Roteiro e atuação: pontos de vista no trabalho audiovisual 13 de agosto de 2024
Quais são os elementos dramáticos primordiais que colaboram na decisão de uma atriz para atuar neste ou naquele roteiro? Quais são os critérios de leitura que uma atriz faz para a leitura de um roteiro?
Existe alguma prerrogativa básica para que o diálogo entre autora e atriz flua bem antes e durante as filmagens?
O que uma roteirista precisa aprender com uma atriz, e vice-versa, para que o processo criativo flua bem no set e para que o filme alcance a dimensão artística planejada?
A partir dessas e de outras perguntas, a diretora e roteirista Carolina Markowicz e a atriz Maeve Jinkings debatem sobre roteiro, parceria artística e processos criativos nos longas Carvão (2022) e Pedágio (2023). As duas obras – em que a primeira escreve e dirige, e a segunda atua – surgem como referências para a compreensão de seus métodos de composição de personagens, tramas, diálogos e criação de cenas na escrita dramática.
Ao analisar as etapas do processo de produção desses filmes, elementos como o trabalho de mesa, a preparação do ator e os ensaios possibilitam uma investigação minuciosa sobre a prática artística, com o respaldo teórico de trechos dos roteiros e dos filmes como exemplos.
Inscreva-se no evento com Carolina Markowicz e Maeve Jinkings, clicando aqui. Vagas limitadas e gratuitas!