Educação infantil e gêneros nas narrativas da BNCC

Flávia Maria de Menezes, Luciana Helena Monsores, Priscila de Oliveira Dornelles

Resumo


O propósito deste artigo é contribuir nos debates que se colocam para a questão dos gêneros no contexto da Educação Infantil. Entendemos que essa questão parece ocupar o lugar do silenciamento nos discursos escolares, especialmente quando enunciado “para” as crianças pequenas e suas famílias. O que propomos é um convite ao debate sobre como os corpos das crianças pequenas estão traduzidos nas narrativas das políticas públicas de educação brasileiras, principalmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação de 2017. Assim, pretendemos neste artigo tensionar as ideias que expressam o lugar dos corpos das crianças pequenas nos textos da BNCC, refletindo sobre as muitas, e necessárias, indagações que os gêneros produzem nos contextos de educação das crianças pequenas.


Palavras-chave


Educação Infantil; BNCC; Gênero.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art314

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