Seminário Internacional de Alfabetização - Vera Cruz

© 2023 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

Seminário Internacional de Alfabetização

Com Delia Lerner, Ana María Kauffman e Claudia Molinari

INFORMAÇÕES

Data: sábado, dia 7 de outubro

Horário: das 9h00 às 17h00

Valor de inscrição: R$ 150,00 (desconto de 50% para alunos atualmente matriculados no curso de pós-graduação “Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem”, do Instituto Vera Cruz)

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

As palestras serão realizadas em espanhol; não haverá tradução simultânea.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Manhã

Horário: das 9h00 às 12h00

Local: Auditório da Universidade Cruzeiro do Sul (Av. Imperatriz Leopoldina, 550 – Vila Leopoldina)

Palestra: Articular as situações didáticas fundamentais: como e para quê?

Delia Lerner

Com que objetivos e de que maneira articular as situações didáticas fundamentais? É possível promover o avanço de todas as crianças como leitoras e escritoras? Estas questões, presentes nos debates atuais sobre alfabetização inicial, serão orientadoras para a palestra, e as respostas apresentadas baseiam-se em contribuições de pesquisas em sala de aula, bem como na análise dos desafios trazidos pelo desenho curricular e pela formação docente.

Minibiografia:

Professora consultora da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires e pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Ciências da Educação da mesma instituição. É professora do mestrado em Escrita e Alfabetização da Universidade Nacional de La Plata (UNLP) e assessora da Direção de Educação Primária da província de Buenos Aires. Presta consultoria em projetos de formação docente em leitura e escrita, no Brasil e na Argentina, e é autora de diversas publicações na área.

 

Tarde

No período da tarde, haverá duas palestras simultâneas. Indique no formulário de inscrição a palestra de sua preferência.

Horário: das 14h00 às 17h00

Local: Instituto Vera Cruz (Rua Baumann, 73 – Vila Leopoldina)

 

Palestra 1: Interjogos imprescindíveis entre avaliação e ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Ana María Kaufman

Nesta palestra, serão expostas situações de avaliação formativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua relação com determinadas modalidades didáticas de intervenção docente, visando aproximar o ensino das aprendizagens. A intenção é reforçar a importância do fortalecimento do ciclo permanente entre avaliar-ensinar-avaliar-ensinar.

Minibiografia:

Pesquisadora em Didática da Leitura e da Escrita. Participou das pesquisas psicogenéticas dirigidas por Emilia Ferreiro na Argentina e no México, entre 1974 e 1980, e coordena pesquisas didáticas sobre a aprendizagem e o ensino da leitura e da escrita desde 1981. Foi professora durante 22 anos na Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires e ministrou seminários de pós-graduação em várias universidades da Argentina e de outros países da América Latina. Atualmente, coordena uma pesquisa sobre a avaliação na área de práticas da linguagem. É autora de muitas publicações em sua especialidade.

 

Palestra 2: Escritas e escritores na Educação Infantil

Claudia Molinari

O “respeito” às infâncias foi e continua sendo um postulado central nos debates sobre as decisões de ensino na Educação Infantil, tanto para promovê-las quanto para censurá-las. Tendo em vista que as práticas de leitura e de escrita no trabalho com as crianças pequenas fazem parte desses debates, a palestra tratará de tais práticas e analisará algumas propostas didáticas construtivistas, seus conteúdos e desafios, as interpretações infantis e suas consequências políticas.

Minibiografia:

Mestra em Ciências com especialização em Investigação Educacional, DIE-CINVESTAV, Cidade do México. Professora titular de Didática da Leitura e Escrita no curso de Ciências da Educação, professora de pós-graduação e diretora de projetos de extensão e pesquisa na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Coordena a área de práticas da linguagem no Nível Inicial, da UNLP. Especializou-se em temas relacionados à construção do sistema de escrita em crianças sob uma perspectiva construtivista psicogenética, à didática da leitura e escrita na alfabetização inicial e à formação de formadores na área. É autora de diversas publicações em sua especialidade.

 

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece