-
Público-alvo: Pessoas interessadas em narrativa audiovisual, escritores, dramaturgos, roteiristas (iniciantes e experientes) e entusiastas do cinema, televisão ou streaming que desejam compreender os princípios da escrita de diálogos.
Apresentação:
Combinando prática e teoria, este curso é voltado tanto para literatura quanto audiovisual. Diálogos na literatura são muito diferentes dos diálogos no cinema. O que roteiristas têm a aprender com as obras literárias? E o que escritores têm a aprender com os roteiros?
A partir de exemplos práticos de romances, peças, filmes e séries, vamos analisar as funções, os conteúdos, as formas e as técnicas de fala de personagens nos quatro principais meios de mídia narrativa. A fim de ilustrar métodos para lapidar um diálogo, analisaremos cenas de algumas peças de Nelson Rodrigues, Harold Pinter e Yasmina Reza; filmes de Sofia Coppola, Diablo Cody e Quentin Tarantino; séries de Tina Fey e Michaela Coel; e contos de Miranda July e Rubem Fonseca.
Os participantes aprenderão a identificar os elementos fundamentais para a construção de falas características de uma personagem: sintaxe, ritmo, tonalidade, poética da gíria e expressões idiossincráticas. Ideal para quem deseja se aprimorar na escrita de roteiros, mas também se interessa pela forma dramática tanto na escrita de ficção em prosa quanto na escrita da narrativa audiovisual. O curso se concentrará em alguns exercícios práticos e devolutivas por parte da professora.
Duração: 16 h
Datas das atividades síncronas: às terças-feiras, 23 e 30 de setembro, 07, 14, 21, 28 de outubro, 04 e 11 de novembro.
Horário dos encontros síncronos: das 19h30 às 21h30
Carga horária de atividades síncronas: 16 h
Investimento:
Até 31 de agosto: R$ 675,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 355,00
A partir de 1º de setembro: R$ 750,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 395,00
Vagas: 20 participantes
Docente: Priscila GontijoPriscila Gontijo é dramaturga, escritora, roteirista, pesquisadora e professora. É doutora em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo e mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Língua Francesa) pela PUC-SP. Consolidou sua formação teatral com o diretor Antunes Filho, no CPT (Centro de Pesquisa Teatral) do SESC, em São Paulo.
Como dramaturga, já teve seus textos encenados por nomes como Fernanda D'Umbra (Deadline, 2018), Eric Lenate (Funâmbulas, 2018), Walter Lima Jr. e Delson Antunes (A vida dela, 2016), Suzan Damasceno (Uma noite sem o aspirador de pó, 2014) e Márcia Abujamra (C+A+T+R+A+C+A, 2014). Integrou o Círculo de Dramaturgia do CPT – Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho.
Como roteirista, participou de diversas salas de roteiro, entre elas, a 2ª e a 3ª temporadas de DOM, produzida pela Conspiração Filmes, Me Chama de Bruna pela TVZero, e venceu com IRINA o edital de telefilme da TV Cultura com argumento e roteiro originais.
Como escritora, é autora de O som dos anéis de Saturno (2020), semifinalista do Prêmio Oceanos 2021, e Peixe Cego (2016), romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2017, ambos publicados pela editora 7LETRAS. Publicou ainda Animais Submersos, editora Quelônio em 2023.
Atualmente, trabalha como coordenadora (junto com Iana Cossoy) e professora do Núcleo de Roteiro da pós-graduação Formação de escritores do Instituto Vera Cruz.