-
Professora: Miruna Kayano Genoino
Público-alvo: profissionais de Educação que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes de Pedagogia e pessoas interessadas no tema e na perspectiva construtivista.
Apresentação:
Ensinar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental a escreverem seus próprios textos é um processo que exige a organização criteriosa de uma progressão de desafios e a escolha cuidadosa das propostas mais adequadas. Nesse segmento, a escrita literária tem enorme importância e permite, em conexão com o espaço permanente de leitura, dar referências claras de como se produz um texto e de que forma se pode avançar rumo à qualidade textual desejada. Neste curso, refletiremos sobre as etapas do processo de escrita de um texto literário produzido com as crianças, discutindo quais aspectos mais importantes da preparação docente para esse percurso de ensino e aprendizagem e o que podemos esperar das escritas infantis. Serão foco de discussão os momentos de leitura literária, as anotações feitas sobre os textos, o planejamento, a textualização e, em especial, a revisão textual.Duração: 15h
Datas das atividades síncronas sábados, 18 e 25 de março, 1º e 15 de abril
Horário dos encontros síncronos: 9h00 às 12h00
Carga horária de atividades síncronas: 12h
Carga horária de atividades assíncronas: 3h
Investimento:
Até 28/02: R$ 508,00 em 2 parcelas de R$ 254,00 ou R$ 482,00 à vista
A partir de 01/03: R$ 564,00 em 2 parcelas de R$ 282,00 ou R$ 535,00 à vista
Currículo:
Formada em Pedagogia pela USP, é mestra em Escrita e Alfabetização pela Universidade de La Plata, Argentina, com pesquisa sobre revisão textual em situações interativas, com aprofundamento no uso de ferramentas tecnológicas. É professora orientadora de Ensino Fundamental, no Espaço Ekoa, e professora do curso de pós-graduação Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem, no Instituto Vera Cruz.