-
Público-alvo:
Profissionais de educação que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estudantes de Pedagogia e pessoas interessadas em refletir sobre a revisão textual na perspectiva construtivista.
Apresentação:
Neste curso, discutiremos mais detidamente sobre a etapa de revisão de textos. O que fazemos depois que o texto está escrito? De que forma avaliamos a produção da turma para planejar os momentos de revisão textual?
Ao considerar a centralidade dessa etapa para que importantes análises linguísticas sejam realizadas, este curso aprofundará reflexões sobre a escrita de textos na escola contribuindo para uma compreensão mais ampla do momento de revisão textual. Nesse momento as crianças retomam suas produções e precisam localizar aspectos variados, discursivos e notacionais, que necessitam de ajustes para garantir que o texto fique melhor escrito.
Discutiremos a análise de textos-modelo, considerando as escolhas que pautam nossas propostas textuais, e, depois, reflexões sobre o que esperar das crianças ao longo da escolaridade quando pedimos que retomem as suas produções.
Carga horária total: 10 h
Carga horária de atividades síncronas: 7 h 30 min
Carga horária de atividades assíncronas: 2 h 30 min
Dia da semana e datas: quartas-feiras, dias 8, 22 e 29 de outubro
Horário das atividades síncronas: 19h00 às 21h30
Investimento:
Até 27 de setembro: R$ 470,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 247,00
A partir de 28 de setembro: R$ 522,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 275,00Vagas: 40 participantes
Docente:
Miruna Kayano Genoino
Currículo:
Miruna Kayano Genoino é pedagoga pela USP. É mestra em Escrita e Alfabetização pela Universidade de La Plata, Argentina, com dissertação cujo tema foi a revisão textual em situações interativas, com aprofundamento no uso de ferramentas tecnológicas. É orientadora de Ensino Fundamental no Espaço Ekoa e professora do curso de pós-graduação Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem, do Instituto Vera Cruz.