Graduação em Pedagogia - Vera Cruz

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Graduação em Pedagogia

Informações básicas

Sobre o curso

O curso de graduação em Pedagogia segue uma metodologia inovadora, com módulos temáticos que favorecem a imersão na realidade da educação básica na atualidade brasileira. O curso está organizado para, desde o 1º módulo, promover imersões nas questões do cotidiano escolar. Além das aulas teóricas, que abrangem os fundamentos científicos, o estudante participa de oficinas de reflexão sobre a prática, seminários, debates, práticas de leitura e escrita e estágios supervisionados.

Reconhecida por seu caráter vanguardista, nossa graduação habilita para todas as funções da profissão, com especial atenção à atuação em sala de aula. Foi o Instituto que trouxe ao Brasil o conceito de didáticas específicas – a noção de que cada disciplina que compõe o currículo da Educação Básica possui princípios próprios que norteiam as melhores estratégias para ensiná-las.

Hoje, a tendência impacta a formação de professores por todo o país e segue tendo, no Instituto Vera Cruz, um local privilegiado de reflexão e aprimoramento, tanto em seu Núcleo de Pesquisa quanto nos convênios de colaboração com outros centros de referência, como a Universidade de La Plata, na Argentina.

Com 4 anos de duração, o curso é oferecido na modalidade presencial no período noturno (das 18h30 às 22h), com aulas presenciais quatro vezes por semana. Às terças-feiras, as atividades são à distância. O curso é avaliado com nota 4 no Enade e está entre as melhores formações de Pedagogia de São Paulo.

Carga horária

3.356 horas de trabalho acadêmico, sendo que:

335 horas em atividades de extensão

400 horas de prática

400 horas de estágios supervisionados

Duração

8 semestres

Dias e horários

Aulas presenciais em quatro noites da semana.

Disciplinas à distância: 20%, ou seja, uma noite na semana.

Horários das aulas presenciais: das 18h30 às 22h00

 

 

Mensalidade

R$ 960,00 (com reajustes em todo o início de ano letivo)

Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.

Processo seletivo

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Proposta pedagógica

Dividida em 8 semestres, a graduação em Pedagogia do Instituto é composta pelos seguintes módulos:

  • Infância

    A prioridade são temas e desafios relacionados à infância na sociedade atual.

    As disciplinas abrangem estudos sobre a infância a partir de aspectos da produção das culturas infantis e de contextos de desenvolvimento e de aprendizagem, de acordo com uma perspectiva histórica e a realidade contemporânea.

    Objetivos: favorecer e ampliar o olhar dos estudantes do curso para as especificidades da/s infância/s, em seus distintos momentos, superando determinismos de diferentes naturezas.

    Disciplinas presenciais:
    – História da Educação e Direitos da Criança
    – Aprendizagem e desenvolvimento humano
    – Infância: representação, experiências e contextos sociais
    – Introdução à escrita acadêmica
    – Análise de interação de crianças

    Disciplinas à distância:
    – Leitura, análise e interpretação de textos acadêmicos
    – Subjetividade na contemporaneidade

  • Arte, Cultura e Educação

    Neste módulo, observamos, entre outros aspectos, as especificidades das manifestações culturais brasileiras no campo das Artes Visuais, da Música, e da Cultura Digital.

    As disciplinas deste módulo propõem uma reflexão crítica sobre a relação entre a arte, a cultura e a educação. Elas apresentam e discutem as diversas linguagens artísticas, suas formas de expressão e presença nos currículos da Educação Básica. Aqui, tratamos das características das linguagens artísticas a partir de uma perspectiva histórico-social e sua relação com a escola; as teorias mais importantes do ensino de arte; e consideramos a experiência estética dos estudantes em dinâmicas de apreciação crítica e de produções. Este módulo também trata do conceito de cultura, suas transformações e a influência das manifestações artísticas na infância, das expressões culturais contemporâneas em contextos rurais e urbanos e das discussões sobre inclusão, gênero, raças e etnias, dentre outras.

    Objetivos: estimular o respeito e a valorização da diversidade no campo da arte e das manifestações culturais brasileiras; reconhecer criticamente a importância das tecnologias e aproximar a educação e a cultura digital, como agentes interculturais, consumidores e produtores; aprofundar o estudo de temas relativos a uma cultura específica para tomar decisões didáticas que fomentam a apreciação crítica; e favorecer novas aprendizagens sobre diferentes linguagens artísticas.

    Disciplinas presenciais:
    – Manifestações culturais e relações étnico-raciais no Brasil
    – Corpo, movimento e as artes do corpo
    – Práticas de ensino e de aprendizagem de música na escola
    – Práticas de ensino e de aprendizagem de artes visuais na escola

    Disciplinas à distância:
    – Cultura digital

  • Educação Infantil: creche e pré-escola

    O módulo tem como foco as especificidades das instituições de Educação Infantil, seus modos de organização e rotinas, e como contemplar as formas próprias de aprendizagem das crianças nessa faixa etária.

    A concepção contemporânea da Educação e do cuidado de crianças de 0 a 5 anos dá suporte para estudos e discussões ao longo desse módulo. Abordamos as especificidades das instituições de Educação Infantil — creche e pré-escola —, seus modos de organização e rotinas, abrangendo os campos de experiência, conforme propostos na Base Nacional Comum Curricular:

    “o eu, o outro e nós”
    “corpo, gestos e movimentos”
    “escuta, fala, pensamento e imaginação”
    “traços, sons, cores e imagens”
    “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”

    Objetivos: aprender a tomar decisões didáticas e educacionais considerando as singularidades da faixa etária dos estudantes; valorizar as culturas das infâncias, tomando a criança como sujeito atuante em seu processo de construção de conhecimentos; e reconhecer a importância de integrar práticas de cuidado e de educação.

    Disciplinas presenciais:
    – Percursos investigativos na Educação Infantil: natureza e sociedade
    – Percursos investigativos na Educação Infantil: números e espaços
    – Linguagem oral e escrita na Educação Infantil
    – Percursos criativos na Educação Infantil
    – Oficinas de tematização dos estágios e práticas na Educação Infantil
    – Saúde e qualidade de vida na Educação Infantil

    Disciplinas à distância:
    – Currículo e Gestão Pedagógica na Educação Infantil
    – A criança no contexto da Educação Infantil

  • Ensino Fundamental: Ciências Humanas e Ciências da Natureza

    Neste módulo, nos concentramos na discussão e análise de práticas pedagógicas que articulam as duas áreas.

    Dentre as atividades, analisamos o trabalho com as Ciências Humanas  e da Natureza nos anos iniciais do ensino Fundamental ; tematizamos situações da prática escolar e maneiras de estruturar o trabalho, em especial a elaboração de projetos didáticos; observamos os processos de aprendizagem e as particularidades da leitura e produção de textos ligados a temas atuais, trabalhando com propostas curriculares e fundamentos teóricos; e discutimos e analisamos práticas pedagógicas que articulam as duas áreas, dentre elas, os estudos do meio.

    Objetivos: compreender os processos de aprendizagem em Ciências Humanas e da Natureza e o valor desses campos de conhecimento para a formação dos estudantes; e aprofundar-se em temas, conteúdos e formas de abordá-los (projetos, sequências), considerando os enfoques didáticos eleitos.

    Disciplinas presenciais:

    – Gestão pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental

    – Ciências Humanas nos anos iniciais do ensino fundamental

    – Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental

    – Oficina de tematização dos estágios e práticas em Ciências Humanas
    – Oficina de tematização dos estágios e práticas em Ciências da Natureza

     

    Disciplinas à distância:

    – Estudo de meio: Ciências Humanas e Ciências da Natureza

    – Gêneros acadêmicos: resenha crítica literária

  • Ensino Fundamental: alfabetização Inicial

    Neste módulo, as disciplinas focam as aprendizagens iniciais em língua escrita e matemática.

    Com prioridade nos anos finais de Educação Infantil e nos dois anos iniciais do Ensino Fundamental, tematizamos estudos teóricos, incluindo pesquisas recentes, que embasam distintas perspectivas de ensino da leitura, da escrita e da matemática nos anos iniciais. Situações de sala de aula e documentos curriculares também são discutidos, analisados e elaborados para a apropriação dos conteúdos que precisam ser priorizados e das formas de intervenção. Também estudamos documentos oficiais atrelados a programas e políticas públicas e o uso de ferramentas tecnológicas que potencializam as aprendizagens iniciais.

    Objetivos: dominar um conjunto de princípios didáticos que permite a tomada de decisões sobre o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de propostas didáticas que favorecem novas aprendizagens no campo da alfabetização em língua escrita e em matemática; conhecer os processos de aprendizagem trilhados pelas crianças, tanto em relação à apropriação da escrita alfabética quanto à construção do conceito de número, do sistema de numeração e contagem; e compreender o papel do docente na potencialização de avanços, incluindo o uso das tecnologias.

    Disciplinas presenciais:

    – Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º ano)

    – Linguagem oral e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental  (1º e 2º ano)

    – A entrevista: espaço de interlocução e disseminação de ideias

    – Oficina de tematização dos estágios e práticas em alfabetização inicial: Matemática

    – Oficina de tematização dos estágios e prática em alfabetização inicial: linguagem oral e escrita

    Disciplinas à distância:

    – Modalidades organizativas em linguagem oral e escrita

    – Conhecimentos matemáticos I

  • Ensino Fundamental: práticas de linguagem e Matemática

    As disciplinas deste módulo têm como propósito discutir concepções didáticas, eixos e conteúdos que envolvem essas duas áreas, no trabalho com turmas de 3º a 5º ano do Ensino Fundamental.

    Neste módulo, temo a oportunidade de discutir textos de fundamentação teórica para entender as demandas e desafios atuais da formação escolar de leitores e de escritores, especialmente os de 8 a 10 anos. Em relação à Matemática, com a resolução de problemas como pano de fundo e textos teóricos como aporte, discutimos as ideias das operações (campos conceituais), os aspectos que envolvem o sistema de numeração, o cálculo e os eixos forma e espaço, além do tratamento da informação e das medidas. Nas disciplinas deste módulo, apresentamos e debatemos programas e políticas públicas, bem como ferramentas tecnológicas que favorecem a construção de conhecimentos.

    Objetivos: ampliar o olhar sobre os processos de aprendizagem e as especificidades dessas duas áreas de conhecimento, assim como suas respectivas abordagens didáticas, para tomar decisões em sala de aula que envolvam o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de situações que geram novas aprendizagens.

    Disciplinas presenciais:
    – Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (3º a 5º ano)
    I

    – Linguagem oral e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental (3º a 5º ano)

    – Leitura e leitores na escola
    – Oficina de tematização dos estágios e práticas em Matemática
    – Oficina de tematização dos estágios e prática em linguagem oral e escrita

    Disciplinas à distância:
    – Leitura e escrita em contexto digital
    – Conhecimentos matemáticos II

  • Gestão escolar e políticas públicas

    Este módulo tem como foco os estudos que envolvem a gestão escolar e o trabalho de caráter educacional a ser realizado com os estudantes, envolvendo a convivência ética e a construção da moralidade.

    As disciplinas deste módulo abarcam diferentes âmbitos da gestão escolar, incluindo aspectos relativos às políticas públicas, organização dos sistemas de ensino, aspectos da gestão do currículo e da formação dos professores na unidade. Elas preveem temas relativos ao paradigma da gestão democrática e seus desdobramentos, questões referentes aos direitos humanos, à inclusão, à participação, à gestão das relações no espaço educativo e à profissionalidade docente. Além disso, discutimos competências ligadas à gestão — os papéis do diretor escolar, do coordenador pedagógico e do supervisor de ensino.

    Objetivos: ampliar o olhar sobre a gestão da sala de aula — com base no tempo, no espaço e nos materiais, bem como na singularidade do grupo de estudantes; valorizar a diversidade e a peculiaridade inerentes a cada ser humano, gerindo as relações interpessoais, o trabalho em equipe e junto à comunidade escolar; atuar de forma consistente na elaboração, na implementação, na coordenação, no acompanhamento e na avaliação do projeto político pedagógico da unidade de ensino; e gerir democraticamente uma equipe de professores.

    Disciplinas presenciais:
    – Gestão escolar e qualidade da educação
    – Coordenação pedagógica e formação docente
    – Políticas públicas em educação
    – Oficina de tematização dos estágios e prática em gestão
    – Gêneros acadêmicos: o artigo de opinião 

    Disciplinas à distância:
    – Projeto político-pedagógico: autonomia, participação e comunidade
    – O ensaio acadêmico e os procedimentos básicos de referência acadêmica

  • Território educativo

    Neste módulo, discutimos a formação mais ampla das crianças, conectando a escola com a vida da comunidade.

    As disciplinas deste módulo discutem a presença e o papel da escola na contemporaneidade e sua relação com a diversidade, a inclusão e a convivência ética, dentre outras, além de focarem no conceito de território educativo, que considera espaços e vivências da criança além dos muros da instituição. Discutimos a formação mais ampla das crianças, conectando a escola com a vida da comunidade e reconhecendo a importância de constituir, com outros equipamentos comunitários, o projeto de educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Nesse sentido, é importante discutir e entender como a estruturação do currículo contribui para as tantas aprendizagens das crianças, assumindo a instituição escolar como protagonista no movimento de articulação e construção coletiva de um projeto pedagógico local.

    Objetivos: estabelecer múltiplas relações sobre os diferentes níveis de concretização curricular; valorizar a diversidade, em todas as suas instâncias, usando-a a favor dos processos de ensino e de aprendizagem; contribuir para a formação das crianças como sujeitos éticos e responsáveis; e compreender o papel da escola contemporânea, em suas relações institucionais e comunitárias.

    Disciplinas presenciais:
    – Educação inclusiva
    – Convivência ética, construção de valores e direitos humanos
    – Libras
    – Escola e currículo

    Disciplinas à distância:
    – Escola e interculturalidade
    – Educação em espaços não escolares

Revista
Veras

Veras é um periódico acadêmico do Instituto Vera Cruz para publicação de estudos no campo da educação, resultantes de investigações e análises de fenômenos educacionais relevantes nessa área do conhecimento. De periodicidade semestral, Veras não se restringe a um segmento específico de seu campo. Todos os níveis de ensino, assim como todos os aspectos que envolvem o ensino e a aprendizagem, podem ser contemplados, com reflexões que contribuam para uma ampla e diversificada abordagem dos temas que envolvem a educação no mundo contemporâneo. Veras está aberta a todos os autores que quiserem participar da discussão e da análise da educação na atualidade. Para acessar todas as edições da Revista Veras ou fazer a submissão de seu artigo, clique aqui.

Corpo docente

Clique nos nomes para conhecer os professores que integram o corpo docente do Instituto.

  • Andréa Luize

    Coordenadora e professora

  • Adriana de Melo Ramos

    Professora

  • Alexandre Figueira

    Professor

  • Ana Lúcia Antunes Bresciane

    Professora

  • Cibele Nair Rosa Erdmann

    Professora

  • Cristina Aparecida Reis Figueira

    Professora

  • Érica de Faria Dutra

    Professora

  • Fabio Bergamini

    Professor

  • Glaucia de Britto Alvares Affonso

    Professora

  • José Carlos de Souza

    Professor

  • Karen Greif Amar

    Professora

  • Lilian Starobinas

    Professora

  • Luiz Fernando Costa de Lourdes

    Professor

  • Maria Paula Vignola Zurawski

    Professora

  • Marisa Vasconcelos Ferreira

    Professora

  • Marly Barbosa

    Professora

  • Paulo Roberto Cunha

    Professor

  • Priscila Monteiro

    Professora

  • Dra. Silvane Aparecida da Silva

    Professora

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