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Público-alvo:
Professores da Educação Básica, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação interessados em compreender e aplicar a inteligência artificial em suas práticas. Não é necessário conhecimento prévio em tecnologia ou IA.
Apresentação:
Este curso prepara educadores, mesmo sem familiaridade com IA, para integrar ferramentas de inteligência artificial em suas práticas pedagógicas de forma consciente, crítica e ética. Aborda desde os conceitos fundamentais de IA e o funcionamento de modelos de linguagem (LLMs) até a experimentação prática com ferramentas para criação de materiais, planejamento e avaliação. Também fomenta a reflexão sobre implicações éticas, vieses, direitos autorais e o futuro da educação com IA, e culmina na elaboração de estratégias para seu uso responsável e inovador na escola. A metodologia teórico-prática inclui aulas síncronas, atividades assíncronas, discussões e desenvolvimento de projetos.
Carga horária total: 40 h
Carga horária de atividades síncronas: 24 h
Carga horária de atividades síncronas: 16 h
Dia da semana e datas: terças-feiras, dias 2, 16 e 30 de setembro; 14 e 28 de outubro; 11 e 25 de novembro; e 9 de dezembro
Horário das atividades síncronas: 19h00 às 22h00
Investimento:
Até 15 de agosto: R$ 1.359,00 à vista ou 3 parcelas de R$ 477,00
A partir de 16 de agosto: R$ 1.510,00 à vista ou 3 parcelas de R$ 530,00Vagas: 40 participantes
Docentes: Eduardo de Moura Almeida e Flora Ariza
Currículos:
Eduardo de Moura Almeida é doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp, pós-doutor em Humanidades Digitais pela USP e especialista em IA. Também é professor na Unicamp (FCA) e pesquisa IA generativa, ética e educação.
Flora Ariza é socióloga, mestra e doutoranda em Educação pela USP. Também é pesquisadora, com foco em formação de professores, políticas públicas e IA (Understanding A.I., C4AI/USP).