-
Público-alvo
Professoras da Educação Básica e do Ensino Superior e pessoas interessadas em estudar sobre a relação entre comunidades tradicionais, biomas brasileiros e racismo ambiental.
Apresentação
Este curso visa contribuir para a compreensão dos princípios da educação para as relações étnico-raciais, problematizando sobre os avanços e desafios enfrentados desde a promulgação das leis 10.639/03 e 11.645/08 que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena em todos os estabelecimentos de ensino. Tomando como referência temas e habilidades propostos na BNCC, um dos objetivos principais é contribuir com embasamento conceitual e teórico para a compreensão de quais são e onde estão as comunidades tradicionais no Brasil, como os seus modos de vida se relacionam com os biomas brasileiros e os principais enfrentamentos em relação ao racismo ambiental. Outro objetivo é colaborar para a elaboração e desenvolvimento de propostas pedagógicas que reconheçam e valorizem a diversidade sociocultural presente no território brasileiro.
Formato (opção de curso):
EaD
Carga horária total: 20 h
Carga horária das atividades assíncronas: 8 h
Carga horária das atividades síncronas: 12 h
Dia da semana e datas das atividades síncronas: quintas-feiras, dias 5, 12, 19 e 26 de setembro
Horário da atividade síncrona: das 19h00 às 22h00
Investimento: R$ 848,00
Parcelado: 2 parcelas de R$ 424,00
À vista: R$ 806,00
Vagas: 40 participantes
Docentes: Silvane Silva e Lisângela Kati do Nascimento
Silvane Silva é doutora em História Social pela PUC-SP e coorganizadora do Currículo da cidade de São Paulo: Educação Antirracista (SME, 2022) e do livro Narrativas quilombolas: dialogar, conhecer, comunicar (Imprensa Oficial, 2017). Também é autora do prefácio à edição brasileira de Tudo sobre o amor: novas perspectivas, de bell hooks (Editora Elefante, 2021).
Lisângela Kati do Nascimento tem pós-doutorado pelo Programa de Ciência Ambiental da USP. É doutora e mestra em Geografia pela USP. Também é organizadora do livro Comunidades tradicionais e educação escolar diferenciada no Vale do Ribeira: violações de direitos e conflitos (Balão Editorial, 2020) e autora do livro O lugar do lugar no ensino de geografia: um estudo em escolas públicas do Vale do Ribeira (Editora Humanitas/Fapesp, 2017).
Inscrições
Inscrições encerradas