-
O desafio de ler textos difíceis, que apresentam contextos diversos para as crianças e para os adolescentes, está colocado sempre que nos propomos a ensinar um novo conteúdo em ciências humanas. Para compreendê-lo, o estudante precisará mobilizar uma série de saberes anteriores, elaborar hipóteses e escrever sobre o assunto. Nesse sentido, é essencial refletir sobre as práticas de leitura e escrita aplicadas em sala de aula. Assim, busca-se produzir uma aprendizagem de ciências humanas que seja significativa para os alunos e alunas. O curso tratará, a partir das pesquisas desenvolvidas por Délia Lerner, Beatriz Aisenberg e Mirta Torres, do desenvolvimento de estratégias de leitura e escrita para o aprendizado de ciências humanas. Para tanto, haverá momentos de leitura e discussão da bibliografia, discussão coletiva de práticas docentes e análise de materiais e sequências didáticas.
Público-alvo:
Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e professores dos anos finais do Ensino Fundamental.Formato: EAD
Carga horária total: 12 h
Carga horaria síncrona: 10 h
Carga horária assíncrona: 2 h
Dia da semana e datas das atividades síncronas: Quarta-feira, dias 3, 10, 17 e 24 de abril
Horário das atividades síncronas: 19h00 às 21h30
Investimento: R$ 574,00 ou 2 parcelas de R$ 287,00
À vista: R$ 545,00Inscrições feitas até dia 29/2 ganham 10% de desconto
Vagas: 40 participantes
Professor:
Lucas Monteiro de OliveiraCurrículo: Lucas Monteiro de Oliveira é mestre em história pela USP, professor, produtor de material e formador em ciências humanas há 14 anos. Atuou em diferentes instituições, dentre as quais Santi, Acaia, Instituto Vladimir Herzog, Camino e Canoa. É professor do Colégio Rainha da Paz. Desde 2011, mantém estudo aplicado acerca do tema do curso, a partir do referencial teórico das pesquisas de Beatriz Aisenberg e Délia Lerner.
Inscrições
Faça parte da turma 2024: