Graduação em Pedagogia

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Apresentação

Centro de excelência na formação de profissionais de educação

Reconhecido pelo MEC, o curso de graduação em Pedagogia forma docentes para Educação Infantil (crianças de 0 a 5 anos e 11 meses), Ensino Fundamental (1º a 5º ano) e profissionais de Educação.

Curso com inovadora proposta curricular e 4 anos de duração, já em consonância com a nova Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação. O currículo é estruturado em módulos temáticos e trata de questões atuais do cenário da educação brasileira, com articulação entre fundamentos teóricos e a prática de escola e sala de aula. Sua metodologia supõe intensa participação dos alunos por meio de discussões pautadas na análise de situações do universo da infância e da realidade escolar.

Conheça a nova Resolução que regula o curso de Pedagogia

O Curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz é reconhecido pelo MEC, por meio da Portaria SESU nº 139, de 30 de janeiro de 2009, e publicada no DOU nº 22 de 2 de fevereiro de 2009.

A proposta curricular que terá início em 2016 já se encontra em consonância com a nova Resolução, nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Proposta pedagógica

Módulo: Infância

As disciplinas concentradas nesse módulo temático dedicam-se às questões relacionadas à infância, a partir da articulação entre as Ciências Humanas — especialmente da sociologia, da psicologia e da filosofia — e a área da saúde. Elas abrangem estudos sobre a infância com base em aspectos relacionados à produção das culturas infantis, bem como em contextos de desenvolvimento e de aprendizagem, compreendidos historicamente e na contemporaneidade. São tratados, prioritariamente, temas e desafios relacionados à infância nos dias de hoje, na nossa sociedade.

Objetivos: espera-se que os estudos realizados nesse módulo possibilitem ao professor em formação (re)significar e ampliar o olhar para as especificidades da/s infância/s, em seus distintos momentos, superando determinismos de diferentes naturezas.

Disciplinas presenciais:

  • História da Educação e Direitos das Crianças
  • Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
  • Infância: Representação, Experiências e Mundos Sociais
  • Práticas de Leitura e Escrita I
  • Interação de Crianças: Laboratório de Pesquisa

Disciplinas à distância:

  • Práticas de Leitura e Escrita II
  • Subjetividade na Contemporaneidade

 

Módulo: Arte, Cultura e Educação

As disciplinas desse módulo pretendem propor uma reflexão crítica sobre a relação entre a arte, a cultura e a educação, ao apresentar e discutir as diversas linguagens artísticas e suas formas de expressão, bem como ao considerar sua presença nos currículos da Educação Básica. Segundo esse objetivo, entende-se que os professores em formação devam conhecer as características das linguagens artísticas, a partir de uma perspectiva histórico-social e sua relação com a escola. Assim, são contempladas as teorias mais importantes do ensino da arte, bem como a experiência estética dos alunos, por meio de discussões sobre a construção de juízos de gosto e dinâmicas de apreciação crítica.

Esse módulo também trata do conceito de cultura e suas transformações e da forma como influencia as manifestações e expressões artísticas, considerando a ideia de infância; das manifestações culturais contemporâneas que contemplem a diversidade cultural brasileira em contextos rurais e urbanos; da influência das discussões sobre inclusão, gênero, étnico-racial, dentre outras. Nesse sentido, são observadas as especificidades da cultura brasileira no campo das artes visuais, da música e da literatura e da cultura digital.

Objetivos: espera-se que o professor em formação reconheça, respeite e valorize a diversidade também no campo da arte e dos aspectos que marcam a cultura brasileira; reconheça a importância das tecnologias e as analise criticamente, ampliando sua imersão na cultura digital; atue como agente intercultural, buscando valorizar o estudo de temas relativos a uma dada cultura; tome decisões didáticas com a finalidade de fomentar a apreciação crítica por parte dos alunos com os quais trabalhará e com a promoção de novas aprendizagens sobre diferentes linguagens artísticas; tome decisões didáticas em relação ao uso de recursos tecnológicos de modo a fomentar a ampliação das aprendizagens dos alunos com os quais trabalhará e o favorecimento de sua imersão na cultura digital como consumidores e produtores.

Disciplinas presenciais:

  • Manifestações Culturais e Relações Étnico-Raciais no Brasil
  • Corpo, Movimento e Artes do Corpo
  • Práticas de Ensino e Aprendizagem de Música na Escola
  • Práticas de Ensino e Aprendizagem de Artes Visuais na Escola

Disciplinas à distância:

  • Cultura Digital

 

Módulo: Educação Infantil – Creche e Pré-Escola

A concepção contemporânea da educação e do cuidado de crianças de 0 a 5 anos, que lhes garante o direito de acesso a processos de construção de conhecimentos — em contraposição a uma visão, marcada historicamente, de caráter assistencialista — dá suporte para estudos e discussões ao longo desse módulo. O tratamento das especificidades das instituições de Educação Infantil — creche e pré-escola —, seus modos de organização e rotinas, e o currículo precisam contemplar as formas próprias de aprendizagem das crianças nessa faixa etária, bem como abarcar os campos de experiência, conforme propostos na Base Nacional Comum Curricular, a saber: “o eu, o outro e nós”; “corpo, gestos e movimentos”; “escutar, falar, pensar e imaginar”; “traços, sons, cores e imagens”; “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Objetivos: espera-se que o professor em formação aprenda a tomar decisões de caráter didático e educacional tendo em vista as singularidades da faixa etária dos alunos e de seu grupo; a valorizar a cultura da infância, tomando a criança como sujeito atuante em seu processo de construção de conhecimentos; a reconhecer a importância de integrar práticas de cuidado e de educação, tendo-as como indissociáveis junto às crianças desta faixa etária.

Disciplinas presenciais:

  • Percursos investigativos na Educação Infantil
  • Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
  • Percursos Criativos na Educação Infantil
  • Práticas de Saúde e Qualidade de Vida na Educação Infantil
  • Oficinas de Tematização dos Estágios – Educação Infantil

Disciplinas à distância:

  • Saúde e Qualidade de Vida na Educação Infantil
  • Currículo e Gestão Pedagógica na Educação Infantil

 

Módulo: Ensino e Aprendizagem de Ciências Sociais e de Ciências Naturais

Nesse módulo, as disciplinas promovem uma análise do trabalho com as Ciências Sociais e Naturais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Em relação à Educação Infantil, discutem-se a compreensão e a união de temas que favorecem experiências iniciais das crianças, bem como a explicitação de suas hipóteses acerca do meio natural e social no qual estão inseridas. São tematizadas situações da prática escolar e maneiras de estruturar o trabalho no eixo natureza e sociedade, em especial os projetos. Quanto ao Ensino Fundamental, são analisados os processos de aprendizagem acerca dos conhecimentos específicos das áreas e as particularidades da leitura e da produção de textos e discutidos temas e problemas atuais, por meio do trabalho com propostas curriculares e fundamentos teóricos.

Objetivos: espera-se que o professor em formação compreenda os processos de aprendizagem em Ciências Sociais e em Ciências Naturais e o valor desses campos de conhecimento para a formação dos estudantes; que conheça temas, conteúdos e forma de abordá-los (projetos, sequências), considerando os enfoques didáticos eleitos, o que lhe permitirá tomar decisões para favorecer a aprendizagem de seus alunos.

Disciplinas presenciais:

  • Gestão Pedagógica nas Classes de Fundamental I
  • Ciências Sociais no Fundamental I
  • Ciências Naturais no Fundamental I
  • Oficinas de Tematização e Práticas em Ciências Naturais
  • Oficinas de Tematização e Práticas em Ciências Sociais

Disciplinas à distância:

  • Princípios Didáticos das Ciências Sociais
  • Princípios Didáticos das Ciências Naturais

 

Módulo: Ensino e Aprendizagem – Alfabetização Inicial

Nesse módulo, as disciplinas focam as aprendizagens iniciais em língua escrita e Matemática. Com abrangência do trabalho nas classes de Educação Infantil e no início do Ensino Fundamental, são tematizados estudos teóricos, incluindo pesquisas recentes, que embasam distintas perspectivas de alfabetização e suas implicações. Situações de sala de aula e documentos curriculares também são discutidos, analisados e elaborados pelo professor em formação, para que se aproprie dos conteúdos que precisam ser priorizados e das formas de intervenção. Também serão trabalhados documentos oficiais atrelados a programas e políticas públicas. Outro aspecto focado será o uso de ferramentas tecnológicas que potencializam essas aprendizagens iniciais.

Objetivos: espera-se que o professor em formação domine um conjunto de princípios didáticos que lhe permita a tomada de decisões sobre o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de propostas didáticas os quais visem favorecer novas aprendizagens no campo da alfabetização em língua escrita e em Matemática; conheça os processos de aprendizagem trilhados pelos alunos, tanto em relação à apropriação da escrita alfabética quanto em relação aos números, ao sistema de numeração e à contagem; e compreenda o papel do docente no favorecimento e na potencialização de avanços, incluindo, nesse sentido, o uso das tecnologias.

Disciplinas presenciais:

  • Práticas de Leitura e Escrita III
  • Matemática nas Séries Iniciais do Fundamental I
  • Leitura e Escrita nas Séries Iniciais do Fundamental I
  • Modalidades Organizativas em Leitura e Escrita nas Séries Iniciais do Fundamental I
  • Conhecimento Matemático no Ensino Fundamental I
  • Oficinas de Tematização e Práticas de Leitura e Escrita nas Séries Iniciais
  • Oficinas de Tematização e Práticas de Matemática nas Séries Iniciais

Disciplinas à distância:

  • Modalidades Organizativas em Leitura e Escrita nas Séries Iniciais do Fundamental I
  • Conhecimento Matemático no Ensino Fundamental – I

 

Módulo: Ensino e Aprendizagem – Práticas de Linguagem e Matemática

Nesse módulo, as disciplinas têm como propósito discutir concepções didáticas, eixos e conteúdos a serem trabalhados nas classes do Ensino Fundamental 1, que envolvam essas duas áreas.

Em relação às práticas de linguagem, são abordados textos de fundamentação teórica que permitem analisar situações didáticas atreladas às demandas e os desafios atuais da formação escolar de leitores e de escritores entre 6 e 11 anos.

Em relação à Matemática, com a resolução de problemas como pano de fundo e textos teóricos como aporte, são discutidas as ideias das operações (campos conceituais), os aspectos que envolvem o sistema de numeração, o cálculo e ainda os eixos forma e espaço, tratamento da informação e medidas, no trabalho com a mesma faixa etária. Nas disciplinas desse módulo são apresentados e discutidos documentos atrelados a programas e políticas públicas, bem como ferramentas tecnológicas que favorecem a construção de conhecimentos.

Objetivos: espera-se que o professor em formação amplie seu olhar sobre os processos de aprendizagem e sobre as especificidades dessas duas áreas de conhecimento, assim como de suas respectivas abordagens didáticas, o que lhe possibilitará tomar decisões em sala de aula que envolvam o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de situações que permitam aos alunos realizar novas aprendizagens.

Disciplinas presenciais:

  • Literatura e Leitores na Escola
  • Matemática nas Séries Finais do Fundamental I
  • Leitura e Escrita nas Séries Finais do Fundamental I
  • Oficinas de Tematização e Práticas de Leitura e Escrita nas Séries Finais
  • Oficinas de Tematização e Práticas de Matemática nas Séries Finais

Disciplinas à distância:

  • Modalidades Organizativas em Leitura e Escrita nas Séries Finais do Fundamental I
  • Conhecimento Matemático no Ensino Fundamental – II

 

Módulo: Gestão da Sala de Aula e da Escola

As disciplinas concentradas nesse módulo abarcam o estudo de diferentes âmbitos da gestão escolar, incluindo aspectos relativos às políticas públicas, à organização dos sistemas de ensino até aspectos da gestão do currículo e da formação dos professores na unidade. Esse módulo também é centrado no trabalho de caráter educacional a ser feito junto aos alunos, envolvendo a convivência ética e a construção da moralidade.

Incluem-se nas disciplinas temas relativos ao paradigma da gestão democrática, tal como preconiza a legislação educacional brasileira, e suas decorrências, com abrangência de questões referentes aos direitos humanos, à inclusão, à participação, à gestão das relações no espaço educativo e à profissionalidade docente.
Além disso, são discutidas competências relativas à gestão, a partir dos papéis do diretor escolar, do coordenador pedagógico e do supervisor de ensino (no âmbito da rede de ensino).

Objetivos: espera-se que o professor em formação amplie seu olhar sobre os aspectos que envolvem a gestão da sala de aula — a partir do tempo, do espaço e dos materiais, bem como da singularidade do grupo de alunos —; valorize a diversidade e a peculiaridade inerentes a cada ser humano, gerindo as relações interpessoais, o trabalho em equipe e junto à comunidade escolar; passe a atuar de forma consistente na elaboração, na implementação, na coordenação, no acompanhamento e na avaliação do projeto político pedagógico da unidade de ensino; seja capaz de gerir democraticamente uma equipe de professores.

Disciplinas presenciais:

  • Gestão Escolar e Qualidade da Educação
  • Coordenação Pedagógica e Formação Docente
  • Políticas Públicas em Educação
  • Práticas de Leitura e Escrita V
  • Oficinas de Tematização – Gestão Escolar

Disciplinas à distância:

  • Convivência Ética, Construção de Valores e Direitos Humanos
  • Práticas de Leitura e Escrita IV

 

Módulo: Escola e Outros Espaços de Aprendizagem

O módulo discute a função social da escola como espaço de aprendizagens e de socialização. Nesse sentido, conhecer a história da escola e da educação, bem como as políticas e os programas públicos que no Brasil, no decorrer dos tempos, tiveram seu lugar e, nos dias atuais, regem o sistema nacional se mostra fundamental ao professor. O papel do currículo — que favorece a constituição de processos de ensino e de aprendizagem, nos âmbitos didático e educacional — e suas relações com as orientações e diretrizes curriculares municipais, estaduais e nacionais também são tratados nesse módulo. Ainda fazem parte de seu conteúdo os direitos de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular, bem como os direitos dos alunos com necessidades especiais e a educação inclusiva, e as especificidades de outros espaços de aprendizagem, tais como escolas indígenas, quilombolas, do campo, dentre outros.

Objetivos: espera-se que o professor em formação conheça e possa estabelecer múltiplas relações tanto sobre os diferentes níveis de concretização curricular, quanto sobre o papel da escola hoje e sua construção histórica.

Disciplinas Presenciais:

  • Gestão Escolar e Qualidade da Educação
  • Coordenação Pedagógica e Formação Docente
  • Políticas Públicas em Educação
  • Práticas de Leitura e Escrita V
  • Oficinas de Tematização – Gestão Escolar

Disciplinas à distância:

  • Convivência Ética, Construção de Valores e Direitos Humanos
  • Práticas de Leitura e Escrita IV

 

Outros componentes curriculares

Oficinas de Tematização da Prática e Laboratórios

Durante quatro semestres do curso, acontecem Oficinas de Tematização da Prática, as quais promovem análises e debates de situações rotineiras da sala de aula e da escola. São propostas como situações-problema para instigar o debate e a busca por soluções, a partir da fundamentação teórica trazida por outras disciplinas.
Nos demais semestres do curso, o professor em formação deve realizar 400 horas de estágios previstas na Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação , com base em discussões de temas e de projetos vivenciados nos Laboratórios, parte integrante de quatro dos módulos.

Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trata-se de uma atividade acadêmica que visa à sistematização do conhecimento acerca de um objeto de estudo, pertinente ao curso de graduação, desenvolvida com orientação, acompanhamento e avaliação docente. É uma atividade individual e requisito essencial e obrigatório para a obtenção do diploma do curso de graduação em Pedagogia.

O TCC configura-se como um artigo científico ou um relatório de experiências em escolas referente a tema relevante para a formação do pedagogo, fundamentado nos conteúdos estudados durante o curso. O projeto desse trabalho será elaborado durante e conforme às orientações fornecidas na Oficina de Leitura e Escrita – registro/avaliação.

O aluno escolherá um tema em consonância com as linhas de investigação que organizam os conteúdos do curso, produzirá o projeto na Oficina citada anteriormente e dedicará seus dois últimos semestres, em paralelo às disciplinas em curso, às discussões com o professor orientador (18 horas) e à produção do trabalho (42 horas de trabalho pessoal), o que resulta em 60 horas de atividades complementares.

Competências desejadas no egresso

Princípios: autoria, autonomia e trabalho coletivo (fundamentos para a metodologia utilizada no curso).

Que professor queremos formar?

Ao final do curso, o/a aluno/a deve ser capaz de:

  • conhecer, identificar e interpretar criticamente diferentes concepções de infância e juventude que sustentam práticas pedagógicas variadas;

 

  • como professor/a, tomar decisões de caráter didático, considerando as variáveis de tempo e espaço e a singularidade do grupo e de cada aluno;

 

  • ser um/uma professor/a da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental que valorize a cultura da infância, concebendo a criança como sujeito capaz;

 

  • na Educação Infantil, integrar práticas de cuidado e educação, compreendendo que estas são indissociáveis e fazem parte da profissionalidade do/a professor/a / gestor/a dessa faixa etária;

 

  • conhecer o contexto social, cultural, político, econômico da sociedade na qual está inserido(a);

 

  • reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade, sendo capaz de administrar as relações interpessoais e, sabendo trabalhar em equipe e com a comunidade, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

 

Caso venha a atuar como professor/a em escolas indígenas, quilombolas, do campo, dentre outras, deve:

  • promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura / à comunidade em questão;

 

  • atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas relevante para aquela cultura/comunidade;

 

  • problematizar a prática educacional, por meio de observação, registro, análise e interpretação de dados e proposição de alternativas de intervenção, numa postura investigativa;

 

  • estabelecer relações teórico-metodológicas, a partir de referências conceituais e procedimentais das ciências da educação;

 

  • refletir sobre a profissionalidade docente nas dimensões ética, técnica, política e pessoal;

 

  • identificar e refletir sobre as especificidades dos diferentes ciclos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, considerando-os, de forma integrada, como parte da Educação Básica;

 

  • ser autor/a de sua prática e autônomo/a para a obtenção de conhecimento necessário para sua atuação;

 

  • saber acessar o conhecimento adquirido para organizar ambientes, atividades e situações propícias ao fazer pedagógico;

 

  • planejar, problematizar e avaliar, em diferentes espaços educativos (escolares e não escolares), níveis e modalidades, para realizar intervenções adequadas, considerando as interações produzidas entre professores, alunos e objetos de conhecimento;

 

  • compreender e educar crianças, assim como aquelas que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual, social, dentre outras;

 

  • desenvolver ações educativas, privilegiando a integração das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física, e dominar didáticas específicas de cada área;

 

  • comunicar-se nos padrões da norma culta, nas modalidades oral e escrita, reconhecendo e adequando o uso de variações linguísticas e constituindo-se em autor/a de seus discursos;

 

  • participar de forma cooperativa, responsável e consistente da elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da Instituição;

 

  • ser um/uma gestor/a educacional e um/uma professor/a capaz de observar, refletir, interpretar, identificar e resolver problemas inerentes à complexidade dos fenômenos educacionais;

 

  • ser um/uma gestor/a que tenha como foco a gestão da aprendizagem e que promova o desenvolvimento profissional da equipe, na perspectiva da gestão democrática;

 

  • promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

 

  • conhecer políticas públicas e legislação educacionais, estabelecendo relações com sua atuação como pedagogo/a;

 

  • dominar as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de boas práticas pedagógicas e para a inclusão digital; e

 

  • dominar as tecnologias de informação e comunicação para o desenho e tutoria de cursos em ambientes virtuais, refletindo sobre essas linguagens.

Atuação profissional

A prioridade do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz é a formação de professores/as que atuem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Sua atuação também pode ocorrer na gestão pedagógica, como diretores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e supervisores/as de ensino nas redes públicas, bem como na rede privada.

Atuação em outros espaços não escolares, tais como: hospitais, centros culturais, equipamentos comunitários, educação corporativa etc.

 

Corpo docente

Ana Lúcia Antunes Bresciane

Andréa Luize

Cristina Aparecida Reis Figueira

Denise Nalini

Jessica Makino

José Carlos de Souza

Lilian Starobinas

Lisângela Kati do Nascimento

Maria Paula Vignola Zurawski

Marília Costa Dias

Marisa Vasconcelos Ferreira

Maria Priscila Bacellar Monteiro

Paulo Roberto Cunha