Roteiro e atuação: pontos de vista no trabalho audiovisual, com Carolina Markowicz e Maeve Jinkings - Vera Cruz

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Roteiro e atuação: pontos de vista no trabalho audiovisual, com Carolina Markowicz e Maeve Jinkings

Evento promovido pela pós-graduação Formação de Escritores

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Dia 19 de setembro, das 19h00 às 21h00

Rua Baumann, 73 – Vila Leopoldina

Evento gratuito

 

Processo de criação: o diálogo entre atuação e o roteiro audiovisual

Quais são os elementos dramáticos primordiais que colaboram na decisão de uma atriz para atuar neste ou naquele roteiro? Quais são os critérios de leitura que uma atriz faz para a leitura de um roteiro?

Existe alguma prerrogativa básica para que o diálogo entre autora e atriz flua bem antes e durante as filmagens?

O que uma roteirista precisa aprender com uma atriz, e vice-versa, para que o processo criativo flua bem no set e para que o filme alcance a dimensão artística planejada?

A partir dessas e de outras perguntas, a diretora e roteirista Carolina Markowicz e a atriz Maeve Jinkings debatem sobre roteiro, parceria artística e processos criativos nos longas Carvão (2022) e Pedágio (2023). As duas obras – em que a primeira escreve e dirige, e a segunda atua – surgem como referências para a compreensão de seus métodos de composição de personagens, tramas, diálogos e criação de cenas na escrita dramática.

Ao analisar as etapas do processo de produção desses filmes, elementos como o trabalho de mesa, a preparação do ator e os ensaios possibilitam uma investigação minuciosa sobre a prática artística, com o respaldo teórico de trechos dos roteiros e dos filmes como exemplos.

 

Carolina Markowicz é roteirista e diretora; escreveu e dirigiu curtas-metragens exibidos em festivais como Cannes, Locarno, Toronto, SXSW e AFI. O órfão (2018) estreou em Cannes, na Quinzena dos Realizadores, e venceu a Queer Palm, sendo o único filme brasileiro a conquistar tal prêmio.

Carolina foi uma das dez jovens cineastas internacionais convidadas para o Toronto International Film Festival (TIFF) Talent Lab 2015, foi selecionada para o Berlinale Talents 2018 e para a Filmmakers Academy – Locarno 2018. Em 2021, foi convidada para fazer parte da academia votante do Oscar. Seu primeiro longa-metragem, Carvão (2022), estreou na competição oficial Platform, do Festival de Toronto, e teve sua estreia europeia no Festival de San Sebastián. Pedágio (2023), seu segundo longa, estreou mundialmente no festival de Toronto, onde Carolina recebeu o Emerging Talent Award. O filme recebeu mais de 20 prêmios, incluindo melhor filme no Festival de Roma.

Maeve Jinkings estreou no audiovisual com Falsa Loura (2007), de Carlos Reichenbach. Participou de O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho, e Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro, pelo qual recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília de 2013. Fez ainda os filmes Boi Neon (2015), de Gabriel Mascaro; Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho; a telenovela A Regra do Jogo (2015), de João Emanuel Carneiro, sob direção de Amora Mautner; Onde Nascem os Fortes, de José Luiz Villarim; Todas as Mulheres do Mundo (2020), com roteiro de Jorge Furtado, e Carvão (2022) e Pedágio (2023), de Carolina Markowitz.

Por Pedágio, Jinkings recebeu os prêmios de Melhor Atriz no Festival Internacional do Rio, no Festival de Estocolmo e no Festival Internacional de Guadalajara. Em 2023, participou de Sem Coração, com estreia mundial no Festival de Veneza, e da série Os Outros, com texto de Lucas Paraizo e direção de Luísa Lima. Na Netflix, atuou em DNA do Crime, sob direção artística de Heitor Dhalia. Em 2024, como roteirista e apresentadora, assumiu o videocast A Dobra.

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