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A proposta do curso é apresentar os jogos como situações planejadas e intencionais para o ensino e construção de determinados pensamentos e conteúdos matemáticos, previstos no currículo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Durante os encontros, refletiremos sobre a importância das jogadas consecutivas para a ampliação do repertório acerca do jogo, bem como sobre a criação de estratégias que possibilitem sempre chegar ao objetivo proposto. Além disso, será possível analisarmos o trabalho com a construção de outros conhecimentos, como perseverança, persistência, frustração e a forma de lidar com o erro, parte importante do processo de aprendizagem. Para isso, é necessário que os professores saibam as regras do jogo, considerem agrupamentos produtivos entre os estudantes, antecipem boas intervenções, promovam a generalização e aplicação das aprendizagens. Serão estudados jogos de matrizes africanas, indígenas e europeias, dentro da perspectiva da didática da Matemática, em diálogo como as ideias de mentalidades matemáticas, propostas por Jo Boaler, professora e pesquisadora da Universidade de Stanford, na Califórnia.
Público-alvo: profissionais que atuam com os anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes de Pedagogia e interessados no tema.
Data e horário da atividade presencial: sábado, 23 de setembro, das 8h00 às 12h20
Datas e horários das atividades síncronas: quintas-feiras, dias 28 de setembro, 5, 19 e 26 de outubro, das 19h00 às 22h00
Carga horária total do curso: 16 horas
Investimento: R$ 688,00 (em 2 parcelas de R$ 344,00) ou R$ 653,00 (à vista)
Desconto de 10% para inscrições até 31 de agosto
Professoras: Equipe do LABMAT (Laboratório de Didática da Matemática)
Coordenação de Priscila Monteiro e Ana Flávia Castanho
Professora responsável pelas atividades síncronas: Paula Takada
Priscila Monteiro: Graduada em Pedagogia e mestra em Educação Matemática pela PUC-SP. É professora de Didática da Matemática no Instituto Vera Cruz, coordenadora de programas e formadora de Matemática no Instituto Avisa Lá, assessora de Matemática do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, formadora de professores e da coordenação pedagógica na área de Matemática da Parceiros da Educação e de escolas públicas e particulares. Atua nas áreas de docência, formação continuada de professores, assessoria em Educação, elaboração de materiais didáticos e curriculares.
Ana Flávia Alonço Castanho: Pedagoga pela Faculdade de Educação da USP e mestra em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Lecionou na graduação em Pedagogia e na pós-graduação em Didática da Matemática, do Instituto Vera Cruz. Atua nas áreas de docência, formação continuada de professores, assessoria em Educação, elaboração de materiais didáticos e curriculares.
Paula Monteiro Takada: Graduada em Jornalismo pela USP e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, com pós-graduação em Alfabetização e em Didática da Matemática pelo Instituto Vera Cruz. Atua como professora e coordenadora de Matemática do 5º ano do EF da Escola Vera Cruz.
Carol Petreche: Graduada em Pedagogia pela PUC-SP, pós-graduada em Alfabetização e em Didática da Matemática pelo Instituto Vera Cruz e em Coordenação Pedagógica: Cartografias da Diversidade e Singularidades na Atuação Coordenadora pela A Casa Tombada/FACONNECT – Conchas-SP. É mestranda do Programa de Formação de Formadores da PUC-SP, formadora de Matemática do Programa Construindo Saberes da Parceiros da Educação e Reference Teacher for Elementary Maths da Camino School.
Cibele Nair Rosa Erdmann: Graduada em Pedagogia e História pela PUC-SP, com pós-graduação em Alfabetização, Literatura para Crianças e Jovens e Didática da Matemática pelo Instituto Vera Cruz. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz e professora do 5º ano do EF de uma escola particular de São Paulo.
Inscrições
As inscrições estão encerradas.