-
Público-alvo:
Profissionais que atuam com os anos finais do Ensino Fundamental, estudantes de licenciaturas e interessados no tema.
Apresentação:
O curso pretende discutir a importância do que podemos chamar de questões socialmente vivas no trabalho de permanente atualização curricular, nos anos finais do Ensino Fundamental, por um viés estreitamente relacionado à prática pedagógica, mas sem abrir mão de aportes teóricos fundamentais. Muito conhecido no âmbito do ensino das Ciências Humanas, o trabalho com problemas sociais relevantes – ou questões socialmente vivas (QSVs), a depender da corrente teórica que se adota – tem enorme potencial para articular o currículo, de maneira inter e transdisciplinar, como o demostram alguns exemplos de projetos investigativos que analisaremos nos encontros. Além disso, pretendemos tratar do valor do estudo permanente das questões socialmente vivas na escola para a formação continuada de equipes docentes, sejam elas compostas por especialistas ou por educadores polivalentes.Carga horária total: 18 h
Carga horária de atividades síncronas: 15 h
Carga horária de atividades assíncronas: 3 h
Datas das atividades síncronas: quintas-feiras, 26 de setembro; e 3, 10, 17 e 24 de outubro
Horário dos encontros síncronos: das 19h00 às 22h00
Investimento: R$ 752,00
Parcelado: 2 parcelas de R$ 376,00
À vista: R$ 714,00
Vagas: 40 participantes
Docente: Daniel Vieira Helene
Daniel Vieira Helene é doutor pelo programa de pós-graduação em História Social da USP, com a pesquisa “A história, seu ensino e sua aprendizagem: conhecimentos prévios e o pensar historicamente”. Também é coordenador dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Vera Cruz e atua na formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos em redes públicas e privadas.
Inscrições
Faça parte da nova turma: