Vol. 10 No. 2 (2020): v. 10, n. 2 (2020)
v. 10, n. 2 (2020)

Para a educadora Telma Pileggi Vinha, professora da Faculdade de Educação da Unicamp, três perguntas deveriam nortear a existência de qualquer regra na escola: “Ela é necessária para garantir as condições de aprendizagem? Para a convivência ser justa e respeitosa? Para organizar os trabalhos na escola? Se não couber nesses três critérios, a regra não é necessária”, afirma a pesquisadora, que há décadas vem trabalhando temas como educação para valores, problemas de convivência e melhoria do clima escolar.

Sumário

Regina Scarpa, Ricardo Prado, Gabriela Valente
221
Editorial
PDF (Português (Brasil))
Ricardo Prado
227
Entrevista: Telma Vinha
PDF (Português (Brasil))

Artigos

Conceição Firmina Seixas Silva, Maria Aparecida da Silva
250
Infância e participação na escola: que sentido as crianças atribuem às regras e normas dessa instituição?
PDF (Português (Brasil))
Daniel Rodrigo Pereira Veras, Thais Bozza
268
Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre pares
PDF (Português (Brasil))
Elvira Maria P. P. Ribeiro Parente, Patricia Unger Raphael Bataglia, Thais São João Castellini
293
Instrumentos de avaliação do clima escolar adaptados aos anos iniciais do Ensino Fundamental: evidências de validação
PDF (Português (Brasil))
Eduardo Fanis, Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim
320
Gênero e valores morais: uma análise na adesão de meninas e meninos aos valores da justiça e da solidariedade
PDF (Português (Brasil))
Mayara Gama de Lima, Heloisa Moulin de Alencar, Leandra Lúcia Moraes Couto
345
Juízos de educadores do Ensino Fundamental: análise do contexto de uma escola municipal de Vitória-ES
PDF (Português (Brasil))
Claudia Cardero, Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim
369
Um levantamento bibliográfico sobre bullying entre crianças de 3 a 6 anos
PDF (Português (Brasil))
Lucia Ghisalberti
383
Jogar como prática para favorecer a cooperação e o desenvolvimento moral
PDF (Português (Brasil))
Danila Di Pietro Zambianco, Juliana de Oliveira Fidalgo Paulo Duarte
407
O elogio construtivo docente: contribuições para o desenvolvimento moral de estudantes
PDF (Português (Brasil))
Giovana Bisignano Siqueira, Luciana Aparecida Nogueira da Cruz
430
As contribuições da Comunicação Não-Violenta na construção de um Ambiente Sociomoral
PDF (Português (Brasil))