-
Público-alvo:
Profissionais de Educação, estudantes de Pedagogia e pessoas interessadas no ensino da matemáticaApresentação:
Este grupo de estudos propõe uma investigação teórico-reflexiva sobre o papel dos registros das estratégias, hipóteses e formulações das crianças no processo de construção do conhecimento matemático. Partindo da Didática da Matemática francesa, especialmente da Teoria das Situações Didáticas formulada por Guy Brousseau, e dialogando com os referenciais da epistemologia genética de Jean Piaget, o grupo buscará compreender como o ato de registrar e interpretar os pensamentos infantis contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual e para a construção de noções matemáticas significativas.A proposta inclui a leitura e discussão de textos fundamentais das duas abordagens, promovendo articulações conceituais entre elas, com foco na prática pedagógica e na escuta ativa das produções das crianças.
O grupo contará com encontros presenciais e discussões assíncronas conduzidas pelo LABMAT e professor Lino de Macedo, referência nacional em estudos sobre Piaget, proporcionando aprofundamento teórico e ampliação de repertório aos participantes.
Carga horária total: 20 h
Carga horária de atividades presenciais: 11 h
Carga horária das atividades assíncronas: serão 9 horas de leituras, disponíveis na plataforma Teams, que poderão ser realizadas dentro do prazo estipulado.
Dia da semana e datas para as atividades presenciais: sábados, dias 6 de setembro; 11 de outubro; e 29 de novembro
Horário das atividades presenciais: dia 6 de setembro, das 9h00 às 13h15; e dias 11 de outubro e 29 de novembro, das 9h00 às 12h45
Investimento:
Até 18 de agosto: R$ 799,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 421,00
A partir de 19 de agosto: R$ 889,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 468,00Docente/s:
Lino de Macedo e equipe do LABMAT (Laboratório de Didática da Matemática)
LABMAT é composto por:
Coordenação: Priscila Monteiro e Ana Flavia Castanho
Professoras: Ana Carolina Petreche, Cibele Nair Rosa Erdmann e Paula Monteiro TakadaCurrículos:
Lino de Macedo é psicólogo e professor emérito da USP, especialista em Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase na obra de Jean Piaget. É autor de diversos livros sobre educação, entre eles Ensaios Construtivistas e Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Participa de projetos e consultorias voltados à melhoria da educação básica e já foi diretor do Instituto de Psicologia da USP. Recebeu distinções como a Ordem Nacional do Mérito Educativo.
Ana Flávia Alonço Castanho é pedagoga pela Faculdade de Educação da USP e mestra em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade. Lecionou na graduação de Pedagogia e na pós-graduação de Didática da Matemática no Instituto Vera Cruz. Atua nas áreas de docência, formação continuada de professores, assessoria em educação e elaboração de materiais didáticos e curriculares.
Carol Petreche é graduada em Pedagogia pela PUC-SP, pós-graduada em Alfabetização e em Didática da Matemática pelo Instituto Vera Cruz, e em Coordenação Pedagógica: cartografias da diversidade e singularidades na atuação coordenadora pela A Casa Tombada/FACONNECT – Conchas-SP. Também é mestranda do Programa de Formação de Formadores da PUC-SP, formadora de matemática do Programa Construindo Saberes da Parceiros da Educação e reference teacher for elementary maths da Camino School.
Cibele Nair Rosa Erdmann é graduada em Pedagogia e História pela PUC-SP, com pós-graduação em Alfabetização, Literatura para Crianças e Jovens, e Didática da Matemática pelo Instituto Vera Cruz. Atua como professora da graduação de Pedagogia do Instituto Vera Cruz e do 5º ano do Ensino Fundamental 1 (EF 1) de uma escola particular de São Paulo.
Paula Monteiro Takada é graduada em Jornalismo, pela USP e em Pedagogia, pela Universidade Nove de Julho, com pós-graduação em Alfabetização e em Didática da Matemática, pelo Instituto Vera Cruz. Atua como professora e coordenadora de Matemática do 5º ano da Escola Vera Cruz.
Priscila Monteiro é graduada em Pedagogia e é mestra em Educação Matemática pela PUC-SP. Também é professora de Didática da Matemática no Instituto Vera Cruz, coordenadora de programas e formadora de matemática no Instituto AvisaLá, e assessora de matemática do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Além disso, é formadora de professores e de coordenadores pedagógicos na área de matemática tanto na Parceiros da Educação quanto em escolas públicas e particulares. Atua nas áreas de docência, formação continuada de professores, assessoria em educação e elaboração de materiais didáticos e curriculares.