Pós-graduação Roteiro Formação de Escritores - Instituto Vera Cruz

© 2024 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

Formação de Escritores – Roteiro

Processo seletivo

Faça parte da turma 2025

Pré-requisitos

Formação superior em qualquer área de estudos e aprovação no processo seletivo. Embora recomendável, não é obrigatório ter participado de oficinas de escrita de roteiro previamente.

Alunos egressos do Instituto Vera Cruz poderão se inscrever sem a necessidade de processo seletivo e terão 15% de desconto nas mensalidades ao longo do curso.

Duração

4 semestres

Carga horária

400 horas

Dias e horários

Aulas às segundas e quartas ou quintas-feiras, das 19h00 às 22h00.

Eventos promovidos pelo curso podem ser marcados em outros dias ou finais de semana.

Mensalidade

R$ 2.100,00

O pagamento do curso é dividido em 24 parcelas mensais iguais, de fevereiro/2025 a janeiro/2027.

Temos um programa de bolsas com descontos. Clique aqui para saber mais.

Eventos

A pós-graduação Formação de Escritores promove eventos ao longo do ano. Alguns são abertos ao público, como o ciclo “Conferência Vera Cruz Sobre Escrita”, e outros são exclusivos para alunos e ex-alunos, como os encontros com editores, escritores, agentes literários, roteiristas, diretores, atores. Esses encontros são momentos privilegiados que aprofundam o debate sobre questões contemporâneas relevantes e aproximam nossos alunos do mercado brasileiro. Conheça alguns dos eventos promovidos pelo curso recentemente.

Sobre

A exemplo de universidades estrangeiras importantes que fundaram cursos de escrita criativa ao longo das últimas décadas, acreditamos que uma base acadêmica rica nessa área é o melhor caminho para se construir uma carreira consistente como roteirista.

Para o pós-graduando, o desafio é constante, na busca da autoria, de estilo, ritmo e de um projeto próprios. Em dois anos intensos, é possível percorrer atalhos e abrir trilhas que permitem que os alunos e alunas encontrem respostas e antevejam os roteiristas que pretendem ser.

O Instituto Vera Cruz é membro da Associação Europeia de Programas de Escrita Criativa (EACWP)

 

Programa do curso de ROTEIRO para cinema e TV

O mercado para a criação de narrativas audiovisuais está em ampla expansão no Brasil,  um dos países que mais assiste a produtos audiovisuais no mundo. Por meio da TV aberta, TV por assinatura, streaming e internet, milhões de brasileiros são levados a consumir imagens e histórias todos os dias.

Participar desse universo competitivo e restrito exige uma formação consistente em escrita de roteiro, além de experiência nos processos que envolvem a aprovação e produção de um roteiro audiovisual.

Milhares de roteiros de longas-metragens, curtas e séries são escritos por autores espalhados pelo país todos os anos e somente uma parcela pequena deles chega a ser produzido e alcança as telas. Em boa parte isso se deve às especificidades do mercado audiovisual. Mas outra boa parte está relacionada ao domínio técnico exigido para a composição de um roteiro.

A pós-graduação Formação de Escritores: Roteiro para Cinema e TV se dedica a criar oportunidades para que os alunos e alunas possam construir estruturas dramatúrgicas, identificar o uso da técnica e de teorias narrativas no storytelling, além de conhecer os métodos e princípios para a construção de uma obra audiovisual​. Desse modo, os alunos e alunas podem criar conteúdos próprios e originais e, ao mesmo tempo, estar aptos para contribuir em processos como colaboradores.

Estrutura do curso

O curso tem a duração de 2 anos. Cada semestre é dividido em módulos bimestrais, com aulas presenciais, distribuídas em dois dias da semana, às segundas e quartas ou quintas-feiras.

O curso é composto por um programa básico de ao menos 14 disciplinas, com 27h de aula cada uma. São 8 oficinas para discussão dos roteiros dos alunos e 6 disciplinas temáticas, todas de caráter prático, com muitos exercícios de escrita. Todas as disciplinas encontram-se distribuídas ao longo de oito bimestres letivos.

Além disso, a cada bimestre há a realização de uma aula especial ministrada por roteiristas em atividade, no Brasil e no exterior, para tratar de questões e temas específicos do mercado audiovisual e da escrita de roteiros dentro de gêneros bem marcados como o terror, ficção científica, humor e, entre outros, reality shows.

Disciplinas com carga horária de 15h são oferecidas ocasionalmente e, nesse caso, o estudante deve cursar duas dessas disciplinas para obter o crédito equivalente a 1 disciplina de 27h. Ao final, os alunos e alunas terão completado uma carga de 400 horas de curso

No primeiro bimestre do curso os alunos fazem 1 oficina e 1 disciplina considerada fundante. A partir do segundo bimestre, os alunos cursam, a cada bimestre, 1 oficina de criação de roteiro audiovisual e 1 disciplina temática, até completarem a carga horária prevista: 6 disciplinas temáticas e 8 oficinas. Ao longo dos dois anos de curso os alunos também deverão assistir a 8 aulas especiais.

Nas oficinas os alunos e professores discutem e apreciam os roteiros produzidos pelos próprios alunos durante o curso. Nas disciplinas temáticas, os alunos leem e discutem os diversos conteúdos do roteiro audiovisual para cinema e TV que alimentam a produção autoral dos estudantes, além de fazer exercícios de escrita para experimentação dos conteúdos estudados.

Ao término do primeiro ano (dos 4 primeiros bimestres) os alunos deverão definir a natureza do trabalho de conclusão de curso (TCC) a ser desenvolvido ao longo do próximo ano: uma obra inédita de ficção ou não ficção, que poderá ser um roteiro de longa-metragem, o piloto de um seriado para TV ou o primeiro capítulo de uma telenovela.

A critério da instituição, podem ser oferecidas como optativas disciplinas de outros núcleos da pós-graduação Formação de Escritores ou de outros cursos de pós-graduação em andamento no Instituto Vera Cruz – presenciais ou à distância. Os alunos poderão cursar até 2 disciplinas optativas em outros cursos, quando ofertadas.

Os estudantes poderão cursar disciplinas além da carga mínima de 400 horas, em caráter de enriquecimento curricular.

Currículo

O programa é constituído por disciplinas de caráter essencialmente prático, cuja meta é estimular os estudantes na construção dos roteiros, seja por meio de exercícios de leitura crítica, seja na criação dramatúrgica propriamente dita. Assim, todas as disciplinas temáticas propõem exercícios de escrita a partir dos conteúdos tratados. Entre essas disciplinas estão previstas:

  • A escrita do roteiro 1: conceitos fundamentais

    A disciplina apresenta as etapas de criação de um roteiro e analisa os procedimentos de construção da escrita para as telas. Ao apresentar as informações necessárias para que um filme possa ser feito, conhecemos os elementos que formam o roteiro e alguns componentes específicos desse tipo de produção, com respaldo teórico em estudos sobre o universo audiovisual, no sentido de nortear e apontar caminhos para a criação individual e reforçar o conhecimento e domínio da singularidade da narrativa cinematográfica de modo geral.

  • A escrita do roteiro 2: estruturas narrativas e dramáticas

    O que a estrutura de um relato audiovisual define? Quais as possibilidades estruturais clássicas e não clássicas para a escrita de um argumento ou roteiro? A partir da análise de filmes e roteiros e da escrita de exercícios práticos faremos uma primeira aproximação aos paradigmas dos gêneros cinematográficos e à construção de personagens para relatos audiovisuais.

  • A escrita do roteiro 3: O texto dramático

    Como se dá a criação de textos dramáticos? O que chamamos de texto dramático na contemporaneidade? Esta disciplina em Criação Literária em Dramaturgia pretende apresentar os princípios básicos da estrutura dramática e da organização das etapas de desenvolvimento do enredo. A partir da leitura de textos dramáticos clássicos e contemporâneos, bem como de textos teóricos e propostas de escrita, os participantes serão estimulados a refletir sobre o universo do drama e suas transformações, concentrando-se em alguns aspectos elementares: criação da personagem, conflito, motivação, obstáculos e construção de diálogos. Dessa forma, pretende-se que os participantes produzam textos e compartilhem a leitura, desenvolvendo as próprias criações a partir dos exercícios em sala.

  • Curta-metragem: da ideia ao roteiro

    Por que fazer um curta-metragem? Quais as especificidades do curta em relação ao longa? Como desenvolver um roteiro de curta? Neste curso, passaremos por conceitos básicos de dramaturgia para, então, analisarmos e debatermos curtas brasileiros de diferentes gêneros, épocas e realizadores.

  • Bíblia e piloto: criação para projeto de série

    As séries de TV são a nova realidade da era dos streamings. Por isso, cada vez mais se exige conhecimento dos roteiristas dispostos a escrever narrativas serializadas. A Bíblia e o Piloto são os materiais criativos que definem e revelam as intenções e designs narrativos de cada série. Eles constituem o centro nervoso vital, o princípio e a essência do que será uma série televisiva. Neste curso vamos mergulhar na compreensão desse tipo de narrativa, partindo da ideia de diminuir a distância entre sala de roteiro e sala de aula.

  • Adaptação: da literatura para o cinema e a TV

    Quais são as técnicas e as especificidades da linguagem literária que a diferenciam de uma escrita para a tela? Para entender as possibilidades e as armadilhas do processo de adaptação, vamos conhecer as etapas do processo de adaptação de obras literárias para a narrativa audiovisual. As aulas incluem exercícios e leitura de trechos de livros que se tornaram filmes seguidos da exibição das respectivas cenas dos filmes e séries para análise e discussão em grupo.

  • Não ficção: roteiro de documentário e série

    Como se escreve um roteiro para não ficção? A partir de uma abordagem histórica dos relatos para obras audiovisuais documentais para cinema e televisão, o curso vai propor uma experiência prática e autoral para que os alunos desenvolvam técnicas para trabalhar com materiais documentais em filmes e séries.

  • As Oficinas

    Em um ambiente de confiança e rigor, as oficinas são um espaço pedagógico que busca desenvolver tanto a capacidade técnica e criativa dos participantes quanto seus critérios críticos. Ao longo do percurso de oficinas os alunos vão adquirir ferramentas para participar de salas de roteiro, para realizar leituras críticas e profundas, para aprimorar seus relatos autorais e para colaborar em projetos de outros criadores. As oficinas do núcleo do roteiro têm como objetivo estimular a rotina de escrita e o desenvolvimento de projetos autorais para o audiovisual, além de promover o domínio e aperfeiçoamento de textos específicos da área como storyline, sinopse, argumento, escaleta, roteiro, perfil de personagens, etc.

Publicações

Revera – Escritos de criação literária do Instituto Vera Cruz difunde ensaios acadêmicos e textos literários relacionados aos temas do processo de escrita nas suas diversas manifestações, incluindo a formação de escritores e o ensino da escrita, bem como sua interconexão com a teoria literária e a literatura comparada. A revista está disponível online, gratuitamente. Clique aqui para acessar todas as edições da Revera.

Acessar as todas as publicações.

Processo seletivo

Faça parte da turma 2025

Depoimentos

“Depois de 40 anos de atividade profissional como jornalista, quase sempre na lida com a escrita, é extraordinário perceber como é bom ter de reaprender a caminhar, ter de reaprender a escrever. Uma reportagem não é como um argumento ou um roteiro. São abordagens distintas, tão distintas como duas vidas podem ser. As aulas do Curso de Roteiro para Cinema e TV do Instituto Vera Cruz, com excelentes professores e grade curricular inteligente, me fizeram renascer na busca de novos caminhos. É como nascer de novo – e essa possibilidade, tão rara, é cativante.”

Fábio Altman, jornalista

Leia outros depoimentos aqui.

Corpo docente

O corpo docente do curso é composto por profissionais experientes, renomados e com formações plurais em seus currículos, com passagens por diversas instituições no Brasil, nos EUA, Europa e América Latina.

  • Iana Cossoy Paro

    Coordenadora do núcleo Roteiro para Cinema e TV

  • Priscila Gontijo

    Coordenadora do núcleo Roteiro para Cinema e TV

  • Chico Mattoso

    Professor do Núcleo Roteiro para Cinema e TV

  • Diogo Cronemberger

    Professor do núcleo Roteiro para Cinema e TV

  • Fernanda Frotté

    Professora do núcleo Roteiro para Cinema e TV

  • Moara Passoni

    Professora do núcleo Roteiro para Cinema e TV

  • Ricardo Tiezzi

    Professor do núcleo Roteiro para Cinema e TV

  • Sabina Anzuategui

    Professora do núcleo Roteiro para Cinema e TV

  • Maria Elena Morán

    Professora do núcleo Roteiro para Cinema e TV

Professores convidados

Além do corpo docente fixo, responsável pelas disciplinas temáticas e pelas oficinas de roteiro, as aulas especiais (master classes) serão dadas sempre por profissionais convidados para encontros presenciais ou à distância, abrindo a oportunidade também para a participação de professores que atuam no exterior. Essas aulas poderão ser ministradas em português, inglês ou espanhol. Dentre os professores das aulas especiais estão:

  • Camila Agustini

    Professora Convidada

  • Eliseo Altunaga

    Professor convidado

  • Francine Barbosa

    Professora convidada

  • Jaqueline Souza

    Professora convidada

  • Lucas Paraizo

    Professor convidado

  • Natália Smirnoff

    Professora convidada

  • Xenia Rivery

    Professora convidada

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece