Rede
Vaga Lume
Projeto que promove diálogos interculturais entre jovens da Amazônia Legal Brasileira e de São Paulo. A cada ano, uma nova comunidade quilombola ou ribeirinha é escolhida para se corresponder com uma turma de alunos do Vera. Uma conversa muito rica logo se estabelece entre nossos alunos e os de escolas das diversas regiões amazônicas. Com o tempo, ela gera resultados positivos para o coletivo e expande substancialmente o repertório desses jovens.
Temos muito orgulho de trabalhar em parceria com a Associação Vaga Lume (que ganhou o prêmio de melhor ONG de educação do Brasil, em 2018), e de fazer parte da sua história desde o começo, em 2004. Juntos, pensamos e realizamos soluções para os dilemas da vida nessas regiões, como a implantação de 10 bibliotecas comunitárias em Portel (PA) ou a arrecadação e distribuição de materiais de proteção e higiene, como apoio aos povos indígenas e comunidades tradicionais no combate à covid-19.
Feito por Nós
Há mais de 20 anos, a quermesse que comemora o aniversário do Vera é mais do que um animado encontro de comunidade do Vera. Além de ser uma festa toda feita pelas nossas próprias mãos (alunos, professores, famílias e funcionários produzem da música ao vivo à decoração e aos doces e salgados), ela tem também bate-papos organizados pela OPS, feira de trocas e oficinas que incentivam o consumo consciente.
Toda a arrecadação do evento é destinada a organizações não governamentais, como o Instituto Reciclar ou a Associação Vaga Lume. Uma celebração da nossa comunidade e de ações sociais que fazem sentido.
Encontros
de Leitura
Este projeto reúne alunos do 6º ao 9º ano interessados em estimular o interesse pela leitura em crianças menores. Criado em 2001, seis anos depois ele ganhou o Prêmio Vivaleitura, maior premiação individual para fomento à leitura no Brasil.
Hoje, cerca de 20 alunos voluntários atuam como mediadores na leitura e contação de histórias para crianças nas creches públicas próximas ao Verão. Essa interação traz vivências muito positivas para os adolescentes voluntários, as crianças e, indiretamente, as professoras das instituições públicas.
Entrelaços
Este projeto nos enche de orgulho desde a sua criação, em 2016, por iniciativa dos nossos alunos e professores do Ensino Médio. O Entrelaços, como o próprio nome diz, tece parcerias e intercâmbios com ONGs, outras escolas e comunidades interessadas em compartilhar experiências, ampliar o conhecimento, conviver com as diferenças e, principalmente, gerar impactos positivos na sociedade.
Os jovens avaliam, planejam e executam propostas de ações sociais em frentes diversas, como violência doméstica, feminismo, vulnerabilidade social e exploração sexual de crianças e adolescentes. Mais recentemente, o Entrelaços participou da produção de viseiras para profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia da covid-19, mostrando, mais uma vez, o comprometimento dessa turma com o bem-estar coletivo.