em Educação pela Unifesp e mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP.
A pós em Relações Interpessoais na Escola: das competências socioemocionais à personalidade ética visa formar profissionais aptos a identificar e intervir em problemas de convivência e na construção de um clima escolar positivo, que favoreça o desenvolvimento sócio moral e socioemocional da criança e do adolescente, numa perspectiva construtivista. Com duração de 5 semestres e carga horária de 410 horas, é coordenada por Adriana de Melo Ramos, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Unicamp e integrante e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), da mesma instituição.