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A alfabetização é um campo de diversas discussões e disputas ideológicas. Qual melhor forma de alfabetizar? Será possível fazer isso “mais rapidamente”? Que propostas devemos garantir em nossos planejamentos? Essas e tantas outras questões sempre envolveram professores alfabetizadores e, em tempos de (pós)pandemia, ficam ainda mais intensas. Como realizar um planejamento que potencialize uma alfabetização plena? De que forma a escola pode atuar de maneira a preparar atividades que efetivamente contribuam com o avanço das hipóteses infantis? Neste curso, pretende-se contribuir com essas e outras questões, discutindo a perspectiva alfabetizadora dentro da psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, e encaminhamentos didáticos que podem favorecer uma alfabetização realmente plena para todos os sujeitos envolvidos no processo.
Público-alvo:
Profissionais de educação que desejam refletir sobre a alfabetização na perspectiva construtivista de ensino e aprendizagem, e estudantes de pedagogia.
Carga horária total: 16 horas
Carga horária de atividades síncronas: 12,5 horas
Carga horária de atividades assíncronas: 3,5 horas
Dia da semana e atas: às quartas-feiras, 19 e 26 de março; 2, 9 e 16 de abril
Horário das atividades síncronas: das 19h00 às 21h30
Investimento: R$ 788,00 ou 2 parcelas de R$ 394,00
À vista: R$ 748,00
Vagas: 40 participantes
Docente: Miruna Kayano Genoino
Miruna Kayano Genoino é pedagoga (USP) e mestra em Escrita e Alfabetização (Universidade de La Plata, Argentina). Atua como orientadora do Ensino Fundamental no Espaço Ekoa e professora do curso de pós-graduação Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem, do Instituto Vera Cruz, além de ser membro do Instituto Emília. Também é formadora de professores na área de Práticas de Linguagem.