-
Público-alvo
Professores do Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano), coordenadores pedagógicos, estudantes de Pedagogia, educadores e interessados no ensino da Matemática.
Apresentação:
A proposta do curso é apresentar os jogos como situações planejadas e intencionais para o ensino e construção de determinados pensamentos e conteúdos matemáticos, previstos no currículo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Durante os encontros, refletiremos sobre a importância das jogadas consecutivas para a ampliação do repertório acerca do jogo, bem como a criação de estratégias que possibilitem sempre chegar ao objetivo proposto. Além disso, pensar sobre o trabalho com as habilidades socioemocionais de perseverança, persistência, frustração e a forma de lidar com o erro, parte importante do processo de aprendizagem.
Para isso, é necessário que os professores saibam as regras do jogo, considerem agrupamentos produtivos entre os alunos, antecipem boas intervenções e promovam a generalização e aplicação das aprendizagens.
Serão estudados jogos de matrizes africanas, indígenas e europeias, dentro da perspectiva da didática da matemática, em diálogo com as ideias de mentalidades matemáticas, propostas por Jo Boaler, professora e pesquisadora da Universidade de Stanford, na Califórnia.
Formato: Híbrido
Carga horária total: 14 h
Carga horária presencial: 4 h
Carga horária síncrona: 10 h
Dia da atividade presencial: sábado, 14 de setembro
Horário da atividade presencial: das 9h00 às 13h00
Local da atividade presencial:
Instituto Vera Cruz – Rua Baumann, 73, Vila Leopoldina
Dia da semana e datas das atividades síncronas: quintas-feiras, dias 19 e 26 de setembro; e 3 e 10 de outubro
Horário das atividades síncronas: das 19h00 às 21h30
Investimento: R$ 646,00
Parcelado: 2 parcelas de R$ 323,00
À vista: R$ 613,00
Vagas: 35 participantes
Docente/s
Laboratório de Didática da Matemática (LABMAT); coordenação de Priscila Monteiro e Ana Flávia Castanho; e professoras Carol Petreche, Cibele Nair Rosa Erdmann e Paula Takada
Currículo/s:
O Laboratório de Didática da Matemática (LABMAT) iniciou-se do desejo de cinco educadoras em aprofundar e disseminar os conhecimentos sobre a Didática da Matemática, criando espaços de discussão sobre as pesquisas realizadas na França, Argentina, Brasil e Estados Unidos. Nos encontramos nas salas de aula do Instituto Vera Cruz e seguimos juntas na busca pela aprendizagem significativa da Matemática, em que tenhamos cada vez mais oportunidades nas quais o pensamento seja mobilizador de conceitos e processos mentais centrais, desenvolvendo o pensamento matemático. Que sejamos capazes de “pensar matematicamente” em vez de reproduzir fórmulas e memorizações.
Ana Flávia Alonço Castanho é pedagoga pela Faculdade de Educação da USP e mestra em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade. Lecionou na graduação em Pedagogia e na pós-graduação em Didática da Matemática, no Instituto Vera Cruz. Atua nas áreas de docência, formação continuada de professores, assessoria em educação e elaboração de materiais didáticos e curriculares.
Carol Petreche é graduada em Pedagogia, pela PUC-SP, pós-graduada em Alfabetização e em Didática da Matemática, pelo Instituto Vera Cruz e em Coordenação Pedagógica: cartografias da diversidade e singularidades na atuação coordenadora, pel’A Casa Tombada/FACONNECT – Conchas-SP. Também é mestranda do Programa de Formação de Formadores da PUC-SP, formadora de Matemática do Programa Construindo Saberes da Parceiros da Educação e Reference Teacher for Elementary Maths da Camino School.
Cibele Nair Rosa Erdmann é graduada em Pedagogia e História, pela PUC-SP, com pós-graduação em Alfabetização, Literatura para Crianças e Jovens e Didática da Matemática, pelo Instituto Vera Cruz.
Atua como professora da graduação de Pedagogia do Instituto Vera Cruz e professora do 5º ano do EF1 de uma escola particular de São Paulo.
Paula Monteiro Takada é graduada em Jornalismo, pela USP e em Pedagogia, pela Universidade Nove de Julho, com pós-graduação em Alfabetização e em Didática da Matemática, pelo Instituto Vera Cruz.
Atua como professora e coordenadora de Matemática do 5º ano da Escola Vera Cruz.
Priscila Monteiro é graduada em Pedagogia, mestra em Educação Matemática, pela PUC-SP. Também é professora de Didática da Matemática, no Instituto Vera Cruz, coordenadora de programas e formadora de matemática, no Instituto AvisaLá, assessora de matemática do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, formadora de professores e da coordenação pedagógica na área de Matemática, na Parceiros da Educação e de escolas públicas e particulares. Atua nas áreas de docência, formação continuada de professores, assessoria em educação e elaboração de materiais didáticos e curriculares.
Inscrições
Inscrições encerradas