-
Público-alvo:
Profissionais que atuam na educação básica e estudantes de licenciaturas
Apresentação
O bullying é um fenômeno complexo para o qual a intervenção também é. Com a presença das redes sociais tão forte na vida das crianças e dos adolescentes, sua versão digital, chamada de cyberbullying, trouxe ainda mais complexidade para essa violência entre pares. Neste curso, discutiremos esse fenômeno do ponto de vista moral; a diferença entre o bullying e outros problemas de convivência; as especificidades de sua versão online; as maneiras de prevenir que envolvem o protagonismo juvenil; e como intervir de forma intencional com todos os envolvidos no fenômeno.
Formato: EaD
Carga horária total: 30 h
Carga horária síncrona: 25 h síncronas
Carga horária assíncrona: 5 h assíncronas
Dia da semana e datas das atividades síncronas: quartas-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de setembro; 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro; e 6 de novembro
Horário da atividade síncrona: das 19h00 às 21h30
Investimento: R$ 1.158,00
Parcelado: 3 parcelas de R$ 386,00
À vista: R$ 1.100,00
Vagas: 40 participantes
Currículo/s:
Adriana de Melo Ramos fez pós-doutorado na área de Formação de Professores pela Faculdade de Educação da Unicamp, é doutora em Educação pela mesma instituição e pesquisadora e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) – Unicamp/Unesp e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância (NPEEI) – Instituto Vera Cruz.
Fernanda de Souza Sbrissa é gestora de projetos da Convivere Mais Assessoria e Formação. Mestra em Teoria Literária, pela Unesp e especialista em Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética, pelo Instituto Vera Cruz. Dedica-se à implantação e acompanhamento de equipes de ajuda e do Programa de Convivência Ética na Escola e ao desenvolvimento das práticas morais por meio de filmes, livros, dentre outros objetos artísticos. Atua também como assistente da pesquisa “Programa Convivência Ética na Escola e as Competências Socioemocionais: adaptações, impactos e possibilidades de avanço rumo à transformação da cultura escolar”, professora do curso de pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética”, do Instituto Vera Cruz, e professora de inglês em um colégio da rede particular de São Paulo.
Inscrições
Inscrições encerradas