8ª Conferência Vera Cruz Sobre Escrita - Vera Cruz

Data: segunda-feira, 23 de outubro

Local: Instituto Vera Cruz – Rua Baumann, 73 – Vila Leopoldina – São Paulo

Valor de inscrição: R$ 60,00

Clique aqui para se inscrever.

Palestra: O estranhamento no fazer literário: um acerto de contas com o estranho que nos habita

por Jeferson Tenório

A literatura é sempre um processo de migração. Por mais que a história narrada esteja próxima do autor, por mais que o texto literário contenha um tom confessional, ainda assim, exigirá do escritor uma espécie de migração de si próprio. A conferência pretende tratar de aspectos, formais, objetivos e subjetivos na construção de personagens, por meio da ideia de singularidades e questionando a criação a partir da diferença. Além disso, serão discutidos alguns equívocos a respeito da ideia de representatividade na arte a na escrita criativa.

Minibiografia:

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em São Paulo, é doutor em teoria literária pela PUC-RS. Estreou na literatura com o romance O beijo na parede (2013), eleito o Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor de Estela sem Deus (2018) e O avesso da pele (2020), que venceu o prêmio Jabuti e teve seus direitos vendidos para Portugal, Itália, Inglaterra, França, Suécia, China, Bélgica e Estados Unidos. Professor convidado da pós-graduação Formação de Escritores em 2023, também foi professor visitante da Universidade de Princeton.

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece