Informações básicas
Sobre o curso
O curso de graduação em Pedagogia segue uma metodologia inovadora, com módulos temáticos que favorecem a imersão na realidade da educação básica na atualidade brasileira. O curso está organizado para, desde o 1º módulo, promover imersões nas questões do cotidiano escolar. Além das aulas teóricas, que abrangem os fundamentos científicos, o estudante participa de oficinas de reflexão sobre a prática, seminários, debates, práticas de leitura e escrita e estágios supervisionados.
Reconhecida por seu caráter vanguardista, nossa graduação habilita para todas as funções da profissão, com especial atenção à atuação em sala de aula. Foi o Instituto que trouxe ao Brasil o conceito de didáticas específicas – a noção de que cada disciplina que compõe o currículo da Educação Básica possui princípios próprios que norteiam as melhores estratégias para ensiná-las.
Hoje, a tendência impacta a formação de professores por todo o país e segue tendo, no Instituto Vera Cruz, um local privilegiado de reflexão e aprimoramento, tanto em seu Núcleo de Pesquisa quanto nos convênios de colaboração com outros centros de referência, como a Universidade de La Plata, na Argentina.
Com 4 anos de duração, o curso é oferecido na modalidade presencial no período noturno (das 18h30 às 22h), com aulas presenciais quatro vezes por semana. Às terças-feiras, as atividades são à distância. O curso é avaliado com nota 4 no Enade e está entre as melhores formações de Pedagogia de São Paulo.

Carga horária
3.356 horas de trabalho acadêmico, sendo que:
335 horas em atividades de extensão
400 horas de prática
400 horas de estágios supervisionados
Duração
8 semestres
Dias e horários
Aulas presenciais em quatro noites da semana.
Disciplinas à distância: 20%, ou seja, uma noite na semana.
Horários das aulas presenciais: das 18h30 às 22h00
Mensalidade
R$ 900,00
(com reajustes em todo o início de ano letivo)
Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.
Processo seletivo
As inscrições para o processo seletivo 2023 estão encerradas.
Proposta pedagógica
Baixe o programa completoDividida em 8 semestres, a graduação em Pedagogia do Instituto é composta pelos seguintes módulos:
-
Infância
A prioridade são temas e desafios relacionados à infância na sociedade atual.
As disciplinas abrangem estudos sobre a infância a partir de aspectos da produção das culturas infantis e de contextos de desenvolvimento e de aprendizagem, de acordo com uma perspectiva histórica e a realidade contemporânea.
Objetivos: favorecer e ampliar o olhar dos estudantes do curso para as especificidades da/s infância/s, em seus distintos momentos, superando determinismos de diferentes naturezas.
Disciplinas presenciais:
– História da Educação e Direitos da Criança
– Aprendizagem e desenvolvimento humano
– Infância: representação, experiências e contextos sociais
– Práticas de leitura e de escrita I
– Análise de interação de criançasDisciplinas à distância:
– Práticas de leitura e de escrita II
– Subjetividade na contemporaneidade -
Arte, Cultura e Educação
Neste módulo, observamos, entre outros aspectos, as especificidades das manifestações culturais brasileiras no campo das Artes Visuais, da Música, e da Cultura Digital.
As disciplinas deste módulo propõem uma reflexão crítica sobre a relação entre a arte, a cultura e a educação. Elas apresentam e discutem as diversas linguagens artísticas, suas formas de expressão e presença nos currículos da Educação Básica. Aqui, tratamos das características das linguagens artísticas a partir de uma perspectiva histórico-social e sua relação com a escola; as teorias mais importantes do ensino de arte; e consideramos a experiência estética dos estudantes em dinâmicas de apreciação crítica e de produções. Este módulo também trata do conceito de cultura, suas transformações e a influência das manifestações artísticas na infância, das expressões culturais contemporâneas em contextos rurais e urbanos e das discussões sobre inclusão, gênero, raças e etnias, dentre outras.
Objetivos: estimular o respeito e a valorização da diversidade no campo da arte e das manifestações culturais brasileiras; reconhecer criticamente a importância das tecnologias e aproximar a educação e a cultura digital, como agentes interculturais, consumidores e produtores; aprofundar o estudo de temas relativos a uma cultura específica para tomar decisões didáticas que fomentam a apreciação crítica; e favorecer novas aprendizagens sobre diferentes linguagens artísticas.
Disciplinas presenciais:
– Manifestações culturais e relações étnico-raciais no Brasil
– Corpo, movimento e as artes do corpo
– Práticas de ensino e de aprendizagem de música na escola
– Práticas de ensino e de aprendizagem de artes visuais na escolaDisciplinas à distância:
– Cultura digital -
Educação Infantil: creche e pré-escola
O módulo tem como foco as especificidades das instituições de Educação Infantil, seus modos de organização e rotinas, e como contemplar as formas próprias de aprendizagem das crianças nessa faixa etária.
A concepção contemporânea da Educação e do cuidado de crianças de 0 a 5 anos dá suporte para estudos e discussões ao longo desse módulo. Abordamos as especificidades das instituições de Educação Infantil — creche e pré-escola —, seus modos de organização e rotinas, abrangendo os campos de experiência, conforme propostos na Base Nacional Comum Curricular:
“o eu, o outro e nós”
“corpo, gestos e movimentos”
“escuta, fala, pensamento e imaginação”
“traços, sons, cores e imagens”
“espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”Objetivos: aprender a tomar decisões didáticas e educacionais considerando as singularidades da faixa etária dos estudantes; valorizar as culturas das infâncias, tomando a criança como sujeito atuante em seu processo de construção de conhecimentos; e reconhecer a importância de integrar práticas de cuidado e de educação.
Disciplinas presenciais:
– Percursos investigativos na Educação Infantil: natureza e sociedade
– Percursos investigativos na Educação Infantil: números e espaços
– Linguagem oral e escrita na Educação Infantil
– Percursos criativos na Educação Infantil
– Oficinas de tematização dos estágios e práticas na Educação Infantil
– Saúde e qualidade de vida na Educação InfantilDisciplinas à distância:
– Currículo e Gestão Pedagógica na Educação Infantil
– A criança no contexto da Educação Infantil -
Ensino Fundamental: Ciências Humanas e Ciências da Natureza
Neste módulo, nos concentramos na discussão e análise de práticas pedagógicas que articulam as duas áreas.
Dentre as atividades, analisamos o trabalho com as Ciências Humanas e da Natureza nos anos iniciais do ensino Fundamental ; tematizamos situações da prática escolar e maneiras de estruturar o trabalho, em especial a elaboração de projetos didáticos; observamos os processos de aprendizagem e as particularidades da leitura e produção de textos ligados a temas atuais, trabalhando com propostas curriculares e fundamentos teóricos; e discutimos e analisamos práticas pedagógicas que articulam as duas áreas, dentre elas, os estudos do meio.
Objetivos: compreender os processos de aprendizagem em Ciências Humanas e da Natureza e o valor desses campos de conhecimento para a formação dos estudantes; e aprofundar-se em temas, conteúdos e formas de abordá-los (projetos, sequências), considerando os enfoques didáticos eleitos.
Disciplinas presenciais:
– Gestão pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental
– Ciências Humanas nos anos iniciais do ensino fundamental
– Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em Ciências Humanas
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em Ciências da NaturezaDisciplinas à distância:
– Estudo de meio: Ciências Humanas e Ciências da Natureza
– Práticas de leitura e de escrita III
-
Ensino Fundamental: alfabetização Inicial
Neste módulo, as disciplinas focam as aprendizagens iniciais em língua escrita e matemática.
Com prioridade nos anos finais de Educação Infantil e nos dois anos iniciais do Ensino Fundamental, tematizamos estudos teóricos, incluindo pesquisas recentes, que embasam distintas perspectivas de ensino da leitura, da escrita e da matemática nos anos iniciais. Situações de sala de aula e documentos curriculares também são discutidos, analisados e elaborados para a apropriação dos conteúdos que precisam ser priorizados e das formas de intervenção. Também estudamos documentos oficiais atrelados a programas e políticas públicas e o uso de ferramentas tecnológicas que potencializam as aprendizagens iniciais.
Objetivos: dominar um conjunto de princípios didáticos que permite a tomada de decisões sobre o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de propostas didáticas que favorecem novas aprendizagens no campo da alfabetização em língua escrita e em matemática; conhecer os processos de aprendizagem trilhados pelas crianças, tanto em relação à apropriação da escrita alfabética quanto à construção do conceito de número, do sistema de numeração e contagem; e compreender o papel do docente na potencialização de avanços, incluindo o uso das tecnologias.
Disciplinas presenciais:
– Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º ano)
– Linguagem oral e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º ano)
– Práticas de leitura e de escrita IV
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em alfabetização inicial: Matemática
– Oficina de tematização dos estágios e prática em alfabetização inicial: linguagem oral e escrita
Disciplinas à distância:
– Modalidades organizativas em linguagem oral e escrita
– Conhecimentos matemáticos I
Módulo Ensino Fundamental: Práticas de Linguagem e Matemática
Disciplinas presenciais:
– Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (3º a 5º ano)
– Linguagem oral e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental (3º a 5º ano)
– Leitura e leitores na escola
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em Matemática
– Oficina de tematização dos estágios e prática em linguagem oral e escrita
Disciplinas à distância:
– Leitura e escrita em contexto digital
– Conhecimentos matemáticos II -
Ensino Fundamental: práticas de linguagem e Matemática
As disciplinas deste módulo têm como propósito discutir concepções didáticas, eixos e conteúdos que envolvem essas duas áreas, no trabalho com turmas de 3º a 5º ano do Ensino Fundamental.
Neste módulo, temo a oportunidade de discutir textos de fundamentação teórica para entender as demandas e desafios atuais da formação escolar de leitores e de escritores, especialmente os de 8 a 10 anos. Em relação à Matemática, com a resolução de problemas como pano de fundo e textos teóricos como aporte, discutimos as ideias das operações (campos conceituais), os aspectos que envolvem o sistema de numeração, o cálculo e os eixos forma e espaço, além do tratamento da informação e das medidas. Nas disciplinas deste módulo, apresentamos e debatemos programas e políticas públicas, bem como ferramentas tecnológicas que favorecem a construção de conhecimentos.
Objetivos: ampliar o olhar sobre os processos de aprendizagem e as especificidades dessas duas áreas de conhecimento, assim como suas respectivas abordagens didáticas, para tomar decisões em sala de aula que envolvam o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de situações que geram novas aprendizagens.
Disciplinas presenciais:
– Matemática nas séries finais do Fundamental I
– Linguagem oral e escrita nas séries finais do Fundamental I
– Leitura e leitores na escola
– Oficina de tematização dos estágios e práticas em Matemática
– Oficina de tematização dos estágios e prática em linguagem oral e escritaDisciplinas à distância:
– Leitura e escrita em contexto digital
– Conhecimentos matemáticos II -
Gestão escolar e políticas públicas
Este módulo tem como foco os estudos que envolvem a gestão escolar e o trabalho de caráter educacional a ser realizado com os estudantes, envolvendo a convivência ética e a construção da moralidade.
As disciplinas deste módulo abarcam diferentes âmbitos da gestão escolar, incluindo aspectos relativos às políticas públicas, organização dos sistemas de ensino, aspectos da gestão do currículo e da formação dos professores na unidade. Elas preveem temas relativos ao paradigma da gestão democrática e seus desdobramentos, questões referentes aos direitos humanos, à inclusão, à participação, à gestão das relações no espaço educativo e à profissionalidade docente. Além disso, discutimos competências ligadas à gestão — os papéis do diretor escolar, do coordenador pedagógico e do supervisor de ensino.
Objetivos: ampliar o olhar sobre a gestão da sala de aula — com base no tempo, no espaço e nos materiais, bem como na singularidade do grupo de estudantes; valorizar a diversidade e a peculiaridade inerentes a cada ser humano, gerindo as relações interpessoais, o trabalho em equipe e junto à comunidade escolar; atuar de forma consistente na elaboração, na implementação, na coordenação, no acompanhamento e na avaliação do projeto político pedagógico da unidade de ensino; e gerir democraticamente uma equipe de professores.
Disciplinas presenciais:
– Gestão escolar e qualidade da educação
– Coordenação pedagógica e formação docente
– Políticas públicas em educação
– Oficina de tematização dos estágios e prática em gestão
– Práticas de leitura e de escrita VIDisciplinas à distância:
– Projeto político-pedagógico: autonomia, participação e comunidade
– Práticas de leitura e de escrita V -
Território educativo
Neste módulo, discutimos a formação mais ampla das crianças, conectando a escola com a vida da comunidade.
As disciplinas deste módulo discutem a presença e o papel da escola na contemporaneidade e sua relação com a diversidade, a inclusão e a convivência ética, dentre outras, além de focarem no conceito de território educativo, que considera espaços e vivências da criança além dos muros da instituição. Discutimos a formação mais ampla das crianças, conectando a escola com a vida da comunidade e reconhecendo a importância de constituir, com outros equipamentos comunitários, o projeto de educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Nesse sentido, é importante discutir e entender como a estruturação do currículo contribui para as tantas aprendizagens das crianças, assumindo a instituição escolar como protagonista no movimento de articulação e construção coletiva de um projeto pedagógico local.
Objetivos: estabelecer múltiplas relações sobre os diferentes níveis de concretização curricular; valorizar a diversidade, em todas as suas instâncias, usando-a a favor dos processos de ensino e de aprendizagem; contribuir para a formação das crianças como sujeitos éticos e responsáveis; e compreender o papel da escola contemporânea, em suas relações institucionais e comunitárias.
Disciplinas presenciais:
– Educação inclusiva
– Convivência ética, construção de valores e direitos humanos
– Libras
– Escola e currículoDisciplinas à distância:
– Escola e interculturalidade
– Educação em espaços não escolares
Revista
Veras
Veras é um periódico acadêmico do Instituto Vera Cruz para publicação de estudos no campo da educação, resultantes de investigações e análises de fenômenos educacionais relevantes nessa área do conhecimento. De periodicidade semestral, Veras não se restringe a um segmento específico de seu campo. Todos os níveis de ensino, assim como todos os aspectos que envolvem o ensino e a aprendizagem, podem ser contemplados, com reflexões que contribuam para uma ampla e diversificada abordagem dos temas que envolvem a educação no mundo contemporâneo. Veras está aberta a todos os autores que quiserem participar da discussão e da análise da educação na atualidade. Para acessar todas as edições da Revista Veras ou fazer a submissão de seu artigo, clique aqui.

Eixos de integração curricular
Ao longo dos módulos, propomos um conjunto de atividades de naturezas diversas em consonância com as disciplinas, considerando quatro eixos de integração:
1) Projetos coletivos
2) Oficinas de tematização dos estágios e das práticas
3) Práticas de leitura e escrita
4) Tecnologias no contexto educacional
Para conhecer melhor os eixos de integração curricular, leia aqui.
Estágios supervisionados
Os estágios iniciam-se no 2º ano do curso. São atividades práticas, realizadas prioritariamente em escolas públicas e particulares, vinculadas às faixas etárias de cada segmento, sempre sob supervisão de um docente. A distribuição das horas de estágios na grade curricular considera os focos e segmentos de cada módulo temático. Leia mais aqui.
Atuação profissional
A prioridade do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz é a formação de professoras e professores que atuem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Sua atuação também pode ocorrer na gestão pedagógica, como diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino nas redes públicas, bem como na rede privada.
Essa atuação pode se estender a outros espaços não escolares, tais como: hospitais, centros culturais, equipamentos comunitários, educação corporativa etc.
Quem são os pedagogos e pedagogas que queremos formar?
O Instituto Vera Cruz tem como objetivo formar profissionais reflexivos em relação aos desafios inerentes à sua prática, naquilo que é cerne de sua atividade; críticos, em relação à própria vivência profissional, ao buscarem alternativas metodológicas e conceituais que ampliem as possibilidades de um trabalho educacional dinâmico e em constante transformação; e criativos, na forma como dialogam com o conhecimento teórico, com o repertório de práticas e experiências educacionais, de modo a analisarem e avaliarem as práticas em curso e proporem, se necessário, percursos alternativos.
Em consideração ao artigo 8º da Resolução CNP/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, o/a egresso/a do curso de Pedagogia deverá estar apto/a a:
I. atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II. compreender o seu papel na formação dos estudantes da Educação Básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
III. promover a aprendizagem e o desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, nas etapas e modalidades de Educação Básica;
IV. dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
V. relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
VI. promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
VII. identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
VIII. demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, dentre outras;
IX. atuar na gestão e organização das instituições de Educação Básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;
X. participar da gestão das instituições de Educação Básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XI. realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;
XII. utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;
XIII. estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.
Parágrafo único. Os professores indígenas e aqueles que venham a atuar em escolas indígenas, professores da educação escolar do campo e da educação escolar quilombola, dada a particularidade das populações com que trabalham e da situação em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão ainda:
I. promover diálogo entre a comunidade em quem atuam e os outros grupos sociais sobre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprios da cultura local;
II. atuar como agentes interculturais para a valorização e o estudo de temas específicos relevantes.
Corpo docente
Clique nos nomes para conhecer os professores que integram o corpo docente do Instituto.
-
-
-
-
-
Karen Greif Amar
Professora
-
-
Marly Barbosa
Professora
-
-
Processo seletivo
As inscrições para o processo seletivo 2023 estão encerradas.