Publicações Educação - Vera Cruz

© 2023 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

Publicações
Educação

Revista Veras

Veras é um periódico acadêmico do Instituto Vera Cruz voltado à publicação de estudos no campo da educação, resultantes de investigações e análises de fenômenos educacionais relevantes nesse campo do conhecimento. De periodicidade semestral, não se restringe a um segmento específico do campo educativo. Assim, todos os níveis de ensino, como todos os aspectos que envolvem o ensino e a aprendizagem, podem ser contemplados, por meio de reflexões que contribuam para uma ampla e diversificada abordagem da problemática educacional contemporânea. Para tanto, Veras está aberta a todos os autores que quiserem compartilhar da discussão e da análise da educação na atualidade. As ideias e opiniões expressas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Conselho Editorial desta revista.
Para acessar todas as edições da Revista Veras ou fazer a submissão de seu artigo, clique aqui.

Revista Reflexões

Em março de 2014, começaram as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, da Capes, no Instituto Vera Cruz. A especificidade do Pibid em nossa instituição foi a de abordar as práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil. Desde então, um grupo de vinte bolsistas licenciandas e licenciandos, sob a supervisão de professoras/es de Educação Infantil das instituições parceiras e da coordenação institucional do programa, vem participando de diferentes atividades formativas que visam ao seu desenvolvimento profissional como futuras professoras e futuros professores de Educação Infantil. A Revista Reflexões objetiva compartilhar com a comunidade um pouco das muitas experiências de formação vividas no âmbito do Pibid.
Confira a edição 1 e edição 2 da revista.

Revista de Educação infantil

A Revista de Educação Infantil é um periódico eletrônico dos alunos que cursaram o 2º ano da graduação em Pedagogia do Instituto Vera Cruz em 2018. Fruto de um projeto coletivo de extensão, a Revista traz conteúdos elaborados a partir da vivência dos alunos em temas como o currículo e as práticas pedagógicas dentro do módulo Educação Infantil: Creche e Pré-Escola.
Para acessar a publicação, clique aqui.

Livro Aprender no exercício da docência

Esta publicação é resultado dos trabalhos elaborados pelos bolsistas do Pibid no Instituto Vera Cruz e apresentados no I Seminário Institucional do Pibid, em 2015. A partir das experiências vividas em 2014 e 2015 no projeto Pibid Educação Infantil, o grupo de bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadora dedicou-se à preparação do seminário. Um intenso processo foi vivenciado pelo grupo, com início na análise de registros dos diários de campo, seguido pela seleção de recortes temáticos e elaboração de um artigo ou relato de experiência sistematizado em formato de pôster.
Os textos produzidos foram reunidos em blocos temáticos e enviados para professores convidados, que tiveram a tarefa de lê-los e comentá-los no próprio seminário, em grupos de discussão. As discussões mediadas pelas professoras convidadas, ao longo do seminário, trouxeram elementos potentes para que os relatos e artigos elaborados pudessem ser retomados e revisados pelos bolsistas. Em paralelo, os professores mediadores tiveram a oportunidade de reorganizar os comentários feitos, compondo textos que também integram esta publicação. O livro Aprender no exercício da docência: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Instituto Vera Cruz é, então, uma compilação dos relatos e artigos apresentados e revisados, acrescidos de comentários.
Para acessar a publicação, clique aqui.

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece