Núcleo de Pesquisa - Vera Cruz

© 2023 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

Núcleo de Pesquisa

Núcleo de Pesquisa

Nosso Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância (NPEEI) faz pesquisas com foco na educação de bebês e crianças em espaços coletivos, de forma articulada às atividades institucionais de ensino e extensão, tanto no âmbito da graduação quanto no das pós-graduações. O Núcleo tem duas linhas de investigação: práticas pedagógicas e formação de professores.

Atualmente, o Núcleo conclui uma investigação que buscou analisar como os documentos curriculares aprovados nos estados brasileiros, a partir da homologação da BNCC, compreenderam e deram parâmetros para a Educação Infantil. Estão envolvidos nessa pesquisa documental cerca de 25 participantes, dentre professoras e estudantes do Instituto Vera Cruz, bem como membros externos, investigando um conjunto de questões que abrangem como as crianças e suas infâncias são compreendidas; em que medida os campos de experiências e os direitos de aprendizagens impactam a organização do currículo; como compreendem o trabalho com a linguagem verbal; o que orientam sobre a avaliação; e como concebem a relação família e instituição de escolar.

Outra frente de pesquisa, em parceria com a Universidad de La Plata, envolve professores e alunos de nossa pós-graduação em Alfabetização e alunos que cursam a Maestria em Escritura y Alfabetización na ULP. O foco dessa investigação é a proposição e análise de situações didáticas que abarcam escritas e leituras pelos alunos, escritas ditadas ao professor e leituras feitas pelo professor (conhecidas como “situações didáticas fundamentais”), no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

O Núcleo também está iniciando projetos de pesquisa relacionados ao tema da relação família-escola, propostos por docentes do nosso curso de pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola.

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece