-
Público-alvo:
Profissionais de educação que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estudantes de Pedagogia e pessoas interessadas em refletir sobre a produção de textos literários na perspectiva construtivista.
Apresentação:
Ensinar as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a escrever os próprios textos é um processo que exige a organização criteriosa de uma progressão de desafios e a escolha cuidadosa das propostas mais adequadas. Nesse segmento, a escrita literária tem enorme importância e permite, em conexão com o espaço permanente de leitura, oferecer referências claras de como se produz um texto e como avançar rumo à qualidade textual desejada.
Neste curso, refletiremos sobre as etapas do processo de escrita de um texto literário com crianças, discutindo quais são os aspectos mais importantes da preparação docente para esse percurso de ensino e aprendizagem, bem como o que podemos esperar das escritas infantis. Serão foco de discussão os momentos de leitura literária, as anotações feitas sobre os textos, o planejamento, a textualização e a revisão textual.
Carga horária total: 15 h
Carga horária de atividades síncronas: 12 h 30 min
Carga horária de atividades assíncronas: 2 h 30 min
Dia da semana e datas: quartas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de setembro; e 1º de outubro
Horário das atividades síncronas: 19h00 às 21h30
Investimento:
Até 18 de agosto: R$ 641,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 337,00
A partir de 19 de agosto: R$ 712,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 375,00Vagas: 40 participantes
Docente:
Miruna Kayano Genoino
Currículo:
Miruna Kayano Genoino é pedagoga pela USP. É mestra em Escrita e Alfabetização pela Universidade de La Plata, Argentina, com dissertação cujo tema foi a revisão textual em situações interativas, com aprofundamento no uso de ferramentas tecnológicas. É orientadora de Ensino Fundamental no Espaço Ekoa e professora do curso de pós-graduação Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem, do Instituto Vera Cruz.