Graduação em Pedagogia

Processo seletivo 2018

Opções de data da prova:

. Sábado, 21 de outubro, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 25 de novembro, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 9 de dezembro, das 9h00 às 12h00

Programa de bolsas:

Veja, a seguir, condições e critérios de distribuição:

. bolsas com duração de oito semestres;

. para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos;

. assiduidade e bons resultados acadêmicos ao longo dos oito semestres do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz;

. adimplência dos pagamentos, para bolsas parciais.

Critérios para distribuição:

. renda familiar;

. desempenho na avaliação do processo seletivo;

. entrevista.

Obs.: A bolsa não é cumulativa com outros programas de descontos oferecidos pelo Instituto Vera Cruz, como o ProUni.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Instituto pelo telefone 11 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.

Apresentação

Centro de excelência na formação de profissionais de educação

Reconhecido pelo MEC, o curso de graduação em Pedagogia forma docentes para Educação Infantil (crianças de 0 a 5 anos e 11 meses), Ensino Fundamental (1º a 5º ano) e profissionais de Educação.

Curso com inovadora proposta curricular e 4 anos de duração, já em consonância com a nova Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação. O currículo é estruturado em módulos temáticos e trata de questões atuais do cenário da educação brasileira, com articulação entre fundamentos teóricos e a prática de escola e sala de aula. Sua metodologia supõe intensa participação dos alunos por meio de discussões pautadas na análise de situações do universo da infância e da realidade escolar.

Conheça a nova Resolução que regula o curso de Pedagogia

O Curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz é reconhecido pelo MEC, por meio da Portaria SESU nº 139, de 30 de janeiro de 2009, e publicada no DOU nº 22 de 2 de fevereiro de 2009.

A proposta curricular que terá início em 2016 já se encontra em consonância com a nova Resolução, nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Proposta pedagógica

Módulo: Infância

As disciplinas concentradas nesse módulo temático dedicam-se às questões relacionadas à infância, a partir da articulação entre as Ciências Humanas — especialmente da sociologia, da psicologia e da filosofia — e a área da saúde. Elas abrangem estudos sobre a infância com base em aspectos relacionados à produção das culturas infantis, bem como em contextos de desenvolvimento e de aprendizagem, compreendidos historicamente e na contemporaneidade. São tratados, prioritariamente, temas e desafios relacionados à infância nos dias de hoje, na nossa sociedade.

Objetivos: espera-se que os estudos realizados nesse módulo possibilitem ao professor em formação (re)significar e ampliar o olhar para as especificidades da/s infância/s, em seus distintos momentos, superando determinismos de diferentes naturezas.

Disciplinas presenciais:

  • História da Educação e Direitos das Crianças
  • Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
  • Infância: Representação, Experiências e Mundos Sociais
  • Práticas de Leitura e Escrita I
  • Interação de Crianças: Laboratório de Pesquisa

Disciplinas à distância:

  • Práticas de Leitura e Escrita II
  • Subjetividade na Contemporaneidade

 

Módulo: Arte, Cultura e Educação

As disciplinas desse módulo pretendem propor uma reflexão crítica sobre a relação entre a arte, a cultura e a educação, ao apresentar e discutir as diversas linguagens artísticas e suas formas de expressão, bem como ao considerar sua presença nos currículos da Educação Básica. Segundo esse objetivo, entende-se que os professores em formação devam conhecer as características das linguagens artísticas, a partir de uma perspectiva histórico-social e sua relação com a escola. Assim, são contempladas as teorias mais importantes do ensino da arte, bem como a experiência estética dos alunos, por meio de discussões sobre a construção de juízos de gosto e dinâmicas de apreciação crítica.

Esse módulo também trata do conceito de cultura e suas transformações e da forma como influencia as manifestações e expressões artísticas, considerando a ideia de infância; das manifestações culturais contemporâneas que contemplem a diversidade cultural brasileira em contextos rurais e urbanos; da influência das discussões sobre inclusão, gênero, étnico-racial, dentre outras. Nesse sentido, são observadas as especificidades da cultura brasileira no campo das artes visuais, da música e da literatura e da cultura digital.

Objetivos: espera-se que o professor em formação reconheça, respeite e valorize a diversidade também no campo da arte e dos aspectos que marcam a cultura brasileira; reconheça a importância das tecnologias e as analise criticamente, ampliando sua imersão na cultura digital; atue como agente intercultural, buscando valorizar o estudo de temas relativos a uma dada cultura; tome decisões didáticas com a finalidade de fomentar a apreciação crítica por parte dos alunos com os quais trabalhará e com a promoção de novas aprendizagens sobre diferentes linguagens artísticas; tome decisões didáticas em relação ao uso de recursos tecnológicos de modo a fomentar a ampliação das aprendizagens dos alunos com os quais trabalhará e o favorecimento de sua imersão na cultura digital como consumidores e produtores.

Disciplinas presenciais:

  • Manifestações Culturais e Relações Étnico-Raciais no Brasil
  • Corpo, Movimento e Artes do Corpo
  • Práticas de Ensino e Aprendizagem de Música na Escola
  • Práticas de Ensino e Aprendizagem de Artes Visuais na Escola

Disciplinas à distância:

  • Cultura Digital

 

Módulo: Educação Infantil – Creche e Pré-Escola

A concepção contemporânea da educação e do cuidado de crianças de 0 a 5 anos, que lhes garante o direito de acesso a processos de construção de conhecimentos — em contraposição a uma visão, marcada historicamente, de caráter assistencialista — dá suporte para estudos e discussões ao longo desse módulo. O tratamento das especificidades das instituições de Educação Infantil — creche e pré-escola —, seus modos de organização e rotinas, e o currículo precisam contemplar as formas próprias de aprendizagem das crianças nessa faixa etária, bem como abarcar os campos de experiência, conforme propostos na Base Nacional Comum Curricular, a saber: “o eu, o outro e nós”; “corpo, gestos e movimentos”; “escutar, falar, pensar e imaginar”; “traços, sons, cores e imagens”; “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Objetivos: espera-se que o professor em formação aprenda a tomar decisões de caráter didático e educacional tendo em vista as singularidades da faixa etária dos alunos e de seu grupo; a valorizar a cultura da infância, tomando a criança como sujeito atuante em seu processo de construção de conhecimentos; a reconhecer a importância de integrar práticas de cuidado e de educação, tendo-as como indissociáveis junto às crianças desta faixa etária.

Disciplinas presenciais:

  • Percursos investigativos na Educação Infantil
  • Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
  • Percursos Criativos na Educação Infantil
  • Práticas de Saúde e Qualidade de Vida na Educação Infantil
  • Oficinas de Tematização dos Estágios – Educação Infantil

Disciplinas à distância:

  • Saúde e Qualidade de Vida na Educação Infantil
  • Currículo e Gestão Pedagógica na Educação Infantil

 

Módulo: Ensino e Aprendizagem de Ciências Sociais e de Ciências Naturais

Nesse módulo, as disciplinas promovem uma análise do trabalho com as Ciências Sociais e Naturais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Em relação à Educação Infantil, discutem-se a compreensão e a união de temas que favorecem experiências iniciais das crianças, bem como a explicitação de suas hipóteses acerca do meio natural e social no qual estão inseridas. São tematizadas situações da prática escolar e maneiras de estruturar o trabalho no eixo natureza e sociedade, em especial os projetos. Quanto ao Ensino Fundamental, são analisados os processos de aprendizagem acerca dos conhecimentos específicos das áreas e as particularidades da leitura e da produção de textos e discutidos temas e problemas atuais, por meio do trabalho com propostas curriculares e fundamentos teóricos.

Objetivos: espera-se que o professor em formação compreenda os processos de aprendizagem em Ciências Sociais e em Ciências Naturais e o valor desses campos de conhecimento para a formação dos estudantes; que conheça temas, conteúdos e forma de abordá-los (projetos, sequências), considerando os enfoques didáticos eleitos, o que lhe permitirá tomar decisões para favorecer a aprendizagem de seus alunos.

Disciplinas presenciais:

  • Gestão Pedagógica nas Classes de Fundamental I
  • Ciências Sociais no Fundamental I
  • Ciências Naturais no Fundamental I
  • Oficinas de Tematização e Práticas em Ciências Naturais
  • Oficinas de Tematização e Práticas em Ciências Sociais

Disciplinas à distância:

  • Princípios Didáticos das Ciências Sociais
  • Princípios Didáticos das Ciências Naturais

 

Módulo: Ensino e Aprendizagem – Alfabetização Inicial

Nesse módulo, as disciplinas focam as aprendizagens iniciais em língua escrita e Matemática. Com abrangência do trabalho nas classes de Educação Infantil e no início do Ensino Fundamental, são tematizados estudos teóricos, incluindo pesquisas recentes, que embasam distintas perspectivas de alfabetização e suas implicações. Situações de sala de aula e documentos curriculares também são discutidos, analisados e elaborados pelo professor em formação, para que se aproprie dos conteúdos que precisam ser priorizados e das formas de intervenção. Também serão trabalhados documentos oficiais atrelados a programas e políticas públicas. Outro aspecto focado será o uso de ferramentas tecnológicas que potencializam essas aprendizagens iniciais.

Objetivos: espera-se que o professor em formação domine um conjunto de princípios didáticos que lhe permita a tomada de decisões sobre o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de propostas didáticas os quais visem favorecer novas aprendizagens no campo da alfabetização em língua escrita e em Matemática; conheça os processos de aprendizagem trilhados pelos alunos, tanto em relação à apropriação da escrita alfabética quanto em relação aos números, ao sistema de numeração e à contagem; e compreenda o papel do docente no favorecimento e na potencialização de avanços, incluindo, nesse sentido, o uso das tecnologias.

Disciplinas presenciais:

  • Práticas de Leitura e Escrita III
  • Matemática nas Séries Iniciais do Fundamental I
  • Leitura e Escrita nas Séries Iniciais do Fundamental I
  • Modalidades Organizativas em Leitura e Escrita nas Séries Iniciais do Fundamental I
  • Conhecimento Matemático no Ensino Fundamental I
  • Oficinas de Tematização e Práticas de Leitura e Escrita nas Séries Iniciais
  • Oficinas de Tematização e Práticas de Matemática nas Séries Iniciais

Disciplinas à distância:

  • Modalidades Organizativas em Leitura e Escrita nas Séries Iniciais do Fundamental I
  • Conhecimento Matemático no Ensino Fundamental – I

 

Módulo: Ensino e Aprendizagem – Práticas de Linguagem e Matemática

Nesse módulo, as disciplinas têm como propósito discutir concepções didáticas, eixos e conteúdos a serem trabalhados nas classes do Ensino Fundamental 1, que envolvam essas duas áreas.

Em relação às práticas de linguagem, são abordados textos de fundamentação teórica que permitem analisar situações didáticas atreladas às demandas e os desafios atuais da formação escolar de leitores e de escritores entre 6 e 11 anos.

Em relação à Matemática, com a resolução de problemas como pano de fundo e textos teóricos como aporte, são discutidas as ideias das operações (campos conceituais), os aspectos que envolvem o sistema de numeração, o cálculo e ainda os eixos forma e espaço, tratamento da informação e medidas, no trabalho com a mesma faixa etária. Nas disciplinas desse módulo são apresentados e discutidos documentos atrelados a programas e políticas públicas, bem como ferramentas tecnológicas que favorecem a construção de conhecimentos.

Objetivos: espera-se que o professor em formação amplie seu olhar sobre os processos de aprendizagem e sobre as especificidades dessas duas áreas de conhecimento, assim como de suas respectivas abordagens didáticas, o que lhe possibilitará tomar decisões em sala de aula que envolvam o planejamento, o encaminhamento e a avaliação de situações que permitam aos alunos realizar novas aprendizagens.

Disciplinas presenciais:

  • Literatura e Leitores na Escola
  • Matemática nas Séries Finais do Fundamental I
  • Leitura e Escrita nas Séries Finais do Fundamental I
  • Oficinas de Tematização e Práticas de Leitura e Escrita nas Séries Finais
  • Oficinas de Tematização e Práticas de Matemática nas Séries Finais

Disciplinas à distância:

  • Modalidades Organizativas em Leitura e Escrita nas Séries Finais do Fundamental I
  • Conhecimento Matemático no Ensino Fundamental – II

 

Módulo: Gestão da Sala de Aula e da Escola

As disciplinas concentradas nesse módulo abarcam o estudo de diferentes âmbitos da gestão escolar, incluindo aspectos relativos às políticas públicas, à organização dos sistemas de ensino até aspectos da gestão do currículo e da formação dos professores na unidade. Esse módulo também é centrado no trabalho de caráter educacional a ser feito junto aos alunos, envolvendo a convivência ética e a construção da moralidade.

Incluem-se nas disciplinas temas relativos ao paradigma da gestão democrática, tal como preconiza a legislação educacional brasileira, e suas decorrências, com abrangência de questões referentes aos direitos humanos, à inclusão, à participação, à gestão das relações no espaço educativo e à profissionalidade docente.
Além disso, são discutidas competências relativas à gestão, a partir dos papéis do diretor escolar, do coordenador pedagógico e do supervisor de ensino (no âmbito da rede de ensino).

Objetivos: espera-se que o professor em formação amplie seu olhar sobre os aspectos que envolvem a gestão da sala de aula — a partir do tempo, do espaço e dos materiais, bem como da singularidade do grupo de alunos —; valorize a diversidade e a peculiaridade inerentes a cada ser humano, gerindo as relações interpessoais, o trabalho em equipe e junto à comunidade escolar; passe a atuar de forma consistente na elaboração, na implementação, na coordenação, no acompanhamento e na avaliação do projeto político pedagógico da unidade de ensino; seja capaz de gerir democraticamente uma equipe de professores.

Disciplinas presenciais:

  • Gestão Escolar e Qualidade da Educação
  • Coordenação Pedagógica e Formação Docente
  • Políticas Públicas em Educação
  • Práticas de Leitura e Escrita V
  • Oficinas de Tematização – Gestão Escolar

Disciplinas à distância:

  • Convivência Ética, Construção de Valores e Direitos Humanos
  • Práticas de Leitura e Escrita IV

 

Módulo: Escola e Outros Espaços de Aprendizagem

O módulo discute a função social da escola como espaço de aprendizagens e de socialização. Nesse sentido, conhecer a história da escola e da educação, bem como as políticas e os programas públicos que no Brasil, no decorrer dos tempos, tiveram seu lugar e, nos dias atuais, regem o sistema nacional se mostra fundamental ao professor. O papel do currículo — que favorece a constituição de processos de ensino e de aprendizagem, nos âmbitos didático e educacional — e suas relações com as orientações e diretrizes curriculares municipais, estaduais e nacionais também são tratados nesse módulo. Ainda fazem parte de seu conteúdo os direitos de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular, bem como os direitos dos alunos com necessidades especiais e a educação inclusiva, e as especificidades de outros espaços de aprendizagem, tais como escolas indígenas, quilombolas, do campo, dentre outros.

Objetivos: espera-se que o professor em formação conheça e possa estabelecer múltiplas relações tanto sobre os diferentes níveis de concretização curricular, quanto sobre o papel da escola hoje e sua construção histórica.

Disciplinas Presenciais:

  • Gestão Escolar e Qualidade da Educação
  • Coordenação Pedagógica e Formação Docente
  • Políticas Públicas em Educação
  • Práticas de Leitura e Escrita V
  • Oficinas de Tematização – Gestão Escolar

Disciplinas à distância:

  • Convivência Ética, Construção de Valores e Direitos Humanos
  • Práticas de Leitura e Escrita IV

 

Outros componentes curriculares

Oficinas de Tematização da Prática e Laboratórios

Durante quatro semestres do curso, acontecem Oficinas de Tematização da Prática, as quais promovem análises e debates de situações rotineiras da sala de aula e da escola. São propostas como situações-problema para instigar o debate e a busca por soluções, a partir da fundamentação teórica trazida por outras disciplinas.
Nos demais semestres do curso, o professor em formação deve realizar 400 horas de estágios previstas na Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação , com base em discussões de temas e de projetos vivenciados nos Laboratórios, parte integrante de quatro dos módulos.

Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trata-se de uma atividade acadêmica que visa à sistematização do conhecimento acerca de um objeto de estudo, pertinente ao curso de graduação, desenvolvida com orientação, acompanhamento e avaliação docente. É uma atividade individual e requisito essencial e obrigatório para a obtenção do diploma do curso de graduação em Pedagogia.

O TCC configura-se como um artigo científico ou um relatório de experiências em escolas referente a tema relevante para a formação do pedagogo, fundamentado nos conteúdos estudados durante o curso. O projeto desse trabalho será elaborado durante e conforme às orientações fornecidas na Oficina de Leitura e Escrita – registro/avaliação.

O aluno escolherá um tema em consonância com as linhas de investigação que organizam os conteúdos do curso, produzirá o projeto na Oficina citada anteriormente e dedicará seus dois últimos semestres, em paralelo às disciplinas em curso, às discussões com o professor orientador (18 horas) e à produção do trabalho (42 horas de trabalho pessoal), o que resulta em 60 horas de atividades complementares.

Competências desejadas no egresso

Princípios: autoria, autonomia e trabalho coletivo (fundamentos para a metodologia utilizada no curso).

Que professor queremos formar?

Ao final do curso, o/a aluno/a deve ser capaz de:

  • conhecer, identificar e interpretar criticamente diferentes concepções de infância e juventude que sustentam práticas pedagógicas variadas;

 

  • como professor/a, tomar decisões de caráter didático, considerando as variáveis de tempo e espaço e a singularidade do grupo e de cada aluno;

 

  • ser um/uma professor/a da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental que valorize a cultura da infância, concebendo a criança como sujeito capaz;

 

  • na Educação Infantil, integrar práticas de cuidado e educação, compreendendo que estas são indissociáveis e fazem parte da profissionalidade do/a professor/a / gestor/a dessa faixa etária;

 

  • conhecer o contexto social, cultural, político, econômico da sociedade na qual está inserido(a);

 

  • reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade, sendo capaz de administrar as relações interpessoais e, sabendo trabalhar em equipe e com a comunidade, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

 

Caso venha a atuar como professor/a em escolas indígenas, quilombolas, do campo, dentre outras, deve:

  • promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura / à comunidade em questão;

 

  • atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas relevante para aquela cultura/comunidade;

 

  • problematizar a prática educacional, por meio de observação, registro, análise e interpretação de dados e proposição de alternativas de intervenção, numa postura investigativa;

 

  • estabelecer relações teórico-metodológicas, a partir de referências conceituais e procedimentais das ciências da educação;

 

  • refletir sobre a profissionalidade docente nas dimensões ética, técnica, política e pessoal;

 

  • identificar e refletir sobre as especificidades dos diferentes ciclos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, considerando-os, de forma integrada, como parte da Educação Básica;

 

  • ser autor/a de sua prática e autônomo/a para a obtenção de conhecimento necessário para sua atuação;

 

  • saber acessar o conhecimento adquirido para organizar ambientes, atividades e situações propícias ao fazer pedagógico;

 

  • planejar, problematizar e avaliar, em diferentes espaços educativos (escolares e não escolares), níveis e modalidades, para realizar intervenções adequadas, considerando as interações produzidas entre professores, alunos e objetos de conhecimento;

 

  • compreender e educar crianças, assim como aquelas que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual, social, dentre outras;

 

  • desenvolver ações educativas, privilegiando a integração das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física, e dominar didáticas específicas de cada área;

 

  • comunicar-se nos padrões da norma culta, nas modalidades oral e escrita, reconhecendo e adequando o uso de variações linguísticas e constituindo-se em autor/a de seus discursos;

 

  • participar de forma cooperativa, responsável e consistente da elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da Instituição;

 

  • ser um/uma gestor/a educacional e um/uma professor/a capaz de observar, refletir, interpretar, identificar e resolver problemas inerentes à complexidade dos fenômenos educacionais;

 

  • ser um/uma gestor/a que tenha como foco a gestão da aprendizagem e que promova o desenvolvimento profissional da equipe, na perspectiva da gestão democrática;

 

  • promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

 

  • conhecer políticas públicas e legislação educacionais, estabelecendo relações com sua atuação como pedagogo/a;

 

  • dominar as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de boas práticas pedagógicas e para a inclusão digital; e

 

  • dominar as tecnologias de informação e comunicação para o desenho e tutoria de cursos em ambientes virtuais, refletindo sobre essas linguagens.

Grade curricular

Clique aqui para conferir.

Atuação profissional

A prioridade do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz é a formação de professores/as que atuem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Sua atuação também pode ocorrer na gestão pedagógica, como diretores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e supervisores/as de ensino nas redes públicas, bem como na rede privada.

Atuação em outros espaços não escolares, tais como: hospitais, centros culturais, equipamentos comunitários, educação corporativa etc.

 

Corpo docente

Ana Lúcia Antunes Bresciane

Andréa Luize

Cristina Aparecida Reis Figueira

Denise Nalini

Jessica Makino

José Carlos de Souza

Lilian Starobinas

Lisângela Kati do Nascimento

Maria Paula Vignola Zurawski

Marília Costa Dias

Marisa Vasconcelos Ferreira

Maria Priscila Bacellar Monteiro

Paulo Roberto Cunha

 

Perguntas frequentes

Como faço a inscrição para o processo seletivo da Graduação em Pedagogia?

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.veracruz.edu.br/instituto.

Até quando posso me inscrever no processo seletivo?

As inscrições podem ser realizadas até 19/10/2017, para a opção de prova no dia 21/10/2017; até 23/11/2017, para a opção de prova no dia 25/11/2017; até 07/12/2017, para a opção de prova no dia 09/12/2017.

Qual o local de prova?

Todas as provas serão realizadas no Instituto Vera Cruz (Rua Baumann, 73, no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo). Está localizado próximo à estação Imperatriz Leopoldina, da CPTM.

Há estacionamento no local?

Não há estacionamento, mas há vagas na rua e estamos perto da estação Imperatriz Leopoldina da CPTM.

Qual o melhor horário para eu chegar ao local da prova?

O candidato deverá estar no local de realização das provas com antecedência de meia hora.

Que tipo de material posso levar para fazer a prova?

Somente uma caneta esferográfica azul, lápis e borracha.

O que não é permitido levar ou usar no local de prova?

Não será permitido ao candidato, no local de realização de provas e durante a aplicação destas, portar aparelhos eletrônicos (telefone celular, relógio, agenda eletrônica, notebook, receptor, gravador, calculadora) que possibilitem comunicação ou consulta. O descumprimento dessa determinação implicará advertência ou eliminação do candidato. O Instituto Vera Cruz não se responsabilizará pela guarda e manutenção de qualquer aparelho ou equipamento pertencente ao candidato.

Caso tenha sido roubado ou perdido o meu documento de identidade e/ou comprovante de inscrição, como devo proceder?

Você poderá apresentar qualquer documento original com foto. Se não tiver, faça um boletim de ocorrência (B.O.) e providencie uma segunda via do documento de identidade.

Caso eu não consiga comparecer no dia da prova, como devo proceder?

Entre em contato com a Secretaria de Atendimento do Instituto, pelo telefone 11 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.

Poderei entrar com recurso contra o resultado da prova?

Não. O processo seletivo da Graduação em Pedagogia obedece às características presentes no Regimento do Curso e detalhadas no Edital. Assim, não serão aceitos recursos após a divulgação do resultado do processo seletivo.

Sou portador de necessidades especiais, necessito de espaço apropriado no dia da prova. Como proceder?

O candidato portador de deficiência, com comprovada necessidade de atendimento especial, de acordo com a lei n. 7.853, de 24/10/1989 e o art. 27, incisos i e ii do decreto 3.298, de 20/12/1999, poderá solicitar com 10 (dez) dias de antecedência, condição especial para a realização das provas, mediante preenchimento de requerimento para atendimento diferenciado, disponível na Secretaria Acadêmica do Instituto Vera Cruz. O candidato portador de deficiência, solicitante de tratamento diferenciado, deverá anexar ao formulário de requerimento um laudo médico, com indicação do tipo de deficiência do qual é portador e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. No requerimento, deverá constar o nome do médico que forneceu o atestado, telefone para contato e o CRM do profissional.

Existe um número mínimo de inscritos para abrir turma?

Sim, 30 alunos.

E se não se alcançar esse número mínimo para abrir turma e eu já tiver me matriculado?

Nesse caso, o candidato poderá requerer a restituição do valor integral pago no ato da matrícula.

Posso cancelar a matrícula depois de paga?

A desistência da matrícula deverá ser formalizada por meio de requerimento próprio da IES, até 2 dias antes do início das aulas, e será restituído 70% do valor pago na matrícula.

Se eu não for aprovado, posso fazer a prova novamente na próxima data?

Não. Você deverá candidatar-se para próximos processos seletivos no Instituto Vera Cruz.

Estava cursando Pedagogia em outra faculdade. Posso fazer transferência para o Instituto Vera Cruz?

Sim. É requisito para a transferência a regularidade do vínculo com a instituição de origem, ou seja, o aluno deve estar matriculado, cursando ou ter trancado a matrícula no período letivo para o qual foi requerida a transferência. O Processo Seletivo de Transferência consiste em análise curricular, mediante apresentação da documentação solicitada abaixo, à Secretaria Acadêmica do Instituto Vera Cruz (Rua Baumann, 73, Vila Leopoldina, São Paulo/SP). O prazo de resposta da análise é de até 30 (trinta) dias úteis.

Os documentos necessários para análise curricular são:

. Declaração de vínculo acadêmico (original)

. Histórico escolar contendo as seguintes informações: portaria de reconhecimento do curso, data do processo seletivo, classificação no vestibular e menção de participação ou dispensa no Enade (original ou cópia autenticada)

. Conteúdos programáticos do curso, com carimbo e visto da Instituição de origem

Quais são os documentos para matrícula?

Os documentos necessários para matrícula no curso de Graduação em Pedagogia são:

. Histórico escolar e certificado do Ensino Médio (2 cópias autenticadas ou apresentar a original e 2 cópias simples)

. Cédula de identidade (2 cópias autenticadas ou apresentar a original e 2 cópias simples)

. Título de eleitor (1 cópia simples)

. Certidão de nascimento ou de casamento (1 cópia simples)

. CPF (1 cópia simples)

. 1 foto 3 X 4

. Comprovante de residência (1 cópia simples)

Edital do processo seletivo 2018

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO VERA CRUZ

1º de setembro de 2017

Processo Seletivo – 1º semestre de 2018

A Diretora Geral do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, no uso das atribuições legais, torna público o seguinte EDITAL:

1. Do objetivo. O Processo Seletivo tradicional e pelo PROUNI, para admissão de candidatos ao ingresso no 1º semestre de 2018, tem por objetivo estabelecer critérios para sua execução.

1.1. Processo Seletivo com três opções de datas para a realização da prova sendo: 1ª prova no dia 21/1o/2017 (sábado), às 9h00, 2ª prova no dia 25/11/2017 (sábado), às 9h00, e 3ª prova no dia 09/12/2017 (sábado), às 9h00, na sede da Rua Baumann, 73 Vila Leopoldina, São Paulo.

1.2. Havendo vagas remanescentes, a Instituição promoverá novo processo de seleção com uma opção de data para realização da prova: 22/01/2018 (segunda-feira), às 19h00, na sede do Instituto supracitada.

2. Do curso e vagas oferecidas no turno. Processo Seletivo para o Curso de Pedagogia-Licenciatura, reconhecido pela Portaria SERES nº 286, de 21/12/2012, e publicado no DOU, de 27/12/2012, dispondo de 50 (cinquenta) vagas para o horário noturno.

3. Do local de funcionamento do curso. O curso será ministrado na sede da Instituição, na Rua Baumann, 73, Vila Leopoldina, São Paulo, Capital.

4. Das inscrições.

4.1. Forma e local. As inscrições deverão ser efetuadas pela internet no endereço http://site.veracruz.edu.br/instituto/graduacao-em-pedagogia/, no período de 18/09/2017 a 07/12/2017 para opção pela 1ª, 2ª e 3ª data de prova, e no período de 18/12/2017 a 18/01/2018 caso sejam abertas vagas remanescentes para a prova do dia 22/01/2018.

4.2. Procedimento necessário para inscrição: Ficha de inscrição preenchida on line, neste endereço.

5. Dos resultados e das matrículas.

5.1. O resultado da 1ª Prova será informado por e-mail no dia 27/10/2017 e as matrículas devem ser efetivadas no período de 06/11/2017 a 17/11/2017.

5.2. O resultado da 2ª Prova será informado por e-mail no dia 30/11/2017, e as matrículas devem ser efetivadas de 11/12/2017 a 15/12/2017.

5.3. O resultado da 3ª Prova será informado por e-mail no dia 14/12/2017, e as matrículas devem ser efetivadas de 15/12/2017 a 21/12/2017.

5.4. O resultado da Prova para vagas remanescentes será informado por e-mail no dia 24/01/2018, e as matrículas devem ser efetivadas de 29/01/2018 a 02/02/2018.

6. Do contrato. O aluno, ao se matricular, assinará o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e, sendo menor de 18 anos, deverá estar acompanhado do responsável para assinatura.

6.1. Da matrícula. A matrícula do aluno só será efetivada mediante a assinatura do contrato, a entrega dos documentos solicitados e o pagamento da 1ª parcela da semestralidade.

7. Das restrições. O candidato que, depois de matriculado solicitar o cancelamento por motivo de ingresso em outra IES será reembolsado em 70% do valor da matrícula e o requerimento de cancelamento da matrícula deverá ser protocolado junto à Secretaria, até 2 (dois) dias úteis antes do início do período letivo.

8. Da prova. O processo seletivo é composto pela elaboração de uma redação e, se necessário, de uma entrevista com a coordenação do curso.

8.1. Dos procedimentos para a realização das provas. O tempo de duração para a realização da prova é de, no máximo, 3 (horas) horas. Os candidatos deverão estar munidos do original da cédula de identidade (RG) ou de outro documento de identificação com foto.

8.2. Dos critérios para a classificação. Para efeito de pontuação serão considerados os resultados a) da redação e b) conceito obtido na parte objetiva da prova do Enem (caso o candidato tenha realizado) e será escolhido o de maior valor. Estará automaticamente desclassificado o candidato que não obtiver pontuação na prova de Redação. Em caso de empate, no total de pontos alcançados por dois ou mais candidatos, ocupará o lugar aquele que estiver primeiramente inserido num dos seguintes casos: a) maior número de pontos na Redação; b) maior idade.

9. Das disposições transitórias.

9.1. Os conceitos finais atribuídos serão resultantes da avaliação realizada pelas comissões de especialistas nomeadas pela Diretoria.

9.2. O candidato portador de deficiência física, que exija provas especiais ou instalações apropriadas às suas condições, deverá comunicar o fato à Secretaria Geral da Instituição com 10 (dez) dias de antecedência da data da prova.

10. Os casos omissos relativos ao Processo Seletivo 2018 serão resolvidos pela Comissão de Ingresso ao Curso de Graduação do ISE Vera Cruz.

Lucília Bechara Sanchez – Diretora Geral

 

 

Grade curricular e corpo docente 2017

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Enade 2017

Qual o objetivo do Enade?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

Quais os estudantes habilitados ao Enade 2017?

Estão habilitados ao Enade 2017 todos os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade, no caso do Instituto Superior Vera Cruz, o curso de Pedagogia. No entanto, em 2017, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 26/11/2017.

Quem deve participar?

Ingressantes: NÃO IRÃO REALIZAR A PROVA

Estudantes que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2017 e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo da graduação até o término do período de inscrição, em 25 de agosto de 2017.

Concluintes: Estudantes concluintes dos cursos de bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018, ou aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrição em 25/08/2017.

Onde o aluno pode encontrar mais informações sobre o Enade?
Para obter mais esclarecimentos sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, os alunos poderão consultar o site http://portal.inep.gov.br/ENADE (página Manual do Estudante).

Para dúvidas sobre o Enade 2017, envie um e-mail para secretaria.instituto@veracruz.edu.br  ou compareça na Secretaria do Instituto Vera Cruz.

Relação de alunos inscritos – concluintes regulares: clique aqui

Relação de alunos inscritos – ingressantes: clique aqui