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Este curso tem como objetivo apresentar a etnomatemática como uma possibilidade potente para uma abordagem antirracista no ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Durante os encontros, discutiremos o poder que o conhecimento matemático tem para qualificar as relações étnico-raciais, desde que seja apropriado por todos os alunos. Por meio da tematização de propostas didáticas e de jogos indígenas e africanos, os professores serão convidados a refletirem sobre suas práticas pedagógicas de modo a explorar e valorizar os saberes ancestrais não eurocêntricos nas aulas de Matemática, promovendo aprendizagens significativas, contextualizadas e antirracistas.
Também exploraremos como valorizar as matrizes indígenas e africanas de forma interdisciplinar no currículo escolar, promovendo uma abordagem mais diversa e plural no ensino da Matemática.
O curso incluirá reflexões sobre intervenções didáticas, orientando os professores sobre como planejar e intervir de forma eficaz nas atividades matemáticas, promovendo equidade de oportunidade de aprendizagem entre todos os estudantes: negros, indígenas, brancos, amarelos, dentre outros.
Toda a estrutura do curso será fundamentada na Etnomatemática, proposta pelo pesquisador Ubiratan D’Ambrosio e na Didática da Matemática Francesa de Guy Brousseau, com ênfase nos conceitos de situação-problema e no papel do professor como mediador.
Público-alvo:
Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), coordenadores pedagógicos, estudantes de Pedagogia, educadores e pessoas interessadas no ensino da Matemática, como mais uma ferramenta educacional antirracista.
Carga horária total: 20 horas
Carga horária presencial: 4 horas
Carga horária virtual síncrona: 10 horas
Carga horária assíncrona: 6 horas
Dia da atividade presencial: sábado, 15 de março
Horário da atividade presencial: das 9h00 às 13h00
Dia da semana e datas das atividades síncronas: às quintas-feiras, 20 e 27 de março; 3 e 10 de abril
Local da atividade presencial: Instituto Vera Cruz – Rua Baumann, 73 – Vila Leopoldina
Horário da atividade síncrona: das 19h00 às 21h30
Investimento: R$ 936,00 ou 2 parcelas de R$ 468,00
À vista: R$ 889,00
Vagas: 40 participantes
Docentes: Priscila Monteiro, Cibele Erdmann e Paula Takada (LABMAT)
Cibele Nair Rosa Erdmann é graduada em Pedagogia e História (PUC-SP), com pós-graduação em Alfabetização, Literatura para Crianças e Jovens e Didática da Matemática (Instituto Vera Cruz). Atua como professora da graduação de Pedagogia no Instituto Vera Cruz e professora do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de São Paulo.
Paula Monteiro Takada é graduada em Jornalismo (USP) e em Pedagogia (UNINOVE), com pós-graduação em Alfabetização e em Didática da Matemática (Instituto Vera Cruz). Atua como professora e coordenadora de Matemática do 5º ano da Escola Vera Cruz.
Priscila Monteiro (coord.) é graduada em Pedagogia e mestra em Educação Matemática (PUC-SP). Também é professora de Didática da Matemática no Instituto Vera Cruz, coordenadora de programas e formadora de Matemática no Instituto AvisaLá, assessora de Matemática do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, formadora de professores e da coordenação pedagógica na área de Matemática na Parceiros da Educação e de escolas públicas e particulares. Atua nas áreas de docência, formação continuada de professores, assessoria em educação, elaboração de materiais didáticos e curriculares.