-
Neste curso, conversaremos sobre as ideias apresentadas por bell hooks em sua trilogia do ensino: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade (1994), Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança (2003) e Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática (2010). Destacaremos o encontro de bell hooks com Paulo Freire, que fez com que a ideia de uma educação como prática da liberdade fosse ainda mais reforçada nas ações da professora e pensadora estadunidense. Refletiremos sobre a importância que autora dá à promoção de uma educação antirracista e antissexista realizada por meio da pedagogia engajada. Também dialogaremos sobre os conceitos de antirracismo, antissexismo, pedagogia da esperança, pensamento crítico, comunidade amorosa, dentre outros que se destacam na elaboração do pensamento de bell hooks.
Público-alvo: educadores, profissionais de Educação e demais interessados em dialogar sobre os livros que compõem da trilogia do ensino de bell hooks.
Datas e horários das atividades síncronas: quintas-feiras, 14, 21 e 28 de setembro, 5 e 19 de outubro, das 19h00 às 22h00
Carga horária do curso: 20 horas (sendo 15 horas de atividades síncronas e 5 horas de atividades assíncronas)
Investimento: R$ 814,00 (em 2 parcelas de R$ 407,00) ou R$ 773,00 (à vista)
Desconto de 10% para inscrições até 31 de agosto
Professora: Silvane Silva
Doutora em História Social pela PUC-SP. Em 2018, foi pesquisadora visitante no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida (EUA). É coorganizadora do Currículo Antirracista da Cidade de São Paulo (SME, 2022), autora do prefácio à edição brasileira de Tudo sobre o amor: novas perspectivas, de bell hooks (2021). Atua como professora e pesquisadora nas áreas de Relações Raciais e de Gênero. É docente do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz.
Inscrições
As inscrições estão encerradas.